Cevnautas da Tecnologia, Alguém tem mais informação sobre essas pesquisas? PRESTENÇÃO: essa notícia é do Diario do Nordeste. Pernambuco tem o Porto Digital - http://www.portodigital.org/ - com projeção internacional na produção de jogos eletrônicos.  Laercio

Vídeos e jogos eletrônicos que estimulam atividade física ganham novos adeptos

Publicado em 21/06/2013 - 11:16 por Wilton Rodrigues

Na busca pelo corpo ideal ou para tentar entrar em forma, muitas pessoas recorrem aos mais diversos métodos de treinamento. Paralelo as atividades esportivas e academia estão os vídeos e jogos eletrônicos voltados para a exercício físico. Nos Estados Unidos a prática de ter como guia DVDs com programas de malhação já é uma febre. No Brasil, essa onda começa a chegar nas mãos de entusiastas como a jornalista Camila Angelim, de 25 anos. Ela experimentou os vídeos voltados para atividade física quando morou no exterior. A experiência e o resultado foram tão positivos que Camila voltou aos treinamentos quando retornou ao Brasil.

“Eu descobri esse tipo de treinamento em casa, através de DVD, quando eu morrei nos Estados Unidos, em 2007. Na época já tinha muita propaganda sobre o assunto. Eles mostram muito a diferença das pessoas quando começam e terminam o treinamento. E isso me encantou e chamou minha atenção. Naquele ano, eu tinha engordado muito e esse tipo de treinamento foi minha esperança de perder aqueles quilos extras. Era propaganda o dia inteiro na televisão”, conta.

Procurando praticidade e tempo, Camila iniciou um programa de 60 dias. Cansada de ficar parada, ela recorreu aos DVDs e não cansa de contar os pontos positivos desse treinamento.

“No meu retorno ao Brasil acabei descobrindo a Corrida de Rua e seus benefícios. Mas  infelizmente acabei me lesionando e fui orientada a ficar parada por 2 meses. Depois de um tempo, descobri nestes DVDs a oportunidade de fazer uma atividade física em casa, com programas completos, suando bastante e colocando para fora todo o meu estresse. Apesar de estar na fase inicial do treinamento, confesso que já estou sentindo uma diferença. Vejo que posso ter os mesmos benefícios de uma aula na academia. O melhor é que treino aqui em casa e sem gastar nada”, explica a jornalista.

Os vídeos voltados exclusivamente para a atividade física surgiram nos Estados Unidos na década de 1980. A atriz Jane Fonda, 75 anos, foi pioneira na venda de vídeos com programas de malhação, ainda com os famosos VHS.  Nos anos 2000, essa modalidade se popularizou no EUA e ganhou o mundo.

A jornalista Camila Angelim treina com o Insanity, um dos programas de treinamento mais populares dos Estados Unidos. No vídeo, totalmente em inglês, um grupo de atletas malhados e em forma realizam as mais variadas sequências de exercícios. Tudo com muita intensidade.

Diversão aliada à prática da atividade física

Além dos DVDs com programas de treinamentos, ganha força na modalidade os jogos eletrônicos. Um fator importante para que esse método de exercícios se consolide no Brasil, está ligado com a criação dos controles com sensor de movimento. Equipamento como o Kinect do Xbox, que permite o uso de games através de sensores, é um dos aparelhos que estão no mercado. A ideia é que o usuário possa se exercitar de forma prática e divertida. Os games eletrônicos têm um espaço tão importante no mercado de consoles da atual geração, que o Xbox 360 disponibilizou em seu site um selo chamado Kinect Fitness, com jogos exclusivos voltado para dança, esportes e programas de fitness completos.

Thiago diz que os jogos podem ser encarados como atividade física se o praticante tiver uma certa frequência de jogo (Foto: Wilton Rodrigues)

O profissional de educação física, Thiago Pressão, sempre jogou vídeo games. Um gosto que vem da infância, época de consoles como o Mega Drive e Super Nintendo. Mas os jogos voltados para atividade física ele só descobriu no início do ano. Gostou tanto que quando tem uma folgazinha, ele corre para jogar os games, se divertir e ao mesmo tempo queimar algumas calorias.

“Quando eu viajei para curtir o Carnaval de 2013, vi o filho de um amigo jogando um game de dança. Ai começei a jogar também e observei que se gastava muita energia, dançando, pulando, ou seja, com uma boa movimentação. Eu e minha esposa gostamos tanto que resolvemos comprar um vídeo game. Ao mesmo tempo que nos divertimos com os jogos, também desenvolvemos uma atividade física muito boa e cômoda, por estarmos na segurança de nossa casa”, comentou.

Além de dar aulas em academia, o educador físico de 28 anos, também comanda a Sirius Assessoria Esportiva, grupo que orienta pessoas na prática de atividade física, como a corrida de rua e o ciclismo. Como conhece bem o assunto, o Thiago diz que esses jogos podem ser encarados como atividade física se o praticante tiver uma certa frequência de jogo. “Esses jogos que estimulam o exercício físico não pode substituir uma atividade na academia porque lá envolve profissionais de educação física, que orientam o praticante de uma forma correta e bem mais pontuada. Mas se a pessoa tiver uma certa frequência no jogo, pode ser encarado sim como uma atividade física. Isso porque o jogador vai transpirar, saltar várias vezes, mexer os braços, as pernas, se deslocar para lateral, ir para frente, ir para trás. Então assim, pode parecer cômodo para a pessoa que está bem condicionada, mas para quem não pratica atividade física, aquele jogador vai ter que suar a camisa”, explica Thiago.

“Essa onda dos jogos de vídeo game voltados para atividade física é muito interessante. A pessoa pratica um jogo e ao mesmo tempo se distrai, se diverte e ainda consegue fazer uma atividade física. Essa modalidade de exercício através do jogo de vídeo game faz com que aquelas pessoas que estavam 100% paradas tenha uma movimentação. Essa posibilidade de movimento gasta energia e ajuda a previnir várias doenças relacionadas ao sedentarismo e o período e inatividade”, concluiu Thiago Pressão.

Benefícios

O profissional de educação física e personal trainer, Marcello Parente, lista uma série de benefícios para os jogadores ligados nos games que estimulam a prática da atividade física. “Os jogos voltados para exercícios trazem vários benefícios físicos e mentais. Esses games estimulam a coordenação motora, agilidade, resistência, equilíbrio, velocidade, raciocínio lógico, estratégia, melhorando assim, noções corporais e intelectuais, bem como, promovendo melhorias diretas na qualidade de vida dos adeptos”, explica.

Marcello conta que já testou alguns jogos e chegou a conclusão que realmente eles trazem benefícios. “Já fiz uso de alguns jogos e posso afirmar: são bem interesantes. Cumprem o que prometem, promovem diversão e bastante movimento, além do aumento do gasto calórico. Esse jogos voltados para atividade física auxiliam até mesmo na redução do percentual de gordura corporal e no condicionamento cardiovascular”, pontuou.

Porém, é preciso fazer algumas ressalvas, “Não há necessidade de uma avaliação médica para à prática desses jogos. Contudo, grupos de risco como hipertensos, cardiopatas e obesos, devem ter uma maior atenção ao menor desconforto, para assim,  interromper a atividade. Nesses casos, o ideal seria a solicitação junto ao médico de um exame cardiorespiratório”, concluiu.

Matéria publicada no Diário Plus.

Para ter acesso a nova plataforma de conteúdo do Diário do Nordeste, disponível exclusivamente para ipad siga os passos:

1. Vá à Apple Store
2. Na busca, digite o nome do Diário do Nordeste
3. Baixe o Aplicativo
4. No aplicativo, faça seu cadastro no Diário do Nordeste preenchendo o que se pede e aguarde o e-mail de confirmação
5. Ao receber o e-mail, clique no link enviado para confirmar seu cadastro
6. Volte ao aplicativo e digite seu login e senha cadastrados para acessar o aplicativo
7. Baixe a edição do dia do Diário do Nordeste Plus a partir das 19h
8. Baixe o Diário do Nordeste enriquecido depois das 2 horas da manhã

FONTE com fotos e links: http://blogs.diariodonordeste.com.br/esporteevida/atividade-fisica/videos-e-jogos-eletronicos-que-estimulam-atividade-fisica-ganham-novos-adeptos/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.