A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE) é um projeto voltado para estudantes da rede pública de Pernambuco e do Rio de Janeiro que promove uma competição colaborativa entre os jovens em torno de uma plataforma de jogos online.
São diversos jogos temáticos chamados de casuais – ou jogos rápidos – que se articulam em um jogo maior, batizado de Volta ao Mundo. Nestes os estudantes navegam por diversos países, aprendendo através da resolução de enigmas que abordam conteúdos do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Mas diferentemente dos jogos educacionais tradicionais, a Olimpíada trabalha o conceito de jogos conversacionais – um ambiente colaborativo que mobiliza alunos e professores a trabalharem em equipe. Será que entre os conteúdos aboradados a atividade física ou o esporte estão presentes?
http://ligcev.com/jogosdigitaiseducacao
Comentários
Por
Fabricio Luiz Keitshi Nakama
em 13 de Setembro de 2010 às 11:29.
Bom, a Educação vem passando por diversas mudanças ao longo do tempo, desde 1980 começando por uma abordagem baseada no tecnicismo, já em 1990 aparecem abordagens baseadas em idéias críticas. Agora, desde 2005 até hoje, diversas tecnologias vão colaborar para o ensino não só relacionado a computadores, internet, software para ajuda de professores, mas principalmente relacionado aos diversos videos games, inclusive alguns que até usam movimentos corporais para ser jogado.
Nessa matéria creio que o trabalho está voltado para a parte dos pcns, onde está presente a interdisciplinariedade que envolve diversas matérias e professores, um exemplo é a navegação por diversos países como o próprio texto afirma podemos relaciona-la a matéria de geografia, outra matéria a ser citada é a de História, podemos relacioná-la a história de cada país pedindo para os alunos envolvidos pesquisarem algo como cultura, política e economia de cada pais.
Outro fator importante nesse tipo de atividade é quando você mexe com a curiosidade dos alunos, a partir dos enigmas, a parcipação e a integração entre os alunos aumenta ficando bem mais divertida a atividade desenvolvida. Como não foi especificado no texto se existe a participação de um professor de Educação Física, creio que seria de extrema importância a participação junto com os demais professores.
Olhando para este texto, vejo que a atividade física esteve presente pois não foi uma atividade sistematizada, controlada, cada aluno fazia a atividade da sua de sua maneira, sendo que o abjetivo da atividade era mais voltada para a parte da integração e participação entre todos os alunos envolvidos.
Fabricio Nakama
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.