Cevnautas, essa nota do Blog da Profa Eliana pode ser um ponto de apoio para discussão sobre Educação Física e Tecnologia. Laércio

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIA

A educação física pode ser considerada Educação, na medida em que reconhece o ser humano como arquiteto de si mesmo e de uma sociedade melhor e mais humana, onde não é necessário levar vantagem em tudo.

A criança quando brinca se transporta para um mundo imaginário e através do lúdico a criança adquire seus valores, símbolos, habilidades, desenvolvem sua linguagem explorando o ambiente e se inserindo em seu grupo social.

Segundo Winnicot: “A brincadeira é a melhor maneira da criança comunicar-se, ou seja, um instrumento que ela possui para relacionar-se com outras crianças. Brincando a criança aprende sobre o mundo que a cerca e tem a oportunidade de procurar a melhor forma de integrar-se a esse mundo que já encontra pronto ao nascer.”

Freire & Oliveira (2004), verificaram que os conteúdos conceituais propostos para as séries iniciais do ensino fundamental aparecem em cinco grandes blocos.

1. Conhecimento de si mesmo, suas possibilidades de movimento e limitações.

2. O corpo e as alterações fisiológicas causadas pelo exercício e seus benefícios para a saúde.

3. Características das atividades e suas exigências específicas: formas de realização, as regras dos jogos ou modalidades esportivas, a relação espaço-tempo, ritmo, velocidade, intensidade , fluidez.

4. Análise da realização de movimentos culturalmente determinados em sua própria localidade, na mídia e em seus companheiros.

5. Os aspectos da historicidade e as características sociais do movimento humano.
Existe nas mídias em geral, um cultuamento do corpo em movimento, a forma física ideal, relacionando o físico ideal com a felicidade de cada um. Como toda a mídia, ela apresenta o lado “positivo” e o lado “negativo”. Por isso, o professor deve buscar na própria mídia, relatos sobre qualidade de vida, saúde, forma física. Integrando as mídias nas aulas de educação física, temos condições de ampliar ao aluno, sobre os seguintes aspectos:
• Jogos (cooperação, competição, raciocínio)
• Brincadeiras
• Danças e cantigas
• Modalidades esportivas

www.objetoseducacionais2.mec.gov.br
WWW.saudeemovimento.com.br
WWW.mundoeducacaofisica.com.br
WWW.atividadeseducativas.com.br
http://www.cdof.com.br/recrea11.htm
http://www.ojogos.com.br
http://www.jogos360.com.br

Postado por Eliana L Marques às 09:28
Fonte: Atividades de Eliana: EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIA

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.