É possível um estudante universitário aprender jogando videogame? Professores da UnB provaram que sim. No Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (Itae), os alunos da disciplina Introdução à Atividade Empresarial disputam jogos que ajudam a fixar os conteúdos da matéria de uma maneira mais divertida, além de estimular o trabalho em equipe.

O Itae é um ambiente desenvolvido justamente com o objetivo de imergir os jovens totalmente na experiência de aprendizagem, esquecendo o resto do mundo por algumas horas . Como um videogame.

"Nós podemos motivar os desmotivados, envolver os alunos e fazer com que participem mais nas atividades", afirma o professor Jorge Pereira, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB). Ao lado de cinco estagiários da engenharia, computação e design, Jorge trabalha desde maio de 2011 nos jogos usados atualmente no laboratório: Quiz e Batalha. Divididos em dois grupos, em uma sala com grandes mesas equipadas com telas ativadas pelo toque, eles promovem disputas que envolvem questões de verdadeiro ou falso, múltipla escolha e disputas em partidas de batalha naval.

saiba mais

» O jogo não é fechado, ele permite a inclusão de vídeos, textos, sons, músicas, etc. O professor Jorge acredita que o laboratório pode ser usado em várias outras disciplinas e atividades da UnB.

» Segundo ele, a ferramenta pode ser adaptada conforme a criatividade de quem quiser ensinar e aprender.

 

 

Fonte: (http://www.unb.br/noticias/unbagencia/cpmod.php?id=93712)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.