Cevnautas, mais uma dissertação de mestrado estudando a aplicação dos jogos virtuais(?) / plataforma Wii. Laercio


Daniele Motta de Souza convidou voc"e para o evento 'Defesa de Dissertação de Mestrado de Renato Sobral Monteiro Júnior' em PPGEF - UGF

Defesa de Dissertação de Mestrado de Renato Sobral Monteiro Júnior     Horário: 14 dezembro 2012 de 14:00 a 17:00
Local: Campus Piedade - Prédio MR 8º andar - Auditório D
Organizado por: Daniele Motta de Souza

Descrição do evento:
Banca:
Prof. Dr. Elirez Bezerra da Silva (ORIENTADOR)
Profª. Drª. Erika de Carvalho Rodrigues
Prof. Dr. Geraldo de Albuquerque Maranhão Neto

Título
Eficácia do treinamento físico virtual na dor lombar crônica inespecífica, equilíbrio corporal, autonomia funcional e humor de idosas. Experimento controlado, randomizado e duplo-cego.

Resumo
Introdução: A dor lombar é um problema de saúde pública e idosas apresentam maior incidência desse sintoma, o qual provoca déficit no equilíbrio corporal, autonomia funcional e desordens emocionais. Objetivo: Verificar a eficácia do treinamento físico com realidade virtual sobre a dor lombar crônica inespecífica, equilíbrio corporal, autonomia funcional e humor de idosas. Materiais e método: Participaram do estudo 29 idosas (68 ± 4 anos; 68 ± 12 kg; 154 ± 5 cm) com dor lombar crônica inespecífica. Foram formados dois grupos: Prime (n = 12) e Wii (n = 13). O Prime realizou exercícios de força muscular e core training, enquanto que o Wii realizou os mesmos exercícios do Prime e mais oito exercícios virtuais. Pré e pós o treinamento foram avaliadas a dor lombar, equilíbrio corporal, autonomia funcional e humor, com os instrumentos: escala numérica de dor, plataforma Wii Balance Board, teste de sentar e levantar e Profile of Mood States, respectivamente. Resultados: A MANOVA 2 x 2 considerando as variáveis dor, autonomia para sentar/levantar e humor apresentou para interação F = 0,86; P = 0,53 e intragrupos F = 16,84; P = 0,0001. A ANOVA 2 x 2 para cada variável apresentou para a interação F = 0,08; P = 0,79 , F = 1,58; P = 0,22 , F = 0,92; P = 0,35 e F = 0,004; P = 0,95. Intragrupos apresentou F = 74,42; P = 0,0001 , F = 7,17; P = 0,013 , F = 5,35; P = 0,03 e F = 8,85; P = 0,007, respectivamente. O post hoc de Tukey identificou diferença significativa na dor em ambos os grupos (P = 0,0001). Os testes de Wilcoxon e Mann-Whitney não identificaram diferenças significativas para o equilíbrio corporal (P > 0,01). Conclusão: O treinamento físico com realidade virtual não foi eficaz para melhorar a dor, equilíbrio corporal, autonomia funcional e humor de idosas com lombalgia crônica inespecífica. O fortalecimento muscular de membros inferiores e core training, associados ou não ao treinamento físico com realidade virtual diminuiu a dor lombar crônica inespecífica de idosas.

Ver mais detalhes e RSVP em PPGEF - UGF:
http://ppgefugf.ning.com/events/event/show?id=5190403%3AEvent%3A56653&xgi=3nKXVT80zLzXYl&xg_source=msg_invite_event

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