Cevnautas, vamos comentar essa situação da Educação Física? Laercio

Reprovações de alunos causam polêmica no Atheneu
Os estudantes reclamam da forma como eram tratados em sala


De acordo com um grupo de alunos, as reclamações são várias (Fotos: Portal Infonet)

A reprovação de diversos alunos da segunda série do ensino médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense na disciplina de Educação Física gerou uma polêmica que foi parar no Departamento de Educação de Aracaju (DEA) nesta sexta-feira, 6.  Vários adolescentes e pais compareceram ao órgão para reclamar da conduta de um professor responsável pela matéria, classificada como arbitrária pelos colegiais.

De acordo com um grupo de alunos prejudicados, as reclamações contra o docente são várias. Os estudantes reclamam da forma como eram tratados em sala de aula, por exemplo – o professor teria utilizado termos como ‘preguiçosos’ e ‘vadios’ para se dirigir a eles. Além disso, os alunos se queixaram da escolha de um esporte tido como ’agressivo’ por eles, o rugby, para as aulas práticas, bem como de um episódio em que alguns teriam passado mal após uma atividade de corrida.
Legenda

Os garotos não teriam passado por uma recuperação do primeiro semestre – o professor em questão foi contratado já no segundo –, tendo havido uma repetição da nota da terceira avaliação do ano. “A nota no primeiro semestre era melhor”, disse uma das estudantes do Atheneu.  O resultado da reprovação saiu na última quinta-feira, 5, após uma prova final em segunda chance ofertada pelo docente, em que os alunos tiveram que assinar um termo explicitando os conteúdos que teriam sido ensinados no curso.

Nas provas teóricas, dizem os colegiais, ficava clara a maneira como o professor os tratava. Em uma das avaliações, insinuava que o aluno que havia tirado uma nota baixa ‘mentiu para todos’, destacando essa expressão à caneta. Em outra, teria que ser avaliada uma frase que relacionava uma definição da palavra ‘preguiçosa’ a uma situação que supostamente envolveria os estudantes.

Didática e conduta
Legenda

Segundo Givaldo Ricardo, assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o professor alvo de reclamações reprovou um número considerado dentro da normalidade pela Secretaria. “Ele tem, sob sua responsabilidade, 320 alunos do Colégio Atheneu Sergipense. Depois do processo de recuperação final, 35 reprovaram. Ele deu mais uma chance a esses 35, e apenas três passaram”, comentou.

“Houve reprovação em todas as áreas – Física, Química, Matemática. Só reclamaram de Educação Física porque ainda há um [mau] entendimento sobre o papel dela na escola”, prosseguiu Ricardo, afirmando que a disciplina ganhou peso depois de sua inclusão nos conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Regulada pela Lei Federal nº 9394/96, a matéria exige o aprendizado de assuntos como pressão arterial, metabolismo, perda de gordura, ganho de músculos e ampliação da capacidade intelectual.
Legenda

A respeito do termo que foi assinado pelos alunos na segunda prova final, o assessor afirmou acreditar que o professor fez isso por precaução. “O termo segue rigorosamente o que manda a escola. Ele pode condicionar porque foi uma decisão dele de dar uma chance. Para a escola, eles [os estudantes] já estavam reprovados”, comentou. Ainda segundo Ricardo, a prática do rúgbi era voluntária por ser esporte de contato e não teria contado para a nota.

“Como os alunos querem tentar ter uma pontuação máxima na prova prática, mesmo contra a orientação eles acabam fazer um esforço maior do que podem”, argumentou o responsável pela assessoria a respeito do caso da corrida. “Os professores tentam ter cuidado de acompanhar isso para que o aluno não faça um esforço além de suas condições para pontuar na prova prática em detrimento da teórica”, continuou.

Segundo a Seed, o professor obedeceu as normas da escola no que diz respeito às formas de avaliação. Ele foi repreendido, entretanto, “por ter dito que o aluno que tirava cinco era medíocre”, afirmou Givaldo. Sobre a questão dos supostos maus-tratos, a recomendação da Secretaria é que sejam feitas queixas formais no órgão. Os reclamantes serão atendidos através de termos por escrito.

FONTE: http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=122759

Comentários

Por Silvan Silva de Araujo
em 14 de Janeiro de 2012 às 10:44.

A bem da verdade a polêmica foi levantada por se tratar da disciplina Educação Física.

Este é um sintoma da Revolução, quando alguém tenta mudar a sociedade, é pisoteado pela Multidão. Pobre Educação!!

Abraço a todos

Silvan


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.