Além de Dorival, sangue também decide escalação no Vasco

Nova tecnologia adquirida pelo clube por cerca de R$ 30 mil auxilia o líder da Série B na prevenção de lesões musculares na Série B

Márcio Iannacca Goiânia

Tamanho da letra

Divulgação/Divulgação. Aparelo ajuda a diagnosticar lesões musculares e excesso de álcool no sangue

Até a partida contra o Brasiliense, pela primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro da Série B, no dia 25 de agosto, apenas o técnico Dorival Júnior em conjunto com a sua comissão técnica e o departamento médico escalava o time do Vasco. Desde então, com a aquisição do Refletron, o treinador ganhou um aliado para prevenir lesões musculares e para conseguir colocar os seus comandados com 100% de suas condições. O aparelho mede o desgaste físico dos atletas a partir de uma gota de sangue, que analisa a enzima CK (creatina-quinase).

O Vasco comprou o aparelho, fabricado pela Roche, há duas semanas por cerca de R$ 30 mil. De acordo com O biólogo Claudio Rodrigues Leite, a máquina mede 17 parâmetros de um atleta profissional. Curiosamente, ela consegue auxiliar na identificação de consumo frequente de álcool de um indivíduo por conta da análise do item Gama GT.

- As medidas podem ser feitas na beira do campo. O Reflotron é um aparelho de monitoramento e prevenção. Ele, com certeza, pode prevenir uma lesão muscular mais série por detectar uma anomalia nos músculos - explicou Claudio, representante da empresa que venceu o aparelho para o Vasco.

O fisiologista do Vasco, Daniel Gonçalves, revelou que o aparelho já barrou e escalou atletas na última partida do time na Série B. O lateral-esquerdo Ramon, vetado na quinta-feira para o jogo contra o Ceará, foi escalado após passar por um exame. Por outro lado, Fágner não atuou por contar de um problema muscular detectado pela máquina.

- Mas é claro que não é só o aparelho que determina a escalação ou não do jogador. É tudo feito em conjunto. É uma excelente aquisição, que auxilia na prevenção de lesões musculares - afirmou o profissional cruzmaltino.

Após a partida contra o Atlético-GO, o aparelho vai ser usado mais uma vez para constatar quem vai encarar o Paraná, no dia 11, em São Januário. Dorival torce para que o Reflotron não dê más notícias.

FONTE: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Vasco/0,,MUL1290640-9877,00.html

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.