TECNOLOGIA TAMBÉM NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

 

                   O desenvolvimento da tecnologia é algo extremamente necessário para uma melhor atuação profissional. A ciência da computação voltada para resolução de problemas principalmente na área das engenharias sempre esteve na vanguarda. Contudo isso possibilitou com que outras áreas fossem aprimorando sua capacidade de trabalho com o auxílio de ferramentas informáticas.

                   A Educação Física representa uma área com amplo campo de atuação e necessita tremendamente de ferramentas informáticas para auxiliar o controle da avaliação e principalmente na prescrição de exercícios. Um programa informático permite estabelecer o nível inicial da capacidade física de um avaliado se está adequado com o esperado para aquele perfil populacional, ou se encontra acima ou abaixo, necessitando assim de uma atenção especial, bem como sua progressão de rendimento acompanhado ao longo de todo período de treinamento.

                   Um software permite agregar as informações de forma rápida, afim de facilitar o processo de tomada de decisão do avaliador, sobre que tipo de exercício deve ser prescrito, facilitando assim a obtenção dos resultados desejados.

                   Um dos problemas dos softwares existentes no Brasil, é que, em sua quase totalidade, está voltada para o ambiente exclusivo de academia, de forma que o ambiente de treinamento esportivo voltado para os esportes não é contemplado, assim como as inúmeras possibilidades de avaliação em ambiente escolar. Outro problema extremamente observado é a falta de programas voltados para compartilhar as informações obtidas nas avaliações com a prescrição de exercícios.

                   Uma das principais atribuições profissionais do professor de Educação Física, corresponde a de prescrever exercícios. Até hoje não havia um programa comercial que pudesse auxiliar o professor na montagem de macrociclos, mesociclos, microciclos e a própria seção de treinamento de forma organizada, compondo assim uma excelente forma de organização do treinamento.

                   Tendo em vista todas essas necessidades, o professor Dr. João Carlos Bouzas Marins, com 30 anos de experiência em avaliação e prescrição de exercícios, e autor de uns dos livros mais vendidos no Brasil nessa temática, estabeleceu uma parceria com a Esporte Sistemas, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnólogica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de forma a desenvolver uma ferramenta pensada para ser de uso diário do profissional de Educação Física em vários ambientes de trabalho, servindo também como material didático-pedagógico para ser usado nas aulas dos cursos de Educação Física no Brasil.

                   Esse programa representa assim uma resposta à sociedade brasileira sobre o desenvolvimento de um programa com tecnologia totalmente nacional, de fácil manuseio e que trará uma agilização na tomada de decisão para avaliar e prescrever exercícios.  Para os que desejarem maiores informações basta consultar o seguinte site: www.avaesporte.com.br.     

 

Comentários

Por Paulo Manoel
em 20 de Agosto de 2010 às 18:24.

A tecnologia está ai, temos então que utilizar. Podemos pensar que as pessoas usam da tecnologia tanto para o bem tanto para o mal, acredito eu que na area da E.F pode ser visto como um ponto positivo e necessário para a transformação da E.F escolar, não devemos deixar o tempo passar e não nos atualizarmos a realidade de nossa sociedade que se desenvolve com o uso de tecnologias em vários aspectos de sua vida. Não podemos deixar essa visão utópica da E.F tudo se torna possível, talvez não hoje mas talvez amanhã, quem sabe?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.