Entre julho de 2002 e março de 2003, a Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu uma Força Tarefa entre Agências Internacionais para discutir e analisar as ações que envolvem o esporte no sistema das Nações Unidas. O trabalho foi denominado de “Força Tarefa entre as Agências das Nações Unidas sobre o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz”. As Agências participantes, todas com experiência na utilização do esporte em seu trabalho foram: Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), Organização Mundial da Saúde (OMS), Voluntários das Nações Unidas (UNV), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (UNHCR), Fundo de Emergência das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF), Escritório das Nações Unidas para o Combate às Drogas e ao Crime (UNODC) e Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (UNAIDS).

 

Como objetivos da Força Tarefa estiveram a promoção da utilização coerente do esporte em atividades relacionadas à Paz e ao Desenvolvimento da Humanidade, buscando atingir as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDMs), propostas pelas Nações Unidas. Basicamente as MDMs remetem à valorização e respeito à vida, o combate à fome e injustiças, diminuição e controle de doenças, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável e novas formas de relações humanas, mais éticas, solidárias e não violentas. O documento elaborado pela Força Tarefa foi intitulado “Esporte para o Desenvolvimento e a Paz: em direção à realização das metas de desenvolvimento do milênio”. (www.esporte.gov.br)    

        

Inicialmente o documento trata do potencial do esporte como ferramenta para o desenvolvimento e a Paz, em que ressalta a importância de valores presentes no esporte, como a cooperação e o respeito. O conceito definido pela Força Tarefa é que o esporte conforma-se em “todas as atividades físicas que contribuem para a boa forma física, para o bem-estar mental e para a interação social” (RELATÖRIO, 2003, p.03). Nesse sentido, o conceito inclui desde práticas de brincadeiras, recreação até o esporte organizado, casual e competitivo.

Embora possamos defender a importância do esporte nos moldes propostos pelo Relatório da Força Tarefa, cabe atenção a análise do Prof. Nei alberto Salles Filho sobre o Relatório, pois, segundo o mesmo, "não podemos deixar de entender que o esporte, ao longo da história, também foi largamente utilizado para finalidades bem opostas (imposição de força internacional, imposição de raças “superiores”, “doping”, esporte como “comércio”) o que nos faz crer que os conceitos e valores universais propostos ao esporte devem ser relativizados e devem também ser alvo de análises mais reflexivas". http://www.efdeportes.com/efd124/interfaces-entre-o-esporte-a-educacao-para-a-paz.htm.

 

A abertura deste novo campo temático pretende-se um espaço para essa reflexão.

Comentários

Por Nei Alberto Salles Filho
em 17 de Julho de 2009 às 16:12.

Olá Cantorani e amigos da comunidade.

Ótima a proposição do tema. Necessária a reflexão, análise crítica, criativa e na totalidade que a temática PAZ/VIOLÊNCIA, na perspectiva de mediação de conflitos, está relacionada com a Educação Física e Esportes.

Abraço

Nei

Por Alvaro Ribeiro
em 23 de Julho de 2009 às 12:08.

A propósito, está na Biblioteca do CEV as "Recomendações do Primeiro Fórum Internacional Sobre o Esporte, a Paz e do Desenvolvimento" : http://ligcev.com/forum-para-a-paz


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.