APRESENTAÇÃO

 

O Simpósio de História da Educação Física e do Esporte está em sua terceira edição. O grupo de pesquisa do CEMEFEL – Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer de Sergipe localizado no DEF – UFS pretende no evento de 2010 discutir o tema da Formação de Professores de Educação Física no Brasil: Horizontes e Perspectivas na História. Nossa intenção é discutir os impactos da produção acadêmico-científica da história da educação física na formação inicial bem como pensar nas perspectivas de ensino da área como possibilidade. Pensar o papel dos Centros de memória da Educação Física no Brasil, as possibilidades de ensino e pesquisa e também os desafios da estruturação dos mesmos, principalmente nas IES, bem como problematizar temáticas acerca do ensino da história da educação física na formação inicial contemporânea. O Simpósio, ao longo de suas edições tem como objetivo aprofundar os debates acerca das possibilidades de pesquisa histórica em Educação Física e Esportes, despertar interesse dos acadêmicos para a investigação científica no âmbito dos estudos historiográficos, tendo a Educação Física e Esportes como objeto bem como estimular estudos sobre a História da Educação Física em âmbito regional tornando públicas as investigações realizadas no Estado sobre Educação Física, Esporte e Lazer gerando produção científica.

PROGRAMAÇÃO

 

Ø      21 de Outubro de 2010

08:30 h. - Auditório da Reitoria

Conferência de Abertura: Formação de Professores de Educação Física no Brasil: Horizontes e Perspectivas na História.

Conferencista: Profª. Dra. Silvana Vilodre Goellner (UFRGS);

Coordenação: Profª. MsC. Marise Botti (UFS);

                                                                                                           

15 h. - Auditório da Reitoria

Mesa-redonda: O Ensino de História da Educação Física e do esporte na formação de professores de Educação Física: necessidades e possibilidades.

Palestrantes: Prof. Dr. Ricardo de Figueiredo Lucena (UFPB); Profª. MsC. Priscilla Kelly Figueiredo (UFS); Prof. MsC. Aílton Fernando Santana de Oliveira (UFS);

Coordenação: Prof. Dr. Hamilcar Silveira Dantas Junior (UFS)

 

Ø      22 de Outubro de 2010

9 h. - Auditório do Departamento de Educação Física

Sessões de Comunicações Científicas

 

14 h. - Auditório da Reitoria;

Conferência de Encerramento: Centros de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer no Brasil: trajetórias de pesquisa e desafios institucionais.

Conferencista: Profª. Dra. Meily Assbú Linhales (UFMG);

Coordenação: Profª. MsC. Priscilla Kelly Figueiredo (UFS)

 

COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

 

O "III SIMPOSIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE” sob a temática “Formação de Professores de Educação Física no Brasil: Horizontes e Perspectivas na História” oportunizará o debate de pesquisas, concluídas ou em fase de finalização no âmbito da área da História da Educação Física, do Esporte e Lazer na forma de Comunicações Científicas com apresentação de Resumo expandido.

Os trabalhos deverão ser enviados para a Comissão Científica do Evento para fins de avaliação, seguindo a seguinte padronização: arquivo no formato Windows XP; tamanho do papel A4; Margem superior e esquerda com 3,0 cm.; Margem inferior e direita com 2,0 cm.; Fonte: Times New Roman, tamanho 12; Espaçamento entre linhas simples; Alinhamento Justificado. O resumo expandido deverá ter, no mínimo, duas páginas e no máximo, quatro páginas. Deste total, pelo menos duas páginas devem ser dedicadas para o texto. As ilustrações (Tabelas e Figuras) devem ser colocadas na última página. Os trabalhos serão revisados pela Comissão Científica do Simpósio, podendo ser aprovados sem correções, aprovados com correções ou rejeitados. As páginas deverão ser numeradas progressivamente com os números situados no alto e à direita. As referências no corpo do texto devem obedecer ao formato (Autor, data: página). As referências bibliográficas ao final do texto deverão seguir as normas atuais da ABNT. Os cabeçalhos dos trabalhos devem seguir a seguinte padronização: Título do trabalho com fonte maiúscula, centralizado e em negrito; Dois toques abaixo, os dados de autoria com nome completo do autor, letras minúsculas e alinhados à direita; Um toque abaixo, filiação institucional do autor (Todos em negrito); Em nota de rodapé, titulação do autor e e-mail para contatos. Caso o trabalho tenha co-autores, os mesmos procedimentos deverão ser adotados para cada um deles. O Texto permite notas adicionais em forma de notas de rodapé. Todos os Textos deverão ser remetidos, exclusivamente, para o endereço eletrônico: 3simposiohistoriaef@gmail.com até o dia 1º de Outubro de 2010. Os pesquisadores com trabalhos aprovados serão informados por e-mail, até o dia 08 de Outubro de 2010, sendo a lista de trabalhos aprovados afixada no Depto. Educação Física da UFS e no Blog do evento.

 

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.