Do meu Blog http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/, postagem do Aldo Barreto no http://avoantes.blogspot.com/ INDICADORES VACILANTES E FICTÍCIOS

Como é de conhecimento de todos - acho, muita pretenção - sou um Cientista da Informação - meu mestrado foi em Ciência da Informação - área de concentração em Informação em Ciência e Tecnologia. Aldo Barreto é um dos Gurus desta área. Embora não tenha mais me dedicado, ainda de quando em vez leio algo e agora com o Twitteer, eu o sigo. Sempre que possivel - e julgar pertinente - trarei as postagens do Aldo para este espaço…

Quem sou eu Minha foto

Aldo Barreto - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil - Pesquisador sênior do Cnpq Pesquisador titular do IBICT no Rio de Janeiro. Url pessoal: http://aldo.barreto.name/ O relatório de 2008 do Journal Citation Reports Science Edition (Institute for Scientific Information, a Thomson Reuters, 2009) apresenta algumas inovações e um novo parâmetro bibliométrico chamado ” 5-Year Fator de Impacto”.

O tal fator é calculado baseado em uma média de cinco anos das citações que os artigos de um periódico em determinada área recebe, dois anos após sua publicação. Um agregado destes periódicos nas diferentes áreas é chamado de periódicos quentes.

Os Periódicos Quentes formam a base de dados dos estudos e avaliações da pesquisa, dos pesquisadores e da ciência usando as citações dos artigos fornecidas pela Empresa em questão. É o banco de dados usado, também, por outros estudos independentes que se dedicam a examinar a produtividade científica e de pesquisadores.

O fator de impacto pode influenciar a relação custo-benefício dos periódicos. Forma-se um ciclo vicioso e perpetuante: os pesquisadores são citados se escrevem em periódicos quentes, daí só querem escrever para um periódico se ele é quente. O circulo se regenera e se realimenta e pobre das outras publicações em ciência e tecnologia.

Mas o aumento considerável da co-citação e da co-autoria e da auto citação foi desvendado pelas condições das redes eletrônicas de trabalho e pesquisa como as novas características dos colégios visíveis eletrônicos; artigos escritos em redes de colaboração podem ter até 50 autores, por artigo, neles a troca de citações, em outros artigos, demonstra uma relação de afetividade colaborativa o com objetivo de manter o alto fator de impacto, a visibilidade e o benefício da revista e dos seus autores. [1]

A co-citação e co-autoria indicada na rede mostram as heranças entrelaçadas de anteriores e interesses individuais e corporativos. Daí o enorme receio de que, boa margem destas citações seja, também, provocada para garantir um do retorno do fomento colocado nas pesquisas. Uma troca de favores que abriga, também, quem conta as citações, pois as revistas quentes reduzem muito o universo a ser contado.

Existe, contudo um novo concorrente somando as referências o SCImago Journal & Country Rank, totalmente desenvolvido na Espanha na base de dados da Holland Elsevier. Teremos, então, uma possível diversificação de periódicos e fatores quentes.

Pelo menos a análise se expande. Não há nada melhor do que a concorrência para renovar e melhorar produtos e serviços. Em artigo o jornal espanhol EL País indica a questão das auto-referências como um aspecto que muitas vezes passa despercebida para muitos. [1]

“Uma percentagem elevada de auto-referências em uma revista profissional,i ndica o Jornal, pode significar, pelo menos, quatro coisas:
“Na média de idade de revistas mais ou menos 50 anos temos entre 3% e 7% das citações da própria publicação. Encontramos revistas, com mais de 10% e isso nos colocou no caminho de uma possível alteração do famoso Fator de Impacto, um índice bibliométrico que é reverenciado por editores, centros acadêmicos, comités de seleção, sociedades profissionais, bibliométricos.”

” A escassez de artigos em uma área do conhecimento,
” Poucas publicações na área do conhecimento
” Mal uso de literatura na área (e da pesquisa) e finalmente
” Uma fraude bibliométrica conhecida como engenharia do fator de impacto.”

As revistas científicas continuam a ter muitos problemas para existir e competir nacional e internacionalmente. A engenharia do fator de impacto, em todas as suas formas e influências gera a deterioração da paisagem editorial e da liberdade de expressão gerando um ganho irreal de competitividade ou um impacto bibliométrico fictício.

[1[ Fontes: colocações da nossa lista e o artigo "Las revistas científicas españolas y el fraude bibliométrico" publicado por Juan Aréchaga em 11/09/2009 no jornal EL PAIS, Espanha, http://tinyurl.com/m5dypl
[1] Co-autoria como indicador de redes de colaboração ciêntífica, Artigo http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/viewFile/215/471

Observação: As estatísticas primárias são definidas como dados iniciais de uma pesquisa pela contagem em campo obtida a partir de respostas aos diversos inquéritos feito em organizações e com aos cidadãos sobre um tópico específico. Indicadores são informações elaboradas a partir destas estatísticas primárias compostos, geralmente, pela agregação e relacionamento de duas ou mais séries de estatísticas primárias. Os indicadores só existem com validade se apoiado em dados corretamente coletados de forma primária.

seg, 14/09/09 por leopoldovaz | categoria Ciência & Informação, Informação, Literatura & Esporte

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.