Cevnautas de São Paulo,

Está correndo o processo de eleição da Secretaria do CBCE em São Paulo. Sessenta e seis (66) sócios em dia estão aptos a votar. A primeira ação proposta pela chapa concorrente é:

"• Ação judicial contra cobrança do registro no Conselho Regional de Educação Física nos concursos públicos para professores (as) promovidos pelas secretarias municipais e/ou em âmbito estadual; "

Acho que os sócios do CBCE que estão entre os 110 mil (110.000) inscritos no CREF SP, e os que acreditam que Ciências do Esporte é mais do que só Educação Física (* no fim da nota a entrada para o Diretorio Internacional de Ciências do Esporte) deveriam ter apresentado uma chapa. Laércio

Cronograma da eleição:

Como os sócios do CBCE que estão entre entre os 110 mil inscritos no Conselho não apresentaram chapa certamente ouviremos uma ladainha
17/02/2014 a 21/02/2014- Divulgação das chapas inscritas com os respectivos programas. Envio de correspondência eletrônica aos sócios com orientação quanto ao procedimento eleitoral em urna eletrônica.

24/02/2014 a 07/03/2014 - Período de votação em urna eletrônica.

10/03/2014 a 12/03/2014 - Apuração dos votos.

13/03/2014 - Divulgação do resultado final da eleição através da página virtual do CBCE

O Edital:

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE
Secretaria Estadual São Paulo – CBCE-SP
Carta Programa – Chapa: A Travessia Continua
Gestão 2014/2016

 
Em 2011, apresentamos a candidatura da chapa “Travessia” para a gestão 2012/2013 do CBCE-SP reunindo associados (as) com trajetórias recentes na entidade e no campo acadêmico da educação física que buscavam fortalecer o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no Estado de São Paulo. Esta busca era tida como uma forma de contribuir com a permanência do CBCE como o mais relevante canal de luta contra os setores hegemônicos do campo acadêmico e político da educação física. Entendemos que para tanto precisaríamos retomar a aproximação com as universidades públicas e privadas do estado e com os professores do ensino básico, bem como estabelecer uma relação orgânica com os membros dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTT) sócios da Secretaria paulista.

Perseguindo este entendimento acreditávamos que as ações da secretaria deveriam ultrapassar os limites da organização de eventos e busca por novos (as) sócios (as), ampliando-se para a participação e promoção de debates que envolvessem a política científica, assim como as políticas de educação, esporte e lazer. Desse modo, entendíamos que embora tivéssemos que ir além dos eventos e da atração de novos sócios, teríamos que continuar investindo nos seminários, encontros e congressos, visto que além de ser uma das possibilidades de alcançar novos associados e levar a entidade ao conhecimento de grande número de professores (as) dos diferentes campos de atuação da educação física, contribuiria para irmos ao encontro de nossos objetivos.

Neste sentido, em 2012 o CBCE-SP participou da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) momento em que a Direção Nacional do Colégio tem como tradicional para planejar ações e participar com uma programação própria, tendo em vista a sua filiação a esta importante sociedade. No mesmo ano participamos em conjunto com a secretaria do Espírito Santo, da organização do XII Congresso Espírito-Santense de Educação Física / IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte. A secretaria paulista, além de sugerir palestrantes e temáticas, responsabilizou-se por todos os trabalhos da comissão científica, incluindo a elaboração e divulgação dos anais do evento. Já em junho de 2013 a secretaria paulista promoveu um Pré-Conbrace na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de Campinas (FAC-UNICAMP), no qual ocorreram duas conferências abordando o tema do XVII CONBRACE/V CONICE – Identidade da Educação Física e Ciências do Esporte em tempos de megaeventos.

Nos dois anos em que estivemos à frente da Secretaria não conseguimos atingir a  totalidade dos nossos objetivos, no entanto demos alguns passos que nos ensinaram a persistir. Por este motivo, entendemos que a “Travessia” deve continuar. É preciso e necessário para que  a Educação Física continue avançando, levarmos, todos nós, o CBCE adiante. Sabemos que a  tarefa nunca será fácil, mas temos que oferecer a nossa contribuição.

Terminamos esta carta indicando as ações previstas e os membros que compõe a  chapa.
 
Ações previstas para o biênio 2014/2016:

• Ação judicial contra cobrança do registro no Conselho Regional de Educação Física nos  concursos públicos para professores (as) promovidos pelas secretarias municipais e/ou em  âmbito estadual;
• Parceria com outros movimentos sociais e entidades sindicais;
• Realização de ações e eventos em conjunto com os membros dos Grupos de Trabalho Temáticos do CBCE que são do estado de São Paulo;
• Organização dos (as) estudantes de pós-graduação;
• Busca por vagas nos conselhos municipais de esporte e/ou educação, ou ao menos participação representativa da entidade nesses espaços públicos;
• Campanha de filiação segundo trimestre 2014 e 2015;
• Manutenção da página virtual da Secretaria (http://cbce.org.br/br/secretarias/sp/);        
• Ampliação da comunicação com os (as) associados (as) por meio da lista de e-mail (cbcesp@googlegroups.com) e redes sociais;
• Divulgação e estratégias de organização dos (as) sócios (as) paulistas para participação no XIX CONBRACE/VI CONICE a realizar-se em setembro de 2015 em Vitória.

 Identificação dos (as) membros (as) da Chapa “A Travessia continua”:

Secretário: Luciano Galvão Damasceno – http://cev.org.br/qq/lluccianogd/
Professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e da rede de ensino municipal de São Paulo; Mestre em Educação Física pela FEF/Unicamp, doutorando em Educação pela FE/Unicamp. Integrante do Observatório de Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer e do Grupo de Estudos Paideia da FE/Unicamp.
 
Secretário adjunto: Osmar Moreira de Souza Junior – http://cev.org.br/qq/osmar-ufscar/
Professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp - Rio Claro; Doutor em Educação Física pela FEF/Unicamp; membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF – Unesp) e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Futebol (GEF - Unicamp).
 
Tesoureira: Juliane Cristine Alves Correia – http://cev.org.br/qq/juliane_correia/
Professora da rede estadual de ensino, Mestre pela FEF/Unicamp e integrante do Observatório de Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer.
 
Coordenação de Relações Institucionais: Rafael Moreno Castellani - http://cev.org.br/qq/rafael-castellani/
formado em 2005 no curso de licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Rio Claro); Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), Atualmente é professor efetivo da rede pública estadual paulista (em afastamento), professor da Faculdade de Americana (FAM) e aluno do curso de doutorado da Universidade de São Paulo (USP) no Instituto de Psicologia, junto ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.
 
Coordenação Científica: Juliana Cristina Barandão - http://cev.org.br/qq/juliane_correia/
formada em Educação Física, mestranda pela FEF/Unicamp e integrante do |Observatório de Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer.
 
Coordenação de Educação: Mariana Lopes Custódio -
formada em Educação Física em 2005 pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora titular da rede de ensino municipal de São Paulo.

 Coordenação de Comunicação: Vitor Hungaro - http://cev.org.br/qq/vitorhungaro/
formado em Educação Física em 2007 na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor titular da rede de ensino municipal de São Paulo.

(*) Diretório Internacional de Ciências do Esporte: http://cev.org.br/biblioteca/diretorio-ciencias-esporte/

Comentários

Por Luciano Galvão Damasceno
em 26 de Fevereiro de 2014 às 18:15.

Laércio,

 

agradeço a divulgação da chapa.

Gostaria de esclarecê-lo, juntamente com nossos colegas cevnautas,  que questionar o CREF-SP acerca de sua intenção de sobrepujar  o MEC e a LDB sobre a questão de supervisionar e legislar o magistério público, não tem a ver com a questão, se as Ciências do Esporte são mais amplas do que a Educação Física. Se tens razão sobre esta última questão tal fato não inviabiliza uma secretaria do CBCE se preocupar com um conselho que diz defender uma profissão relacionada ao seu (do CBCE) âmbito de ação. Enfim, o CBCE-SP não tem interesse moral contra o conselho, no entanto entende que suas ações relacionadas ao magistério público são equivocadas e contrárias a LDB e ao CNE/MEC.

Por este motivo e pelo apelo de muitos professores é que inscrevemos na carta programa o item que você destacou.

Enfim, não esqueçamos que os 110 mil registrados no CREF-SP podem fazer parte do CBCE e ser contra as ações do citado conselho. Ser registrado não quer dizer ser de acordo. E o mesmo serve para os sócios do CBCE-SP.

Vamos conversando... 

Luciano


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.