Cevnautas, já pensou que atividade mais importante das escolas e comunidadeds - a Educação Física - estiver também animando o comando da democratização digital? Laercio

Está na rede, para ser baixado, o livro Inclusão Digital - Vivências Brasileiras.
28/03/2011

Está na rede, e pode ser baixado, o livro Inclusão Digital - Vivências Brasileiras, que conta a evolução de projetos públicos de inclusão digital no Brasil, desde os primeiros telecentros, nos anos de 2000/2001, até o programa Telecentros.BR.

O autor do livro, Maurício Falavigna, é, além de historiador, um dos protagonistas desta história. Participou da implantação dos telecentros do Sampa.org em São Paulo, no ano 2000 -- um projeto do Instituto Florestan Fernandes, piloto para o que viria a ser a política de implantação dos Telecentros na cidade de São Paulo, sob a gestão da prefeita Marta Suplicy. Hoje, faz parte da Rede Nacional de Formação do Telecentros.BR, como onde é coordenador pedagógico do Polo Regional Sul. Assim, embora parte do livro seja escrito na terceira pessoa -- há dezenas de depoimentos, na primeira pessoa, de outros participantes deste trajeto --, ele é, ao mesmo tempo, o registro de uma vivência pessoal.

No ano 2000, "dos mais de cinco mil municípios brasileiros, menos de 300 (ou menos de 6%) contam com a infraestrutura mínima necessária para que possam ser instalados serviços locais de acesso à internet. Os cerca de cinco milhões de usuários da internet no Brasil são menos de 3% de nossa população", escreveu Carlos Affonso, um dos participantes do livro. CA é fundador do Ibase e hoje representa a sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil.

No último trimestre de 2010, 73,9 milhões de brasileiros (de uma população de cerca de 190,7 milhões) acessaram a internet e as pessoas que moram em domicílios com acesso são 52,8 milhões, segundo o IBOPE Nielsen Online. A evolução foi enorme, mas uma parte importante dela deve-se à dinâmica do próprio mercado de tecnologia da informação. Assim, o maior legado da experiência de inclusão digital no Brasil -- e que se deve a pessoas como as que estão no livro do Maurício -- é a afirmação de que o acesso à rede mundial de computadores, por meio de conexões em banda larga, deve ser um direito dos cidadãos brasileiros. Ainda falta muito para que isso se realize, mas era isso que essas pessoas defendiam desde há mais de dez anos, nos idos de 2000. Vale a pena ler, baixe lá: está licenciado em Creative Commons.

FONTE

Comentários

Por Liliana Mosquera Palacio
em 9 de Abril de 2011 às 18:36.

Por favor me informe onde posso baixar o livro Inclusão Digital - Vivências Brasileiras, estou tentado através do link http://www.ipso.org.br/ipso/Inclusão%20Digital%20-%20Vivências%20Brasileiras%20Web%20Version.pdf, mais nao tem sido possível. Obrigada pela atençao. Liliana

Por Laercio Elias Pereira
em 9 de Abril de 2011 às 19:02.

Liliana, Pessoal,

  Acho que o problema foi a vírgula. Tentei agora e está baixando (demora, é pesado)

http://www.ipso.org.br/ipso/Inclusão%20Digital%20-%20Vivências%20Brasileiras%20Web%20Version.pdf

  Laercio

Por Liliana Mosquera Palacio
em 9 de Abril de 2011 às 20:28.

Sr. Laercio, funcionou.

Muito obrigada.

Liliana


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.