Pessoal de Santa Catarina: se tudo funcionar bem, faremos um encontro de teorias e práticas sobre as Oficinas do Jogo na primeira quinzena de novembro. Aos poucos darei detalhes.

Comentários

Por João Batista Freire
em 1 de Outubro de 2010 às 19:15.

Oficinas do Jogo é um projeto que coordeno aqui de Florianópolis. Trata-se de um modo de dar aulas, isto é, está comprometido com uma pedagogia e segue uma metodologia. Essa pedagogia supõe que o aluno aprende construindo seu próprio conhecimento, que aprende refletindo, que aprende superando conflitos. Essa metodologia orienta no sentido de de criar situações em que o aluno, atraído pelo jogo, pelo lúdico, queira estar na aula, queira prosseguir o jogo; para tanto tem que criar, tem que se organizar em grupos, tem que pensar, tem que construir regras. As Oficinas do Jogo espalharam-se por muitas escolas de Florianópolis e outras cidades de Santa Catarina. Chegou ao Paraná e agora, com o nome de Oficinas do Esporte, espalha-se por vários lugares do Brasil graças ao brilhante trabalho da ONG Instituto Esporte Educação, dirigida pela extraordinária Ana Moser.

Pois bem, feito o preâmbulo, quero dizer que estamos organizando o Primeiro Seminário das Oficinas do Jogo, com a intenção de realizá-lo num sábado, dia 13 de novembro, na lindíssima cidade de Porto Belo, utilizando as dependências da FAPAG, uma faculdade de Educação Física, que gentilmente nos cedeu as instalações. Cobraremos apenas uma pequena taxa de dez reais a todos os que participarem, a título de cobertura de pequenos gastos que teremos. Serão realizadas seis oficinas práticas/teóricas, distribuídas de modo que todos os participantes terão a oportunidade de fazer quatro delas. Na abertura, este que vos escreve fará breve palestra de trinta minutos.

Daqui a alguns dias, tendo mais detalhes, passarei a vocês, tais como o modo de se inscrever, de pagar, etc.

Por João Batista Freire
em 7 de Outubro de 2010 às 19:35.

I Seminário das Oficinas do Jogo

No dia 31 de março de 2004 criamos o grupo Oficinas do Jogo, em Florianópolis. De lá para cá sete dissertações de Mestrado foram concluídas sobre esse tema e milhares de crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental realizaram aulas de acordo com os princípios das Oficinas. No dia 13 de novembro de 2010 nos reuniremos nas dependências da FAPAG, uma Faculdade de Educação Física localizada em Porto Belo, cidade próxima a Florianópolis, para mostrar um pouco do que fizemos nestes quase seis anos. Haverá uma breve palestra de abertura e, em seguida, ao longo de todo o dia, serão ministradas seis oficinas teórico-práticas. Segue a programação:

Temas das Oficinas de Práticas Pedagógicas   

1 – EducaçãoInfantil –  a imaginação na educação infantil - Profa. Geisa 

2 – Oficinas do Jogo no Ensino Fundamental - Profa. Atagy

3 – Incubadora de jogos – Instituto Esporte Educação

4 – Construção  de Materiais  - Prof. Ciro e Prof. João Freire

5 - Jogo e Alfabetização – histórias infantis – Prof. Claudio

6 - Educação dos Sentidos – Profa. Lélia 

 

Palestra de abertura: Prof. João Batista Freire

 

Início dos trabalhos às 8:00 horas.

Encerramento dos trabalhos às 18:30 horas.

As inscrições serão feitas no local, às 8:00 horas e custarão R$ 10,00

Os interessados em participar devem mandar email a respeito disso para o endereço: cursoprofessor@terra.com.br

Por João Batista Freire
em 25 de Outubro de 2010 às 09:37.

Nosso grupo de estudos tem 5 anos. Estudamos muito, refletimos muito sobre nossas práticas de Educação Física escolar na rede pública e particular, produzimos novos elementos de uma pedagogia lúdica, investimos na ideia de que a escola tem que ser bonita, eficiente e encantadora. Alguns dos resultados de nosso trabalho apresentaremos no I Seminário das Oficinas do Jogo. Ele será realizado nas dependências da FAPAG, por gentileza da direção da escola, que nos cedeu as instalações. Nosso grupo é de Florianópolis. Porém, a FAPAG fica pertinho de Floripa, logo ali em Porto Belo, um dos lugares mais lindos do Brasil.

No dia 13 de novembro de 2010, um sábado, nos reuniremos na FAPAG – Faculdade do Porto das Águas, na linda cidade de Porto Belo, aqui pertinho de Florianópolis, para trocarmos conhecimentos. Alguns de nós apresentarão oficinas sobre aulas em escolas, aulas de Educação Física na verdade, de acordo com o conceito pedagógico desenvolvido em nosso grupo de estudos chamado Oficinas do Jogo. Serão seis oficinas ao longo do sábado:

1 – EducaçãoInfantil –  a imaginação na educação infantil – Profa. Geisa

2 – Oficinas do Jogo no Ensino Fundamental – Profa. Atagy

3 – Incubadora de jogos – Instituto Esporte Educação

4 – Construção  de Materiais  - Prof. Ciro e Prof. João Freire

5 – Jogo e Alfabetização – histórias infantis – Prof. Claudio

6 – Educação dos Sentidos – Profa. Lélia

Palestra de abertura: Prof. João Batista Freire

Será um encontro com pouca gente. Cobraremos dez reais de inscrição, que poderá ser feito momentos antes do início dos trabalhos, na própria FAPAG, e esse dinheiro será para cobrir algumas despesas que teremos.

O endereço da FAPAG é Avenida Governador Celso Ramos nº 1499 Bairro Perequê, município de Porto Belo.

Gostaríamos que os interessados enviassem emails para:

jbfreire32@yahoo.com.br

cursoprofessor@terra.com.br

Por Omir Jorge Muniz
em 24 de Julho de 2011 às 17:30.

OFICINAS DO JOGO, OLHA QUE INTERESSANTE. PARABÉNS PELA INICIATIVA. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DAS VIVÊNCIAS MOTORAS NUMA NOVA VISÃO. TEM QUE SER FREIRE. PARABÉNS, PELA ACESSIBILIDADE FINANCEIRA.

QUE SEJA UM EVENTO DE GRANDE SUCESSO.

ABRAÇOS


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.