Cevnautas da Tecnologia,

Alguém tem mais informação sobre o S@FO? Laércio

Made in Sertão: software inédito de avaliação física é criado em Petrolina

Criado por mestrando de Educação Física da Univasf - Petrolina, o S@FO visa auxiliar profissionais do esporte na avaliação de crianças e adolescentes

Por GloboEsporte.com Petrolina,PE  

Mestrando de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Marcos Vinícius Oliveira, uniu forças e muita pesquisa ao Engenheiro de Computação Alisson Amorim, que desenvolveram um software de avaliação física exclusivo para crianças e adolescentes, o S@FO. Ferramenta inédita, gratuita e de resultado imediato, foi criada para auxiliar professores de educação física e profissionais do esporte que tem como objetivo aproveitar melhor a condição física e, com os resultados, alertar para alguns aspectos e potencializar outros dos jovens alunos de sete a 17 anos.  

- A princípio a gente pensou em desenvolver esse software, já que no Brasil ainda é escasso. O nosso software é o primeiro a fazer esse tipo de avaliação física em crianças e adolescentes de maneira que o professor tenha o resultado na mesma hora, imediato. Só basta ele acessar, fazer o cadastro, digitar os testes e ter um resultado– conta Marcos Vinícius.  

A ferramenta conta, aproximadamente, com 20 testes, entre eles motores e corporais, que são feitos individualmente, mas as informações podem ser agrupadas e delas um resultado médio desse grupo ser analisado, o que facilita e muito a vida dos profissionais de Educação Física. Com os resultados jovens talentos podem ser descobertos e melhor trabalhados, mas também problemas de saúde serem sinalizados e uma prevenção ou tratamento acontecer.   

- A gente acredita que terá uma boa abrangência e aceitação do S@FO. Como é uma área muito carente, ao menos pessoas que trabalham com esportes e queiram ver o desenvolvimento dos seus alunos, acredito que se mantenham usando o software. Já professores de escolas vai depender de cada um e do incentivo que eles recebem das escolas que trabalham, tanto por parte das Secretarias de Educação como das diretorias das instituições – finaliza e torce o mestrando da Univasf.   

FONTE com fotos e links: http://globoesporte.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2015/05/made-sertao-software-inedito-de-avaliacao-fisica-e-criado-em-petrolina.html

Comentários

Por Helder Francis Lima Araujo
em 11 de Maio de 2015 às 21:45.

Criar um software de avaliação para crianças e adolescentes com relações brasileiras é fundamental para o desenvolvimento e acompanhamento deste publico. Estamos com serios problemas de avaliação com crianças e adolescentes em varios niveis de aplicação, principalmente na Educação Física Escolar e no desenvolvimento das modalidades esportivas ou mesmo na iniciação esportiva.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.