Smartphones e celulares contam com aplicativos que facilitam a perda de peso.

Para a médica nutróloga dra. Ana Luisa Vilela, todos os aplicativos voltados para nutrição, bem-estar e fitness, auxiliam os pacientes que querem emagrecer: “Ao baixar um aplicativo, o paciente vai procurar manter uma alimentação balanceada e saudável, assim como praticar exercícios físicos e controlar seus hábitos. O fácil manuseio dos aplicativos permite ao usuário se regrar e policiar cada atividade”, completa.

Quem usa aplicativos de nutrição e atividade física?

Caroline Procópio, 22 anos, é secretária e ex-participante do reality show “Além do Peso”, no ar pela Rede Record. Em 11 semanas eliminou 21 quilos. Sobre o uso de aplicativos, ela diz: “Eu utilizo o Tecnonutri. Os aplicativos são excelentes para tirar dúvidas sobre quantidade calórica e nutrientes dos alimentos, bem como comer a cada 3 horas regradamente (pois o aplicativo avisa os horários das refeições e de tomar água), além de ter um espaço de perfil do usuário, que auxilia na identificação dos resultados. Acho prático para o dia a dia. O maior erro das pessoas com uma vida intensa (muito trabalho, estudos etc) é se esquecer dos horários de se alimentar. Isso interfere - e muito - no processo de emagrecimento”.

Alarmes ajudam usuário a ter uma vida mais regrada

Ela destaca a mudança de hábito proporcionada pelo uso do aplicativo: “Nos meus resultados, acredito que o alarme para tomar água me fez mudar muito meus costumes, pois eu não tomava quase nada - às vezes nem um copo por dia. Hoje, bebo um copo a cada uma hora, o que ajudou muito a regular meu intestino, acelerar meu metabolismo e limpar meu organismo. Em relação à dieta, já estou esperta: faço tudo certinho, e vejo a cada dia resultados incríveis”.

Diogo Ferrari, 27 anos, é contador em um dos maiores escritórios de contabilidade do Brasil. Trabalha intensamente, chegando a superar dez horas diárias, mas sempre encontra tempo para se dedicar à corrida, sua paixão. “Eu amo correr, assim como amo o meu trabalho. Para me auxiliar, utilizo o Nike Running, aplicativo muito bom que controla o percurso realizado. Eu indico para todos pelo item facilitador do dia a dia. Que me recomendou foi meu personal e desde então não deixo de usar”, finaliza.

Aplicativo não deve substituir orientação profissional

Apesar dos inúmeros avanços da tecnologia, nada substitui o acompanhamento de profissionais especializados. A dra. Ana Luisa reforça: ”O principal apelo desses aplicativos é a promessa da mudança de hábitos e do corpo, com o auxílio de suas diferentes funcionalidades. Porém”, alerta, “nada substitui a orientação de profissional especializado. Isto é, jamais esse tipo de aplicativo deve substituir o aconselhamento profissional, devendo ser uma ferramenta para auxiliar o paciente a seguir as orientações nutricionais fornecidas pelo médico”.

Para a nutróloga, é importante fazer uso consciente da tecnologia: “O ideal é não se preocupar com a contagem de calorias de cada refeição, pois isso pode trazer mais ansiedade para quem procura emagrecer, mas dar preferência a aplicativos que ofereçam dicas de dietas saudáveis, que forneçam informações nutricionais e que incentivem práticas mais saudáveis de vida. Sempre com orientação profissional”.

A ex-participante do reality show “Além do Peso” concorda: “Eu recomendo o aplicativo para facilitar o processo de emagrecimento, mas ele não substitui o acompanhamento de um profissional. Acredito que o único ponto negativo da tecnologia seja a ideia de que ela substitui o profissional. Cada um tem um sistema, um organismo diferente, e o programa não difere os indivíduos. Infelizmente, sei que muitas pessoas não têm condições de pagar um nutricionista, e por isso acabam optando por utilizar a dieta gerada no programa, o que nem sempre é o certo”, ressalva.

Conheça alguns aplicativos aliados do bem estar [MARLLON, FAZER QUADRINHO, por favor]

Dieta e Saúde
O aplicativo segue a temática do site homônimo, que é a dieta dos pontos. Tem uma tabela com centenas de alimentos, até com marcas, e diz ao usuário exatamente o número de pontos de cada alimento. Muito útil quando se está na lanchonete, por exemplo, e se deseja saber o valor dos alimentos oferecidos.

Medida Certa
Na carona do quadro do Fantástico, o aplicativo foi criado para ser um incentivador à prática regular de exercícios físicos e à reeducação alimentar. Com ele é possível assistir aos vídeos, com dicas do preparador Márcio Atalla, e também dos apresentadores, que relatam como conseguiram abandonar velhos hábitos.

Nutra Bem
Baseado no ditado: "você é o que você come". O aplicativo permite que o usuário acompanhe os grupos de alimentos consumidos semana a semana, indica se a dieta está equilibrada ou não, faz o cálculo de calorias para atingir a meta de perda ou ganho de peso, e ainda permite simular as refeições.

Visual Diário da Dieta
Este aplicativo atua como se fosse um espelho, mas com muito mais informação. Com ele é possível fazer o acompanhamento da dieta com números e fotos do corpo, e ainda marcar os resultados positivos. Ele compara as imagens com detalhamento das alterações durante o processo de emagrecimento, além de gerar gráficos para ajudar na análise de metas.

Tecnonutri
Através de algumas fórmulas, o aplicativo monta o perfil do usuário com sua massa corpórea e quantas calorias ele deve consumir diariamente. Também registra o consumo e acompanha as metas de cada nutriente para cada usuário ao longo do processo de emagrecimento. Possui os valores nutricionais de 2000 alimentos.

Jefit
Não se trata de um aplicativo de dieta, mas de exercícios físicos. Ele mostra ao usuário mais de 300 tipos de atividades físicas, associadas à perda de peso. Ideal para quem não tem tempo de ir à academia ou não curte o ambiente, mas deseja emagrecer.

Nike Running
Registra e monitora corridas e caminhadas usando o GPS do celular. Faz comparação entre desempenhos, sendo uma incrível ferramenta de motivação.

 

Link: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/voce-ef/98-saude-bem-estar/26689-tecnologia-a-favor-da-balanca-aplicativos-que-ajudam-a-emagrecer

Comentários

Por Flávia Eloíza Costa
em 16 de Maio de 2014 às 22:20.

A briga com a balança é uma constante na vida de muitas pessoas, para isso, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada. Cada dia aparecem novos aplicativos que auxiliam as pessoas, dando dicas, tocando alarmes indicando a hora de comer, tomar água entre outros. Alguns agradam bastante, outros nem tanto, problemas com atualização, informações incompletas, por isso, antes de iniciar qualquer coisa, deve-se procurar a ajuda de um profissional.

 

Por Thayane da Silva Campideli
em 5 de Novembro de 2014 às 12:58.

A tecnologia serve como um auxiliar à saúde, porém é importante ressaltar que um bom profissional ao seu lado é indispensável para um resultado de qualidade. Médicos, nutricionistas, educadores físicos e outros vão poder montar um plano individual que garantirá não somente o resultado desejado, mas também a saúde controlada.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.