Cevnautas interessados e amigos dos interessados nos exergames (a gente não ia conversar sobre isso aqui na Comunidade Tecnologia?)

A autora Wei Peng tem escrito bastante sobre exergames. Colo abaixo uma nota nacional e, depois o resumo do artigo original. Se alguma alma caridosa adotar/traduzir o resumo cadastramos a revista e o artigo (com crédito da tradução)na biblioteca do CEV, e a referência passa a fazer parte da biblioteca da nossa comunidade. A piada que não quer calar: vamos batizar os exergames como Biotônico? (pode não fazer bem, mas, mal também não faz). Laércio

Exergames não são perfeitos, mas podem combater sedentarismo
Redação do Diário da Saúde- 20/08/2012

Videogames ativos

Os videogames ativos, também conhecidos como exergames, não são a solução perfeita para o sedentarismo, mas podem desempenhar um papel importante para fazer com que algumas pessoas se tornem mais ativas.

A Dra. Wei Peng e seus colegas da Universidade de Michigan (EUA) fizeram um levantamento de todos os estudos científicos que analisaram o potencial desse tipo emergente de atividade física.

O estudo mostrou que a maioria dos videogames ativos exige atividades físicas com intensidades que podem ser catalogadas de leve a moderada.

A recomendação básica é que cada adulto tenha em média 30 minutos de atividade física diária, com intensidades de moderada a vigorosa.

Exergames

Os pesquisadores analisaram 41 exergames atualmente no mercado, e apenas três deles comprovaram ser ferramentas efetivas para incrementar a atividade física .

Assim, parece que brincar um pouco à frente do computador não resolverá todos os problemas do sedentarismo.

"Para pessoas que não fazem exercícios na vida real, este pode ser um bom primeiro passo para elas," disse a pesquisadora, ressaltando que os exergames não são tão bons quanto os "exercícios da vida real".

"Eventualmente, o objetivo é ajudar essas pessoas a terem algum tipo de atividade, e talvez levá-los a fazer exercícios de verdade," afirma ela.

Para algumas pessoas, contudo, níveis leves e moderados de exercícios são suficientes, como é o caso dos idosos.

FONTE: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=exergames-contra-sedentarismo&id=8058

O artigo original

Using Active Video Games for Physical Activity Promotion: A Systematic Review of the Current State of Research. Wei Peng, PhD pengwei@msu.edu, Julia C. Crouse, MA,  Jih-Hsuan Lin, PhD. Health Educ Behav July 6, 2012

Abstract

This systematic review evaluates interventions using active video games (AVGs) to increase physical activity and summarizes laboratory studies quantifying intensity of AVG play among children and adults. Databases (Cochrane Library, PsychInfo, PubMed, SPORTDiscus, Web of Science) and forward citation and reference list searches were used to identify peer-reviewed journal articles in English through March 2011. Studies that used off-the-shelf AVGs to increase physical activity with quantitative outcomes or studies that quantified intensity of AVG play were included. Information on sample characteristics, AVGs employed, study design and conditions, outcome measures, results, and conclusions was extracted by two researchers. Intervention studies were ranked on design quality. Thirteen interventions and 28 laboratory studies were identified. All laboratory studies demonstrated that AVGs are capable of providing light-to-moderate intensity physical activity. However, only three interventions supported AVGs as an effective tool to significantly increase physical activity or exercise attendance. As AVGs are becoming more popular, additional research is needed to determine how to capitalize on the potential of AVGs to increase physical activity.
FONTE: http://heb.sagepub.com/content/early/2012/07/06/1090198112444956.abstract  

PRESTENÇÃO: o artigo completo está aberto para ser baixado!!!!  http://heb.sagepub.com/content/early/2012/07/06/1090198112444956.full.pdf+html

 

 

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