Cevnautas da Tecologia,

Aguém tem mais aplicativos de atividade física para mostrar & avaliar? Laércio

Conheça 5 apps de atividade física e saiba se eles funcionam ou não
Confira dicas e a opinião profissional sobre os aplicativos de saúde

RMVale, 28 de Janeiro de 2017 às 00h13.

O uso dos aplicativos não substitui o acompanhamento profissional, diz Lilian

1)Freeletics: o aplicativo foi criado em 2013 e monta treinos personalizados de acordo com seu tipo físico e objetivos. Criado por engenheiros alemães e uma equipe de especialistas em educação física, psicologia esportiva e fisiologistas, os treinos duram cerca de 15 minutos e a cada etapa concluída, o usuário soma pontos através de um sistema que usa o conceito de gamification. Os resultados e rankings são compartilhados com outros atletas, o que ajuda o usuário a ter uma base de comparação. O app é pago e conta com um milhão de usuários no Brasil.

2) 7 Minutos Treino: Você diz que não consegue fazer atividades físicas por conta da falta de tempo? Esse aplicativo usa somente 7 minutos do seu dia. O programa é baseado em treinamentos de circuito de alta intensidade e é composto de 12 exercícios de 30 segundos, separados por dez de descanso. Você só vai precisar de uma parede livre e de textura lisa, além de uma cadeira firme para suportar o sobe e desce.

3) Runnastic: o app tem diversas variações, mas sua interface inicial já é uma excelente alternativa para fazer com que o usuário possa monitorar o seu desempenho em corridas e outros exercícios. Com dados como altura e peso, a ferramenta vai criar treinos personalizados para o usuário. Além de ajudar a administrar corridas, o Runtastic ainda orienta sobre a correta hidratação depois dos exercícios. Tudo é calculado levando em consideração a intensidade do treino, a temperatura e as distâncias enfrentadas.

4) Zombies, run!: Caso você seja sedentário, talvez uma perseguição de zumbis te estimule a correr. Sim, esse é o diferencial deste aplicativo.  Zombies, Run! simula uma corrida para se salvar (e salvar outros) de um ataque destas criaturas, ao mesmo tempo que controla a sua atividade. Existem 40 missões e a app deixa-o escolher a playlist e só a interrompe para o informar do seu progresso.

5) MyTraining: O app já marca presença em mais de 70 países e é desenvolvido em Porto Alegre.  A ferramenta disponibiliza uma conta especial para profissionais formados em educação física, além de um perfil destacado com a insígnia de Trainer para mais de 100 treinadores credenciados. Eles tem acesso especial que oferece ferramentas para gerenciar os treinos dos alunos e um canal de chat para conseguir atrair novos clientes.

A opinião do profissional

A educadora física e mestra em Ciências Biológicas, Lilian Nanami, ressalta que o uso dos aplicativos pode ajudar, mas não substitui o trabalho do personal trainer. "Primeiro porque é necessário fazer uma avaliação criteriosa do histórico do aluno, avaliação Funcional (para verificar possíveis assimetrias articulares e musculares que possam existir) e que interferem na montagem do treino. Além de tudo isso, é preciso uma avaliação médica prévia, e talvez mais específica, de acordo com as primeiras avaliações", diz.
...
Lilian ainda relata que somente o profissional pode verificar o padrão de execução correta do exercício durante a prática. "Muitas lesões podem ocorrer e durante a sessão de treino o personal pode detectar alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração, como dor em algum momento, dificuldade em algum exercício. Tudo tem algum motivo que deve ser analisado continuamente. Somente o profissional saberá analisar e perceber a cada treino a evolução do aluno e direcionar melhor o treino dele de acordo com sua individualidade. Os resultados aparecem com mais consistência".

FONTE: http://www.meon.com.br/variedades/gente/beleza-1/conheca-5-app-s-de-atividade-fisica-e-saiba-se-eles-funcionam-ou-nao

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.