Bom dia cevnautas,

 

Gostaria de abrir este debate para tirar algumas duvidas sobre o tênis de mesa nas escolas, vim de escola pública, e jogava tênis de mesa todos os dias, porém não havia uma intervenção do professor de educação física para com o esporte e os alunos, jogavámos como achavámos melhor, sem conhecimento das regras e tudo mais, gostaria de saber sobre a importância do tênis de mesa nas escolas e no desenvolvimento motor das crianças e se a forma de ensino interfere neste parâmetros.

Comentários

Por Mateus Augusto de Oliveira Machado
em 1 de Julho de 2014 às 15:15.

Obrigado pela indicação, estive lendo alguns artigos da biblioteca, e devo admitir que são de grande ajuda, e tenho conseguido adquirir bastante conhecimento, um belo acervo de artigos sobre tênis de mesa.

Por Laercio Elias Pereira
em 26 de Junho de 2014 às 17:47.

Mateus, ótima iniciativa!

Vou participar propondo a consulta à biblioteca da nossa comunidade e, quem tiver ou souber de algum trabalho que ainda não esteja lá, indique aqui que a turma do suporte publica na biblioteca.

http://cev.org.br/comunidade/tenis-de-mesa/biblioteca/

Laércio

Por Laercio Elias Pereira
em 3 de Julho de 2014 às 10:45.

Cevnautas, Mateus,

Como eu puxei a ideia de ampliar a biblioteca, vou começar. Vou dar o endereço no CEV, mas basta escrever aqui a referência que ainda não tem na biblioteca.

Esta monografia de graduação na Unicamp foi publicada agorinha na biblioteca, pois:

Tênis de Mesa Adaptado. Conceitos e Iniciação Esportiva,

Autor: Ivan Esteves Marçal Destro

Monografia de Graduação na FEF Unicamp, 2010

http://cev.org.br/biblioteca/tenis-mesa-adaptado-conceitos-iniciacao-esportiva/

                Laercio

 

 

http://cev.org.br/biblioteca/tenis-mesa-adaptado-conceitos-iniciacao-esportiva/

Por Fernando Ferreira da Silva
em 3 de Julho de 2014 às 17:30.

Creio sim que seria muito interessante e de grande proveito para os alunos, pois o tênis de mesa é um esporte relativamente simples, exige um custo de investimento baixo, contempla várias habilidades motoras básicas, é uma modalidade esportiva muito divertida e tem uma ampla aceitação entre crianças e jovens porém, os professores devem ter conhecimento sobre essa modalidade esportiva para que ela seja ensinada e ministrada da maneira mais correta e eficiente possível.

Por André Luiz Vieira
em 14 de Outubro de 2014 às 17:52.

Aprimorei o desempenho de jogar tênis de mesa na escola durante o ensino fundamental, década de noventa; havia jogos escolares no município e eu representava a unidade escolar. O professor de matemática era nosso treinador; mas gostávamos de jogar mesmo era durante o recreio!  A escola fazia questão de apoiar outras modalidades esportivas. Acredito que não só o corpo docente pode contribuir com o estímulo e a prática correta do tênis de mesa; é necessário que a diretoria da unidade escolar tenha  o esporte, o jogo, a brincadeira como valor, pilar essencial na vida do indivíduo!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.