Cevnautas de São Paulo,

Notícia preocupante. Laercio

Fefisa vende prédio e pode fechar campus
Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC Claudinei Plaza/DGABC 
 Considerada uma das principais instituições de Ensino Superior do Grande ABC, a Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André) anunciou ontem a venda de seu prédio, localizado na Vila Pires. Com 45 anos de história, a faculdade adotou a medida após o governo federal deixar de repassar, desde fevereiro, os valores referentes ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Sem o pagamento, a faculdade acumulou dívidas administrativas que impossibilitaram a permanência da escola em sua atual estrutura.

A venda para a Business Empresa de Participações Ltda ocorreu no dia 1º. Apesar disso, de acordo com a diretora executiva da Fefisa, Dinah Zekcer, até o fim deste ano a instituição garante o funcionamento total do campus. “Em 2015 nada irá mudar. Os alunos que vão se formar neste semestre terão seus diplomas. A nossa mudança só acontecerá após o encerramento das aulas.”

Segundo Dinah, a direção da Fefisa já vem empenhando esforços desde a semana passada em busca de outro prédio que possa servir como campus. “Fizemos visitas em alguns espaços aqui em Santo André. A ideia é alugar e remanejar os estudantes, mas não temos nada definido. Em última circunstância, caso a faculdade tenha que fechar as portas, já conversamos com outras instituições de nome na região para realocar os alunos. Iremos honrar nosso compromisso com cada um”, explica a diretora executiva que, emocionada, comenta a mudança. “Nunca imaginei chegar onde chegamos. Sempre honramos a qualidade do serviço prestado pela faculdade. São anos de história.”

Referência de ensino, principalmente no curso de Educação Física, a Fefisa abriga 750 estudantes em modalidades de graduação e pós-graduação. Atualmente, a faculdade oferece cursos como Fisioterapia, Nutrição, Design de Moda, além de Gestão Desportiva e Lazer,

Ontem, durante o anúncio da mudança, o clima entre os alunos no campus era de emoção. “É muito triste saber que isso está acontecendo com uma escola que é referência nacional. Quando escolhi estudar aqui foi por causa da qualidade do ensino, que permanece até hoje”, relata o porteiro Gabriel Duarte, 22 anos, aluno do 1º ano do curso de bacharelado em Educação Física.

Ex-funcionário e atualmente aluno da faculdade, o fiscal de serviço Alex Sandro Carlos da Silva, 31, disse estar emocionado com a situação. “São 45 anos de história, e não 45 dias. Aqui é uma segunda casa para nós. Comecei a estudar na Fefisa quando trabalhava na limpeza do campus. A qualidade de ensino sempre foi excelente, mas, em virtude de uma falha que não é da instituição, ocorreu isso.”

Questionado pelo Diário sobre o atraso do repasse de valores do Fies para a Fefisa, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta edição.

Antiga Faculdade de Educação Física de Santo André, a Fefisa, além de ser referência de Ensino Superior no Grande ABC, é também responsável pela formação de grandes nomes do esporte brasileiro.

Já passaram por lá nomes como o narrador Osmar Santos, o técnico da Seleção Brasileira de vôlei José Roberto Guimarães, a detentora do recorde sul-americano de arremesso de peso e lançamento de disco Elisângela Maria Adriano, o ex-jogador de basquete Wlamir Marques e o padre Marcelo Rossi.

Ex-atleta, preparador físico, técnico e atualmente diretor executivo do Palmeiras, José Carlos Brunoro também se formou na instituição e lamentou a venda do campus. “Entristece saber que existe a possibilidade de a faculdade fechar as portas. A Fefisa sempre foi referência junto com a USP (Universidade de São Paulo) no curso de Educação Física. Sempre teve qualidade de ensino impecável e ótimos professores. Infelizmente, hoje o mercado está competitivo e outras escolas preferem oferecer um custo baixo, ao invés de uma excelente educação. Espero que eles consigam continuar suas atividades e seguir formando outros profissionais renomados pelo País.”

FONTE: http://www.dgabc.com.br/Noticia/1593232/fefisa-vende-predio-e-pode-fechar-campus

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.