Pessoal, seria bom a turma da Educação Física acompanhar.

Buscam-se mil idosos paulistanos
20/5/2010

Agência FAPESP – A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo está recrutando mil pessoas com 60 anos ou mais, residentes na capital paulista, para uma pesquisa que pretende traçar o perfil das quedas sofridas por idosos. O objetivo é identificar os principais riscos para esse tipo de acidente, além de oferecer orientação especializada.

Para participar da pesquisa o idoso deve ter sofrido pelo menos uma queda no último ano. O formulário da pesquisa contém 27 itens. Haverá perguntas sobre uso de calmantes, dificuldade para realização de atividades cotidianas, problemas de visão, equilíbrio no acesso a ônibus, existência de piso escorregadio na residência e costume de levantar à noite para ir ao banheiro, entre outras questões.

Os voluntários deverão entrar em contato com o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) pelo telefone (11) 2030-4000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A pesquisa também poderá ser respondida pela internet, por meio do site da Secretaria da Saúde, em link que será divulgado na próxima semana.

Todos os idosos que responderem à pesquisa serão chamados para uma oficina a ser realizada em junho no IPGG, onde receberão material educativo e orientação especializada, focada em controle postural, equilíbrio, cuidados com os pés, uso adequado de calçados e adequação do ambiente domiciliar, entre outras dicas.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a identificação dos fatores de risco para quedas é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho preventivo eficaz, que auxilie os idosos a evitar esses acidentes, reduzindo internações e óbitos.

Mais informações: www.saude.sp.gov.br

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.