Nota-se que em Minas Gerais os times de rugby têm surgido a partir de iniciativas de alunos e professores das Universidades Federais existentes em todo estado, como é o caso nas cidades de Lavras, Juiz de Fora, Ouro Preto, São João del Rei, Uberaba e Uberlândia. É importante que com o tempo essa identificação das equipes com a cidade ultrapasse os muros das univerisdades e alcance a população local. http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/rugby-clube/platb/2011/03/10/pelas-gerais/

A importância das iniciativas de alunos e professores de universidades ao esporte tem sido de grande valia para a formação de equipes e para o crescimento do esporte, no entanto tenho duvidas sobre a ligação do esporte a universidade, mesmo que os treinos ocorram no campus o time so poderia representar a universidade e alcançar a população local através de um projeto? 

Comentários

Por Nicole Leon Bordest
em 14 de Julho de 2014 às 01:56.

Eu acho muito bacana iniciativas que envolvam qualquer tipo de esporte nas Escolas e Universidades. Aqui no Brasil, a cultura de escolhinhas como atividade extracurriculares e a negligência no planejamento das aulas de muitos profissionais que atuam na habilitação de Licenciatura, reflete no desempenho das habilidades motoras (muitas vezes, básicas) da maioria dos universitários hoje em dia, além do próprio interesse em continuar a prática de atividades físicas.

Se o governo utilizasse, como forma de política publica mesmo, os recursos e planejamentos adequados para o publico alvo, como escolares (6 - 18 anos), muitos Universitários, sentiram a necessidade de tal prática e buscariam por melhorias nessa área. Que além de colaborar como Lazer, entreterimento, existe a preocupação com a própria saúde e qualidade de vida. 

Vejo o Rugby, com um grande potêncial não só pela simplicidade das regras (se compararmos com o futebol americano, por exemplo), seu custo mais acessível, assim como a praticidade de jogar com "poucas" pessoas, não precisando importar equipamentos sofisticados.

Ter uma bola oval e alguns meninos, já rola um "joguinho - flag" que seja...Irá conquistar aos poucos os brasileiros. 

Por Thamires Pereira Matos
em 14 de Julho de 2014 às 07:03.

O professor de Educação Física entra nesse contexto com a inserção de outras modalidades esportivas e práticas corporais, diferenciando dos métodos tradicionais. Esse esporte poderia ser parte do conteúdo programático e explorado em aulas de Educação Física de forma a motivar o aluno a se descobrir, desenvolver capacidades e em alguns casos pode surgir o interesse do aluno em aprofundar e seguir tal esporte para além da escola. Podem e devem ser desenvolvidos projetos para a comunidade ter acesso a essa prática que é desconhecida por muitos, incentivando as diferentes vertentes do esporte, dentre eles estão: lazer, educação, manutenção de saúde.

Por Flavia Lourenção Silva
em 14 de Julho de 2014 às 23:49.

Como exemplo de projetos que mais chamam a atenção o do Instituto Rugby Para Todos (IRPT). Fundado em julho de 2009, o instituto foi idealizado por experientes jogadores. O objetivo dos programas e projetos do IRPT é atingir um número crescente de beneficiários em diversas localidades, desenvolvendo uma rede de treinadores, educadores, alunos e jogadores, formando uma cultura em que os princípios do rugby – União, Respeito, Lealdade, Amizade e Disciplina – sejam transmitidos às novas gerações. Procurei saber se um projeto a esses moldes poderia ser realizado com a parceria da universidade e do governo pela lei de incentivo ao esporte, nisso ligando a universidade e seus praticantes ao governo para atender a comunidade. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.