Cevnautas de Santa Catarina, alguém tem mais informação sobre esses seminários? Tivemos palestras de três cevnautas:

Irineu Wolney Furtado http://cev.org.br/qq/irineu-1/  , Markus Nahas http://cev.org.br/qq/markus-nahas/ e Maria Helena Ramalho http://cev.org.br/qq/mhramalho/

Unoesc sedia seminários do Conselho Regional de Educação Física

A Unoesc sediou na última semana dois seminários regionais promovidos pelo Conselho  Regional de Educação Física. Os seminários ocorreram em Joaçaba, na quarta-feira, e em Xanxerê, na quinta, com a participação de estudantes e profissionais que atuam tanto em escolas quanto em ambientes não escolares localizados nas regiões das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Joaçaba e Campos Novos e de Xanxerê.

Os dois eventos tiveram a presença do do vice-presidente do CREF-SC, Irineu Wolney Furtado, e dos professores doutores Maria Helena da Silva Ramalho, da UDESC, e Markus Vinícius Nahas, da UFSC. O vice-presidente que fez uma breve apresentação do sistema formado pelo Conselho Federal e pelos conselhos regionais de Educação Física, enquanto os outros dois profissionais ministraram palestras sobre a educação física na escola e na promoção da saúde e da qualidade de vida.

– O profissional de Educação Física é pessoa habilitada para tratar destes assuntos – destacou o vice-presidente do CREF-SC, acrescentando que a primeira tarefa desse profissional é desenvolver um trabalho de qualidade e que este trabalho se reflete na sociedade.

A formação acadêmica também permeou as discussões:

– Neste século em que se dá tanta ênfase à qualidade de vida, a formação de profissionais de educação física tem uma importância enorme – lembrou o Reitor da Universidade, Aristides Cimadon, durante a abertura do evento em Joaçaba.

Programação diferenciada

Em Xanxerê, o seminário ainda compreendeu uma mesa de debates, mediada por professores do curso de Educação Física.

Em Joaçaba, o seminário contou com a participação da para-atleta Aline Rocha, que é presidente da Associação Regional dos Atletas com Deficiência (ARAD) e acumula medalhas de ouro, prata e bronze em competições estaduais, nacionais e internacionais de corrida adaptada e duathlon, da estudante Gracielle Fin, do curso de bacharelado em Educação Física na Unoesc Joaçaba, e do professor Dr. Rudy José Nodari Junior – docente do Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, conselheiro do CREF-SC e coordenador de Mobilidade Acadêmica para as Américas da Rede Euroamericana de Motricidade Humana (REMH). Aline Rocha fez um relato de sua vivência na escola após os 15 anos, quando sofreu um acidente de carro que lhe deixou sem movimento nas pernas, mostrando que os professores nem sempre estão preparados para anteder adequadamente os alunos com deficiência. Já o professor Rudy falou das possibilidades de formação e pesquisa desencadeadas por intermédio da REMH, que reúne 48 instituições de ensino de 22 países americanos e europeus, enquanto Graciele relatou a experiência que teve durante 10 dias no México, em no segundo semestre de 2012, quando participou do Congresso da REMH.

Seminários do CREF-SC

Além de Joaçaba e Xanxerê, outras 16 cidades sediaram ou sediarão seminários regionais realizados pelo CREF-SC, de modo que estes eventos possam abranger as regiões das 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina. O primeiro ocorreu na Unoesc Videira, no dia 7 de maio. Também terão a participação da Unoesc os seminários que estão marcados para os dias 23 de junho, em São Miguel do Oeste, e para agosto, em Chapecó.

Estes eventos têm a parceria das instituições de ensino superior que ajudam a organizar e sediam as atividades; das secretarias, fundações e conselhos municipais de educação; das gerências regionais de Educação e das secretarias de Desenvolvimento Regional, como também dos integradores da Fesporte. Conforme divulgado pelo CREF-SC, a intenção é aproveitar os seminários para integrar os profissionais de Educação Física e debater a profissão, levantar propostas e criar um espaço para a reflexão, incentivo, difusão e discussão dos assuntos abordados.

Fonte com fotos e ilustrações: http://www.unoesc.edu.br/noticias/unoesc-sedia-seminarios-do-conselho-regional-de-educacao-fisica

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.