Pessoal, parece que há expectativa e possibilidades para projetos do/no esporte. Laercio

JC e-mail 3967, de 12 de Março de 2010.
13. Craques da criatividade e do conhecimento, artigo de José Eduardo Fiates
    
"A Finep começou a estabelecer uma rede de institutos de pesquisa, universidades e empresas com interesse em enfrentar uma ’Copa do Mundo da Inovação’ até 2014"

José Eduardo Fiates é diretor da Fundação Certi - Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras. Artigo publicado no "Brasil Econômico":

Se o Brasil vencer a Copa do Mundo deste ano na África do Sul, será hexacampeão mundial de futebol e em 2014 tentaremos o heptacampeonato. Se não vencermos, o hexa fica adiado em quatro anos.

De qualquer forma, continuaremos sendo o país do futebol mais lindo e admirado do planeta. Como afirmam nove entre dez fãs do esporte em todo o mundo, nosso futebol "encanta, surpreende e emociona". Mas o que dizer do Brasil se o assunto não é futebol e, sim, a organização da Copa, bons investimentos e o cumprimento de cronogramas? Nesse caso, nove entre dez especialistas afirmam que temos um longo caminho a percorrer até 2014.

De fato, não há dúvida de que o grande desafio da Copa de 2014 começa, literalmente, no próximo dia 11 de julho, logo após o capitão da seleção campeã erguer a taça e dar por encerrada a Copa 2010. É claro que o governo federal, estados, municípios e empresas estão conscientes de que não será simples disponibilizar uma infraestrutura exemplar em termos de estádios, sistema de transporte, segurança ou comunicação.

Por isso, estão trabalhando duro para realizar uma Copa do Mundo organizada, mas também, e talvez o mais importante, para gerar um legado relevante para a sociedade brasileira e para a imagem do país no exterior.

Dentre as várias iniciativas e compromissos nessa direção, vale destacar uma ideia surgida no âmbito da Finep, órgão de financiamento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Trata-se de um projeto que visa desenvolver e estruturar um conjunto de inovações capazes de "encantar, surpreender e emocionar" o mundo durante a Copa de 2014, projetando o Brasil como um país diferenciado e especial pela vertente da criatividade, da diversidade e do desenvolvimento tecnológico.

Para atingir este objetivo audacioso, a Finep começou a estabelecer uma rede de institutos de pesquisa, universidades e empresas de base tecnológica que têm potencial e interesse em enfrentar esta verdadeira "Copa do Mundo da Inovação" até 2014. Estão sendo mapeadas as mais diversas soluções em áreas tais como convergência digital, tecnologias da informação e comunicação (TICs), interatividade, edutenimento, energia, meio ambiente, redes sociais, diversidade cultural e ambiental.

Tais inovações poderão integrar os demais projetos de grande porte na área de infraestrutura e serviços da Copa e contemplar desde soluções criativas para fomentar o uso de energias renováveis até equipamentos multimídia para tornar o evento mais atraente e interativo, desde jogos e ferramentas de entretenimento até mecanismos para fomento de comunidades virtuais e redes sociais, desde iniciativas para expor e promover a diversidade cultural brasileira até programas mobilizadores para disseminar conceitos de sustentabilidade, paz e tolerância durante os jogos.

Parece difícil acreditar que o Brasil possa terminar a Copa de 2014 deixando uma marca na mente e nos corações dos visitantes e espectadores sobre algo que vá além do futebol, samba e belezas naturais. Difícil, mas não impossível. Se depender desse time de "boleiros da criatividade e do conhecimento", o Brasil vai terminar a Copa mostrando ao mundo que também é craque quando o assunto é inovação.

(Brasil Econômico, 12/3)

Comentários

Por Douglas Caetano
em 12 de Março de 2010 às 22:56.

Olá professor  você saberia me dizer onde encontro mais informações sobre este assunto junto a Finep?

Douglas Caetano

Por Alexandre Constante
em 1 de Julho de 2010 às 19:23.

muito interessante, mas temos que esperar para vermos o resultado, se todos os investimentos vão ser mesmos aplicados.

Por Joel de Oliveira
em 1 de Julho de 2010 às 19:25.

Muito interessante esse assunto, será muito legal se o Brasil realmente conseguir deixar essa marca positiva nos visitantes da copa e no exterior.

Joel de Oliveira

Por Laísa
em 1 de Julho de 2010 às 19:25.

Sem dúvida nosso país é o país do futebol.... Mas nosso Brasil precisa urgentemente se organizar e estruturar nosso setor do esporte....

que sejamos capazes de mostrarmos nosso potencial e maravilhas de um mundinho brasileirooo...

Por Tiara Cristovão da Silva
em 1 de Julho de 2010 às 19:25.

sim é possível inovar pois temos tecnologias, conhecimentos, vontade de realizar.....será muito bom um evento de grande porte em nosso País, mas o que é preciso inovar para que a copa acontece é a marginalidade, criminalidade, tráfico, pobreza que realmente são o mais real cenário de nosso país, não são festas, jogos, belezas, propagandas que vão apagar e esconder a vergonha do Brasil.

Por Luis Ricardo de Souza
em 1 de Julho de 2010 às 19:26.

A copa de 2014 acendeu uma chama que vinha se apagando na sociedade brsaileira, as expectativas criadas referentes a organização da copa em nosso país é algo inimaginavel para muitos dos cidadões de nosso país. Um dos sonhos mais aumejados é que alem da realização da copa no país do futebol seria de erguer a taça pela 7 ou 6 vez em nosso próprio país diante do povo que mais ama futebol em todo o mundo. Com isso inumeros atletas famosos e não famoso estão correndo atraz de um futuro sonho de estarem na seleção canarinho no ano de 2014. Agora vamos torcer para que tudo poss ocorrer de maneira correta e que nosso povo possa se orgulhar em dar exemplo em boa organização e inovação que poderam revolucionar o evente mais antigo de futebol entre seleções do mundo.

Luís Ricardo de Souza

Por Laísa
em 1 de Julho de 2010 às 19:27.

Sem dúvida nosso país é o país do futebol.... Mas nosso Brasil precisa urgentemente se organizar e estruturar nosso setor do esporte....

que sejamos capazes de mostrarmos nosso potencial e maravilhas de um mundinho brasileirooo...

Laísa, Angela, Juliana Sousa, Djeniffer

Por Franciele França
em 1 de Julho de 2010 às 19:27.

Olá professor

Onde posso encontrar este Projeto?

Franciele/Heino

Por Tiara Koerich
em 1 de Julho de 2010 às 19:28.

Muito legal!

Por Lucimara Schlichting
em 1 de Julho de 2010 às 19:28.

Para que aconteça a copa de 2014 será necessário um altíssimo investimento pois muitas mudanças terão que ser feitas para melhor atender a população...mais acreditamos que o Brasil consiga, pois nos orgulhamos de sermos brasileiros...

Por Riva Maicon Rosemann
em 1 de Julho de 2010 às 19:29.

Para o Brasil, a Copa de 2014 é a oportunidade de o país dar um salto de modernização e apresentar não só sua capacidade de organização, como também força econômica para captar investimentos e os muitos atrativos que podem transformar o país em um dos mais importantes destinos turísticos do mundo a partir de um futuro próximo.

Por Alexandre Constante
em 1 de Julho de 2010 às 19:30.

daeee rapazeada.. td blz?

e a nossa seleção.. leva ou vamos esperar soh pra 2014????

axo q vai ser conforme a Folha de São Paula já divulgou heheheh

vamo sonhar....

t+

Por Carolini Tabarelli
em 1 de Julho de 2010 às 19:31.

Com certeza o Brasil tem potenciais para poder sediar uma copa.. mais sera que tbm está pronto para receber tantas pessoas, sabendo que no Rio existe tanta violencia. vai haver segurança para todos?

Carolini Tabarelli!

Por Alexandre Constante
em 1 de Julho de 2010 às 19:31.

esse ultimo foi meu hein... Edesio Cristofolini

heheheheheh

Por Alexandre Constante
em 1 de Julho de 2010 às 19:35.

vamo pra frente Brasil.... eh Hexa....

Fabiano Jr. Gielow

Por Alexandre Constante
em 1 de Julho de 2010 às 19:40.

o meu (Edesio Cristofolini) eh esse:

daeee rapazeada.. td blz?

e a nossa seleção.. leva ou vamos esperar soh pra 2014????

axo q vai ser conforme a Folha de São Paula já divulgou heheheh

vamo sonhar....

t+

... soh pra naum dah rolo hehehe


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.