De: CBCE <cbce@fef.ufg.br>
Para: Ponto de encontro dos Sócios do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte <cevcbce@listas.cev.org.br>

[cevcbce] DIVULGAÇÃO DA CHAPA INSCRITA NO PROCESSO ELEITORAL DA NOVA DIRETORIA

DIVULGAÇÃO DA CHAPA INSCRITA NO PROCESSO ELEITORAL DA NOVA DIRETORIA NACIONAL DO CBCE - BIÊNIO 2009/2011

A Comissão Eleitoral designada pela Diretoria do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte visando a organização da eleição da nova Diretoria Nacional desta entidade científica para o biênio 2009/2011, faz saber que houve uma única chapa inscrita ao processo, a chapa "Reafirmando compromissos – o CBCE em unidade".

O processo eleitoral se desenvolve, em diante, a partir do seguinte calendário:

- 18 a 20/08/2009 - Período de votação em urna eletrônica.

- 21/08/2009 - Apuração dos votos e divulgação do resultado final da eleição através da página do CBCE e lista de discussão CEV-CBCE.

- 22/09/2009 - Posse da Diretoria eleita em Assembléia prevista na programação do XVI CONBRACE e III CONICE, em Salvador/BA.


Os procedimentos para votação eletrônica, bem como outras orientações referentes ao processo, estão disponíveis em:

http://eleicao.cbce.org.br/

______

Conheça a Chapa e sua carta programa:

Reafirmando compromissos – o CBCE em unidade
Gestão Biênio 2009-2011

Por meio de intenso debate no interior da entidade, bem como junto a diversos segmentos representativos da área de Educação Física/Ciências do Esporte, um grupo, formado por professores-pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior de vários estados brasileiros, submete à comunidade e ao corpo de associados do CBCE sua proposta para gestão do biênio 2009-2011.

Tem-se como objetivo solidificar a política desenvolvida pelas gestões anteriores, tendo a convicção de que administrar uma entidade científica como CBCE é vislumbrar um projeto em permanente construção, em função do significado e importância desta entidade científica para o desenvolvimento da Educação Física/Ciências do Esporte no Brasil.

Com essa compreensão, deve-se redimensionar prioridades e somar esforços no sentido de consolidar o que já foi historicamente conquistado, mas estabelecer novas metas para, em um esforço coletivo, demarcar o espaço e
importância do CBCE na política científica e acadêmica perante à sociedade civil e instâncias governamentais, respaldados pela capacidade de trabalho, compromisso ético com os interesses e valores humanos, competência científica, responsabilidade social, prática democrática e espírito agregador.

Constitui-se, portanto, em um grupo disposto a dirigir o CBCE, convicto do desafio que tem pela frente e consciente da responsabilidade que assume, mas que está confiante na possibilidade de corresponder aos desafios postos e às
demandas colocadas pela comunidade e pelo campo acadêmico-científico da Educação Física/Ciências do Esporte.

Esperando contar com o apoio de todos e todas, apresenta-se os princípios e os eixos de trabalho para a gestão.

PRINCÍPIOS E EIXOS DE TRABALHO PROPOSTOS

Fortalecimento da natureza científica da entidade, com a qualificação de sua intervenção na interlocução com diferentes instâncias e setores do governo e da sociedade civil.

Aprofundamento da relação do CBCE junto à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), bem como com outras entidades científicas, instituições de ensino superior, universidades, grupos e institutos de pesquisa buscando ampliar e qualificar a construção de políticas relacionadas com a ciência e tecnologia, a educação, a saúde, o esporte e o
lazer, dentre outras afetas ao desenvolvimento da área.

Continuação do processo de consolidação do Fórum Permanente de Pós-Graduação em Educação Física, com a ampliação das relações entre CBCE e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil, bem como com os
órgãos de fomento, notadamente a Capes e o CNPq.

Qualificação da relação com Grupos e Linhas de Pesquisa em Educação Física/Ciências do Esporte que atuam e integram Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em áreas afins.

Reafirmação da política de difusão, com o estabelecimento de canais dialógicos com instituições responsáveis pelo fomento à produção científica no Brasil, tendo a consciência da necessidade de identificar estratégias, dimensionar prioridades e demarcar as especificidades da Educação Física/Ciências do Esporte como área de conhecimento e intervenção pedagógica. Neste ínterim, dar prosseguimento à política de difusão desenvolvida, particularmente em relação à Revista Brasileira de Ciências do Esporte e à consolidação do Fórum Permanente de Editores de Periódicos Científicos da Área da Educação Física.

Reafirmação e valorização do papel estratégico dos Grupos de Trabalho Temáticos e das Secretarias Estaduais/Comissões Provisórias, como forma de assegurar a democratização dos processos decisórios e de reconhecer a importância das instâncias para a estrutura científica e administrativa do CBCE.

Consolidação da política de profissionalização administrativa do CBCE, agregando condições estruturais para o funcionamento de sua sede e desenvolvimento das ações da Direção Nacional e demais instâncias organizativas.

Contribuição na estruturação de princípios e diretrizes orientadas para a qualificação da formação profissional inicial e continuadas no âmbito da Educação Física e áreas afins.

Consolidação da política de comunicação e informação do CBCE, ampliando a página oficial, estimulando a participação das diferentes instâncias (GTTs, Secretarias/Comissões Provisórias) da entidade neste âmbito. Possibilitar maior integração e utilização da página para o fortalecimento da política de internacionalização da entidade. Manter os espaços já definidos para registro de mensagens de visita ao site; blog para postagem de notícias e comentários dos associados, além da galeria para fotos e vídeos, objetivando estreitar as relações entre a comunidade do CBCE e a sociedade em geral.

Continuação e ampliação das relações internacionais mantidas pelo CBCE, instituindo uma política de intercâmbio e cooperação com outras entidades científicas, universidades, grupos e institutos de pesquisa, fortalecendo os vínculos institucionais com a Rede Latino-Americana de Intercâmbio e Cooperação em Educação Física/Ciências do Esporte.

Continuação da política de preservação da memória do CBCE, com a conservação de arquivos e estabelecimento de parcerias com Centros de Memória.

PRESIDENTE

Leonardo Alexandre Peyré-Tartaruga

Doutor e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do curso de graduação em Educação Física e pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da UFGRS.  Foi Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Treinamento Esportivo nas gestões 2005/2007 e 2007/2009. Participou como tesoureiro da secretaria estadual do CBCE-RS na gestão 2004/2006. Participa do Grupo de Investigação da Mecânica do Movimento e do Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas e Terrestres, além de coordenar o Grupo de Estudos da  ecânica e Energética da Locomoção Terrestre, todos da UFRGS.

VICE-PRESIDENTE

Dulce Filgueira Suassuna

Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Salamanca/ES. Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação Física da UnB. No CBCE foi diretora financeira gestão 2007-2009 e presidente da comissão provisória do Distrito Federal gestão 2005/2006. Coordena projeto FINEP do núcleo da Rede Cedes/UnB e o grupo de pesquisa - Necon, vinculado ao CNPq. Participa do Observatório do Esporte/Unicamp.

DIRETOR FINANCEIRO

Fabiano Bossle

Pós-doutorando no PPGCMH/UFRGS. Doutorado e Mestrado em Ciências do Movimento Humano no PPGCMH/UFRGS. Pesquisador do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física
e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) na ESEF/UFRGS. Professor adjunto da UNIVATES e professor na FACOS. Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Coordenador científico da Secretaria Estadual CBCE/RS 2006-2007.

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

Silvio Ricardo da Silva

Doutor em Educação Física. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Mestrado em Lazer da UFMG. Foi Secretário Estadual do CBCE- MG e integrante do Comitê Científico do GTT Lazer e Recreação. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas - GEFuT e Tutor do PET Educação Física / Lazer da EEFFTO - UFMG.

DIRETOR ADMINISTRATIVO

Edson Marcelo Hungaro

Doutor em Educação Física pela UNICAMP; Mestre em Serviço Social pela PUC/SP. Professor do curso de Educação Física da Universidade de Brasília/UnB. Foi Secretário Estadual do CBCE- SP e integrante do Comitê Científico do GTT Políticas Públicas. Coordenou, de março de 2003 a março de 2009, o Observatório de Políticas Sociais de Educação Física, Esporte e
Lazer do Grande ABC/USCS.

DIRETOR CIENTÍFICO

Alexandro Andrade

Professor de EF, Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Psicologia pela UFSC. Mestre em Pedagogia do movimento pela UGF. Realizou pós-graduações nos EUA na Universidade de Maryland Aprendizagem Motora - 1996; Psicologia do Esporte – 1995; Aprendizagem Motora; 1994 - treinamento Desportivo). Docente de Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - mestrado e doutorado - em Ciência do Movimento Humano do CEFID/UDESC. Diretor geral do Centro de Ciências da saúde e do esporte da UDESC, Diretor do CENESP/UDESC. É representante junto ao COB e Ministério do esporte – ME. Chefe do Lab. de Psicologia do Esporte e do Exercício. Presidiu várias comissões de relevância universitária, destacando a eleição a presidência da Estatuinte Universitária - UDESC que elaborou o Estatuto (decreto governamental) e o Plano de carreira (Lei complementar) da UDESC, entre outras. Coordena projetos FINEP e tem obtido recursos para projetos de pesquisa e intervenção junto a diversas entidades, como o SESI, COB, ME, entre outras.

COORDENADORA DE GTTs

Beleni Saléte Grando

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora
de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Foi Coordenadora do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura na sua implantação em 2004 e eleita nas gestões 2005/2007 e 2007/2009. Participou como representante da Secretaria Estadual do CBCE-MT de 1988 a 1998, e de 2004 a 2006. Coordena o Grupo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura do CNPq, institucionalizado em 2005 no Núcleo COEDUC/UNEMAT, que em 2008 passa a integrar a Rede Cedes do  inistério de Esporte. Colabora como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação – GPMSE/PPGE/UFMT, como co-orientadora do mestrado em educação e do Grupo Pesquisa Educação Intercultural e Movimentos Sociais-MOVER/UFSC.

COORDENADOR DE SECRETARIAS

Matheus Francisco Saldanha Filho

Mestre em Ciências do Movimento pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Foi Secretario Estadual do CBCE-RS na gestão 2006-2008. Participa do grupo de trabalho sobre Formação, com indicação da Direção Nacional do CBCE, junto ao Ministério da Educação.
_____
Comissão Eleitoral

LINO CASTELLANI FILHO (Presidente)
ARI LAZZAROTTI FILHO
CARLOS ALEXANDRE VIEIRA
NEUBER LEITE COSTA
PAULO ROBERTO VELOSO VENTURA

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.