Cevnautas, vamos tentar contato com o estudante d'Além Mar? Laércio

Aluno do Instituto Politécnico de Portalegrecria programa de fisioterapia
Fisiosoft permite fazer exercícios terapêuticos em casa
2013-01-03
Por Sara Pelicano

Um computador, uma web câmara e círculos reflectores é todo o equipamento necessário para fazer exercícios de fisioterapia em casa. O projecto chama-se Fisiosoft e foi criado por João Tavares, aluno da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.

O Fisiosoft é um sistema informático interactivo de fisioterapia de baixo custo. A web câmara reconhece os marcadores circulares reflectores que o doente coloca no seu corpo nas zonas que pretende trabalhar. Os marcadores têm um elástico que permite segurar em qualquer parte do corpo.

O software desenvolvido por João Tavares permite que o computador reconheça os marcadores reflectores e assim surgem no ecrã círculos, que podem ter diversos tamanhos. O doente tem de conseguir fazer coincidir o marcador preso no seu corpo com o círculo do ecrã.

O prémio
O prémio "Ser Capaz - Investigação e Tecnologia" distingue projectos que tenham como objectivo facilitar a vida das pessoas com deficiência motora.
"Este software permite registar o tempo que o paciente demora a completar o exercício e aumentar o nível de dificuldade do mesmo mudando as dimensões do círculo de resposta que o sistema mostra quando está a reconhecer o marcador", explica João Oliveira, o professor que auxiliou João Tavares no desenvolvimento do projecto.

O Fisiosoft vai evitar deslocações morosas e, muitas vezes, dispendiosas aos hospitais. Numa primeira fase o doente necessita do apoio de um terapeuta para prescrever os exercícios, mas "a ideia é que possa fazer os exercícios nas juntas de freguesia, se os doentes não têm em casa computador, ou mesmo em casa com apoio de familiares", adianta João Oliveira.

O projecto já foi testado em quatro pessoas e distinguido com o prémio "Ser Capaz - Investigação e Tecnologia", no valor de cinco mil euros, atribuído pela Associação Salvador.

O passo seguinte é estabelecer parcerias que coloquem o Fisiosoft no mercado.

Fonte (com fotos gráficos): http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56588&op=all

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.