Cevnautas da Tecnologia,

   Tendo como tema esporte a Semana Nacional tem trazido mais gente das 19 áreas das Ciências do Esporte, além dos poucos da Educação Física. Novidade boa é a origem da Virtual Bike: UF Tocantins. Vamos comentar? Alguem conhece os similares etrangeiros? Tem no Brasil? Laercio

17/10/2013 20h17
Simulador 'Virtual Bike' alia jogo de computador e exercícios físicos
Ele será uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O jogo utiliza uma bicicleta com sensor que mede a velocidade do jogador.

Jogo de computador será uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Foto: Silvano Malfatti/Arquivo Pessoal)Jogo de computador será uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Virtual Bike é um jogo de computador desenvolvido por pesquisadores da Faculdade Católica do Tocantins e da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). O projeto consiste em um simulador de passeio ciclístico, que utiliza uma bicicleca de verdade. Segundo os pesquisadores, "o objetivo é possibilitar que a pessoa faça atividade física, ao mesmo tempo que se divirte com um jogo virtual".

De acordo com o coordenador do projeto, que também é mestre em Realidade Virtual, professor Silvano Malfatti, sensores possibilitam que o jogo 'leia' os movimentos do jogador. "A bicicleta possui um sensor na roda, que mede a velocidade da pessoa. Usamos também o Kinect, desenvolvido pela Microsoft, para capturar a inclinação e os movimentos do jogador", explica.

O professor disse ainda que o jogo apresenta alguns obtáculos. "Quem joga terá que enfrentar vento, fogo, desviar de buracos, e terá também um tempo para completar cada fase".

Ciência e Tecnologia
O Virtual Bike será apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Tocantins (SNCT), que começa na próxima segunda-feira (21), a partir das 19h30. O evento segue até o dia 25 deste mês e parte da programação será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), câmpus Palmas.

Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a programação ocorrerá em outros pontos de Palmas e cidades do interior do estado. O evento é gratuito e de acesso livre para todas as idades, sendo que nas escolas haverá estudos específicos para a divulgação de trabalhos científicos.

Para conferir mais informações sobre a SNCT acesse aqui.

FONTE: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2013/10/simulador-virtual-bike-alia-jogo-de-computador-e-exercicios-fisicos.html

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.