Caros,
A pedido do Laércio, um pequeno balanço sobre esses últimos meses do CEV.

No final desse mês, comemoramos 13 anos.
Ano passado, na comemoração de 12 anos, decidimos reeinventar o CEV. O que tínhamos no ar não estava legal. O CEV era uma "concha de retalhos", que cresceu pouco e desordenadamente. Tínhamos uma centena de listas, e apenas poucas "funcionando" de verdade. Listas desintegradas. Cada lista, uma ilha. E um portal a parte, com dados espalhados em diversos bancos espalhados pelo mundo afora. Em 2008, o CEV tinha em média 515 visitantes únicos por dia. Teve, no dia 17 de setembro (quando fechamos para colocar no ar a nova versão), 248 visitantes. Na véspera, 175. :-(

Comecei, naquela dia 30 de julho de 2008, a pensar em um novo portal.

O projeto tinha como principal objetivo, colocar ordem na casa. Acertar e integrar os 3 principais bancos do CEV: Quem é Quem, Biblioteca e Eventos. No dia 13 de Outubro de 2008, colocamos no ar a nova versão. Teve até post em um novo blog: http://blog.cev.org.br/novidades/2008/novo-cev/

Desde então, começamos a crescer. Muito.
Saímos dos 515 visitantes únicos (que bateu no fundo do poço, com 175 visitantes) por dia para 2.300 visitantes únicos por dia. Cerca de 68 mil por mês. Tivemos, em Março, 75.424 visitantes. Quase 2.500 por dia.

No Quem é Quem, foram 2.300 novos cadastros.
Em Janeiro desse ano, já tínhamos 88 mil páginas indexadas no Google. Hoje temos 123 mil.
Temos 64 assinantes do nosso RSS  e 85 seguidores no Twitter. Pouco. Mas temos RSS e Twitter. Não tínhamos!
Na Biblioteca, já temos 22 mil referencias. Congressos completos. Em em um futuro próximo, livros na integra.
E mais...

Passamos a existir enquanto portal.

Mas ainda tínhamos dois mundos. Dois CEVs. Um das listas (pequenas ilhas), e um CEV do Portal.
E o CEV das Listas demandando cada vez mais investimentos. Um problemão.

Chegamos então a segunda fase daquele projeto que começou nos 12 anos do CEV.
Trazer as discussões das Listas do CEV, para dentro do CEV!

Nasce assim, as Comunidades!

Hoje são 74. Vou criar mais uma daqui a pouco (Xadrez).
Nessas Comunidades, 375 pessoas distintas, com nome, página e foto. 224 debates. 485 mensagens. Isso sem contar com a migração da CEVLeis, que representa mais da metade do volume das Listas (CEVMkt, outra gigante, também está chegando agora).

Nas Comunidades, ganhamos uma nova dimensão de participante.
Além daqueles que se inscrevem, daqueles que escrevem, temos aqueles que só consomem. A informação passa a circular melhor. Mais.

A Comunidade EF Esporte, que migrou da lista ef-esporte, já teve 137 visitas em pouco mais de uma semana. A projeção é de 500 visitantes únicos só nesse primeiro mês. Já tem 78 assinantes. 19 debates. 37 mensagens. Quando era lista, eram 16 mensagens, para 783 e-mails (não necessariamente pessoas).

E a idéia é não parar mais.
Em outro tópico dessa Comunidade, postei uma lista de funcionalidades/recursos a serem desenvolvidos para os administradores. Tenho outra lista ainda maior para os "não administradores".

É isso. Esse é o CEV de hoje.
E espero, no final do ano, botar o CEV no patamar que ele merece.
Abs

Comentários

Por Carlos Alex Martins Soares
em 7 de Julho de 2009 às 15:35.

Bingo!!! Descobri como entrar aqui, pois as mensagens estavam chegando por e-mail e eu não conseguia entrar aqui, no CEVTocadores :(  Quem esta com o mesmo problema que eu, não estará mais a partir dos próximos segundos. Clica aí:  http://cev.org.br/comunidade/tocadores

Alexandre,

belo balanço. O pessoal vai vir pra cá; é questão de tempo. Na lista de basquete tínhamos 244 inscritos e hoje pouco mais de 30 na comunidade, mas elas virão e outros também surgirão.

[]’s

Carlos Alex


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.