Tocadores, Jingobel

Começo esse rápiso balanço&sacolejos com uma promessa para o ano novo: postar uma nota pelo menos em cada 10 dias em todas as comunidades que administro, inclusive nessa nossa dos Tocadores. Também vou provocar mais debates garimpando os assuntos necessitados em cada tema. Conclamo os cumpanheros Tocadores a assinarem a mesma promessa para as suas comunidades no ano novo. Vamos fazer dessa nota um exemplo de debates! Mantem bala!

Vou de tópicos:

Parceiros

Agradecimentos aos CONFEF e agora ao SESC-SP pelos banners que estão participando de fatia importante do custos do CEV. Esperamos avançar nos banners para darmos conta dos projetos que estão na espera de recursos para serem implementados. A esperança que acumulamos há 14 anos com a turma da comunidade MKT, assim como das instituições de cevnautas de outras comunidades, continua.

Tocadores

Somos 150 na nossa comunidade Tocadores. Alguns administradores de listas não fizeram a transição de listas para comunidades - que exige o registro, com a página no quem é quem. O número de doutores e mestres é expressivo (madre Laerciodecalcutá vai bisbiblhotecar o quem é quem dos tocadores, fazer a conta e mandar uma nota específica sobre isso). É mesmo emocionante que nesses 14 anos escragiários – estudantes de graduação – viraram pós-doutores e continuam no voluntariado do CEV.

Movimento do CEV. 

Temos crescido a cada ano e 2010 foi o melhor. A mudança de listas para comunidade das deu nova tendência de crescimento. Chegamos, em várias ocasiões, a mais de 5 mil acessos individuais por dia. O quem é quem já passa de 24 mil inscritos. Temos mais de 25 mil documentos entre artigos, livros e trabalhos de congresso. O adote um resumo andou e já indexamos várias revistas internais com artigos importantes com resumos adotados/traduzidos por cevnautas. Professores estão elegendo artigos importantes das suas disciplinas, traduzindo e incluindo na biblioteca do CE

Biblioteca

Não conseguimos inaugurar a nova plataforma de livros e de teses em dezembro, como o previsto. São os primeiros trabalhos de 2011. Com o uso, encontramos a maneira certa de colocar revistas na Biblioteca do CEV. Como sabemos todos, vários editores, ciosos de que suas publicações os tornassem novos Paulocoelho, seguravam seus artigos a todo custo. Com o Creative Commons e o livre acesso a situação retornou ao seu devido lugar – a moeda da comunidade acadêmica é a visibilidade - e agora estamos na tarefa braçal de abastecer as prateleiras virtuais do CEV com artigos completos. No quesito Teses perdemos o fio da meada do acordo com o NUTESES, de Uberlândia. Estamos tricotando novo acordo, além do preparo da nova estrutura integrada à biblioteca. Mais um ano em que recebemos várias correspondências sobre a necessidade de uma revista do CEV. Rebarbamos, como sempre. O CEV apóia as publicações da área de Ciências do Esporte, além de manter a decisão de parceria – desde 1997 -com a Lecturas, administrada pelo tocador da Comuidade Psicologia Túlio Guterman, e que já tem mais de 10.200 artigos em texto integral (o que significa mais de cem anos de uma revista tradicional em papel!)

Escolas

Foi o ano de atualização da Escolas de Educação Física. Ninguém sabe ao certo o número de cursos do Brasil. Estamos na fase final de cotajemento com as duas fontes que costumamos utilizar: INEP e Guia do Estudante. Ao atualizar o registro estamos também conferindo a geolocalização. Vamos lançar o cevatlas inicialmente com todas as escolas, assim que conseguirmos finalizar a conferência. O banco de escolas ficou mais matreiro esse ano. Muitos cursos de turma única sumiram, surgiram outros e o avanço das franquias e grandes redes privada foi avassalador. Continua não havendo grande empenho em ter uma página de qualidade nos cursos. O CEV está planejando alguma espécie de concurso para exaltar as chamadas boas práticas no quesito. Convidamos todos os cevnautas para ajudarem conferindo os dados das suas escolas e cursos.

Congressos

Com o ressurgimento do Congresso Mineiro de Ciência do Movimento (VI) vamos inaugurar a base própria de congressos no CEV. O CBCE já utiliza o SOAC com bons resultados.

TV CEV

Avançou o sistema livre de postagem de vídeos, como era esperado. Manter a TV CEV (que tinha congressos desde 2002) estava utilizando muita banda. Com o Youtube e Vímeo estamos refazendo a base, que teve uma experiência no aniversário do CBCE. No sistema tradicional era necessário assistir a uma mesa redonda – ou buscar – para achar um expositor de interesse. O novo modelo vai ter um índice de autores (além das mesas completas)

BLOGs

Os blogos do CEV foram um ponto alto em 2011. O oferecimento começou para os Tocadores. João Freire e Bramante são a nossa vanguarda no ramo. Na comunidade EF&Esporte abrimos um tema blogs e blogueiros em Educação Física no Brasil e os Blogueiros tem comparecido, relatando os seus trabalhos.

Comunidades & Listas

A cevleis continua avassaladora. Foi criada a comunidade e os cevnautas exigiram a criação da lista cevleis – no Google Grupos. O pessoal do CBCE também ficou com comunidade e listas, além da comunidade 30 anos, de caráter mais documental. Por conta do contrato de parceria só o CONFEF ainda mantem listas (grupos) no CEV. Todos fechados. Dos conselheiros Federais e dos Regionais.

Houve consolidação das comunidades dos estados. APEF, que era um tema que esperávamos nessas listas estaduais, acabou tendo uma comunidade própria, retomando as atividades a lista cevape-L, criada em 1997. A Comunidade MKT, a partir da iniciativa do Tocador Georgios, inaugurou a fase das bibliotecas das comunidades. O Georgios enviou as referências que ele tinha e fizemos um trabalho de sugestão de tags. Explico: Todas as comunidades vão buscar suas referências na Biblioteca geral do CEV. Basta ter o tag (palavra-chave) referente à comunidade, que está aberta à sugestão dos cevnautas,

A Comunidade EPT retomou a cevept e trouxe nossas companheiras do SESC, Maria Luiz, Ivani e Tatiana para o convívio dos tocadores. Registro que esse acordo começou muito antigamente, num encontro de EPT em Bogotá, com a presença do Prof Jurgen Palm, que fez uma viagem especial do Rio pra Brasília para conversar e conhecer a infra-estrutura em funcionamento do CEV, quando estávamos com sede na Católica de Brasília.

A cevcafé continua animada. A discussão mais recente é sobre políticas públicas e é emocionante contar com a participação do Prof Manuel Sergio que, aos 80, fez a página no quem é quem – com foto e tudo – sozinho. Ainda não consegui interessados suficientes para ressuscitarmos a cevfilos-L como comunidade filosofia da Motricidade Humana, como havia assuntado com o Mestre.

ONG-CEV

Com a partida do mestre Marcilio Krieger e do Ruy Krebs teremos uma recomposição do quadro de componentes da ONG ainda em janeiro.

NASLINE

Também temos que contar, no departamento e perder, com o encerramento das atividades do Boletim da Associação Norte Americana de Biblioteca de Esportes, editada pela ex-presidente da IASI Gretchen Ghent (que abriu o CONBIDE em 2006). Há esperança de que a bibliotecária do Comitê Olímpico Americano, Cindy Slater dêcontinuidade ao Boletim. Como todos sabem, no Nasline acompanhávamos lançamentos, e livros no prelo, junto com o pessoal das bibliotecas dos Estados Unidos e Canadá. Vamos torcer.

LEIPZIG

Continuamos recebendo os alertas do Centro de Documentação da Universidade de Leizig. Tivemos grandes lances esse ano, com artigos de publicações do leste Europeu. Oito Tocadores recebem alertas em temas específicos, com o compromisso de fazer o garimpo e redistribuir para as comunidades.

Aguardo perguntas & sugestões.

Boasentrada(paulistês) Laercio (de Paulínia)

Comentários

Por Alberto Puga
em 1 de Janeiro de 2011 às 11:27.

Mestre Laercio e ’tocadores’/as’!

o CEV se consagra a cada ano.

o Brasil como sede dos ’megaeventos esportivos mundiais’ envolve também as novas linguagens e novas comunicacoes tecnologicas.

a CEVLEIS se fez presente em ’quase-todos’  os momentos legislativos nacionais e nos principais eventos e nas açoes de preparacao profissional [seja em nivel de graduacao, seja em nivel de pós-graduacao, seja para estimular os TCCs,Monografias,Dissertacoes, Teses, elaboracao de publicacoes cientificas]

em 2011 vamos intensificar as nossas acoes : a) nas Comissoes Tematicas da Camara e Senado Federal; b) no Ministerio do Esporte; c) nas Secretarias de Estado/Municipio de Esporte; d) nas Comissoes de DD das Seccionais/Subseccionais da OAB; e) no COB e Confederações;f) nos Comitês dos ’megaeventos’ 2011-2-3-4-5-6; g) nas coordenacoes academicas dos Cursos de Graduacao e Pós-Graduacao em Legislacao/Direito/Justica de Esporte e Ciencias Afins/Nacional e Internacional.

proposta para 2011/12: a PUBLICACAO DE UMA OBRA COLETIVA DO CEV e a realizacao de UM EVENTO NACIONAL, sob a Coordenacao do CEV

é em sintese, as primeiras ideias!

alberto puga,CEVLEIS http://cev.org.br/qq/alberto-puga/

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 1 de Janeiro de 2011 às 18:45.

Jingobel para voce também...

A ideia da revista é otima... se cada comunidade enviar um artigo - inedito - com o maximo de 8 paginas... claro que seria via SEER, estaria de bom tamanho... me seduz essa ideia... poderiamos agrupar por termas - medicina esportiva, treinamento, esportes individuais, esportes coletivos, esportes aquaticos, as gias... 

transformar a ONG em OSCIP, e a partir daí, com todos os 25 mil inscritos - cevnautas - a sua maioria dos quem e quem, prestar serviços de consultoria a todos os entes de educação fisica, esportes, lazer, dança e afins, na definição de politicas publicas para as diversas instancias governamentais... e a chancela do cev, com 20% de taxa de sucesso, daria para manter o CEV... pense nisso... o SEBRAE pode ajudar...

manter os registros de escolas, com a definição de vagas - quabtas sção oferecidas por ano? pensar num exame de final de curso, tal qual a OAB, pasra checar a qualificação e, dai, um ranquingue de escolas - as melhores e as piores... as caça-niqueis e as excelencias... seria um grande serviço - já que é para criar polemica...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.