Tocadores, nosso Mestre Sérgio, que nos honra aqui entre os Tocadores do CEV, está de parabéns pela conquista longamente batalhada.

Sergio Luiz de Souza Vieira criou um novo debate na Comunidade ’Capoeira’
Para responder, entre em http://cev.org.br/comunidade/capoeira/debate/capoeira-fica-coi/

Capoeira Fica no Coi

Prezados Companheiros

É com muito orgulho que comunicamos que após 18 anos de muitas lutas, conseguimos o reconhecimento máximo para a Capoeira: A Federação Internacional de Capoeira - FICA obteve seu reconhecimento pela General Association of International Sports Federations - GAISF, na qualidade de "Status Observer", que é o primeiro nível de reconhecimento pelo Comitê Olímpico Internacional - COI.

Para chegarmos a este reconhecimento foram necessários os seguintes estágios organizacionais: 1- Desmembramento da Capoeira da Confederação Brasileira de Pugilismo - CBP (1992); 2- Fundação da Confederação Brasileira de Capoeira - CBC (1992); 3- Reconhecimento da Capoeira pelo Comitê Olímpico Brasileiro (1995); 4- Homologação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Capoeira - STJDC pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (1997); 5- Fundação da Federação Internacional de Capoeira - FICA (1999); 6- Fundação de 18 Federações Nacionais vinculadas à FICA; e 7- Encaminhamento do pedido de reconhecimento para a GAISF, último ato da gestão Sergio Vieira na FICA (2009).

A continuidade dos trâmites junto à GAISF coube ao atual Presidente da FICA, Sr. Javier Cuervo e ao Sr. Simone Scardua, Presidente da Federação de Capoeira da Suíça, os quais acompanharam passo a passo os desdobramentos da Assembleía Geral da GAISF ocorrida em Dubai na semana passada, a quem apresentamos nossas felicitações pelo excelente trabalho desenvolvido.

Na continuidade dos trabalhos a FICA terá dois anos para passar para o segundo nível de reconhecimento na GAISF.

Lembramos a todos que estes reconhecimentos não significam que a Capoeira irá fazer parte dos Jogos Olímpicos, mas sim que a Capoeira, enquanto modalidade desportiva atingiu um elevado nível de organização mundial.

Tal reconhecimento jogou por terra uma recente "tese" defendida em Portugal, cujos "autores" concluíram que o Sistema Desportivo da Capoeira cometeu os mesmos erros do passado. Foi um grande equívoco de pesquisa por absoluta falta de consulta em fontes primárias.

Dedicamos esta conquista a todos os capoeiristas do mundo, pois deles foi a vitória. Sem todos não teríamos atingido esta meta.

Com os meus respeitos,

Prof. Sergio Vieira - Pós-Ph.D. - Vice-Presidente Cultural da FICA   

Visite: Capoeira - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/capoeira/

Comentários

Por Sergio Luiz de Souza Vieira
em 16 de Maio de 2010 às 13:49.

Obrigado Laércio e demais colegas.

Sim foi uma árdua luta ao longo de 18 anos... Lenta e dolorosa...

Começou pela desvinculação da Capoeira da Confederação Brasileira de Pugilismo, lá inserida por Getúlio Vargas. Em seguida veio a fundação, em 1992, da especializada Confederação Brasileira de Capoeira, na qual conseguimos fundar 23 Federações Estaduais e 78 Ligas Regionais e Municipais. Par e passo com a construção administrativa vieram cinco congressos técnicos nacionais para se padronizar os procedimentos técnicos, culturais e desportivos exigidos para que pudéssemos obtrer o reconhecimento do Comitê Olímpico Brasileiro, o que se deu em 1995. Depois disto conseguimos a homologação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Capoeira pela OAB em 1997. De posse destas duas conquistas conseguimos inserir da Capoeira como modalidade desportiva oficial nos Jogos Regionais e Abertos de São Paulo e a realização de sete campeonatos brasileiros, ao mesmo tempo em que fizemos a qualificação de centenas de árbitros e de técnicos desportivos.

Organizada a situação no Brasil voltamos nossos olhares para o exterior. Fundamos dezenas de Federações Nacionais, credenciamos igualmente técnicos e árbitros internacionais nos EUA, Portugal, Espanha e Azerbaijão. Foram realizados três congressos técnicos internacionais, realizamos um campeonato mundial oficial, estabelecemos o Código Desportivo Internacional de Capoeira e enfim encaminhamos a documentação para o COI, via GAISF.

O interessante é que nesta trajetória o mais difícil não foi o processo organizacional, mas sim lidar com os egos dos capoeiristas: inveja, despeito, preconceitos, ciumes, lideranças negativas e outros comportamentos que só serviram para atrapalhar todo o processo, mas no fim nos saímos vitoriosos.

Há que se ressaltar que nunca recebemos nenhum apoio do governo Lula, nem do Ministério do Esporte e nem do Ministério da Cultura, muito embora minha tese de doutorado tenha sido utilizada para o reconhecimento da Capoeira como patrimônio imaterial pelo IPHAN. Conseguimos a vitória pelos próprios méritos dos capoeiristas articulados em um mesmo objetivo.

Lamentavelmente o Ministério do Esporte vem sendo direcionado pelo PCdoB, o qual vê na Capoeira uma forma de cooptação ideológica da juventude para o que seria uma "revolução do proletariado do século XXI". Muitos recursos estão sendo direcionados para ações ideológicas e sindicais sob o nome da Capoeira, em eventos irregulares, desnecessários, sem fundamentações e sobretudo superfaturados, e com prestações de contas irregulares. Lamentável... É preciso colocar sob suspeitas todas as ações do PCdoB em todas as esferas de governos.

Agora teremos dois anos para o cumprimento de novas metas, das quais previamente já alcançamos 50% dos quesitos.

Agora... Seguiremos adiante...

Com os nossos respeitos,

Sergio Vieira

  


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.