Prezados

Janio de Freitas nos faz pensar- e muito - com sum coluna na FSP na data de hoje.

A reproduzo abaixo.

Abraços

Lino 

 

 

  QUINTA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2013

Lista de textos do jornal de hojeNavegue por editoria

Poder

JANIO DE FREITAS

Aplausos, que eles merecem

Onde estão as 'pessoas de bem' dotadas de poderes para reagir à entrega do Legislativo ao aviltamento?

Segue a série de revelações diárias sobre os desvios de conduta do favorito à presidência do Senado, Renan Calheiros, seguido de perto na série pelo candidato à presidência da Câmara, Henrique Eduardo Alves. Mas não é nas obras incompletas desses dois líderes políticos que se encontra o motivo mais forte de espanto e indignação. É no seu oposto. É nas outrora chamadas "pessoas de bem", hoje sem uma expressão que as designe.

Onde estão as "pessoas de bem" dotadas de poderes para reagir à esperada entrega do Poder Legislativo do país ao aviltamento escancarado? Onde estão a OAB nacional e suas seções regionais, que não movem sua autoridade histórica e seu patrimônio de conhecimento para ativar e liderar a defesa da sociedade civil? Acomodar-se no imobilismo e no silêncio permissivos é associar-se ao que merece reação. Os intelectuais, os artistas, os estudantes, onde pararam?

Antes daqueles todos, e até pelo nome que ostenta, deveria estar o Ministério Público fazendo a representação ativa da população desprovida de conhecimento e de meios para reagir às traições dos seus eleitos. Mas Renan Calheiros e Henrique Alves estão pendurados há anos em processos criminais que o Ministério Público, pela Procuradoria-Geral da República, guarda com zelo, para evitar que se movam até de uma gaveta a outra. Tal como fez em benefício de Carlos Cachoeira e seus companheiros do PSDB e do DEM.

Em um só dia, ontem, soube-se que Renan Calheiros já negociou a comissão de meio ambiente para o senador Blairo Maggi, o imperador da soja sempre citado quando o assunto é desmatamento ou agronegócio; e a importante Comissão de Constituição e Justiça para o senador Vital do Rego, até há pouco presidente da anti-CPI do Cachoeira, aquela que se dissolveu ao esbarrar em indícios de crimes a serem apurados -entre eles, além dos envolvimentos de políticos do PSDB e do PMDB, os de ligação de Carlos Cachoeira, a empreiteira Delta e o empreiteiro Fernando Cavendish.

E outra: é de Renan Calheiros, pedinte oficial das bocas-ricas em nome do PMDB, a carta indicando para alto cargo no governo o negocista Paulo Vieira, da turma orientada pela tal Rose do escritório da Presidência da República em São Paulo.

Logo serão outras as novidades. Também com duração de 24 horas, porque a indiferença não é terreno propício a que produzam consequências.

Não é preciso refletir muito para admitir que os renans de todos os calibres têm razão. Se fazem o que fazem, são o que são, e têm êxito, aí está a evidência de contarem com consentimento amplo, geral e irrestrito. A indiferença e o silêncio que os acompanham são formas de aprovação. Ou de aplauso, mesmo.

 

Comentários

Por Eduardo de Castro Mello
em 24 de Janeiro de 2013 às 14:54.

Os que são da minha faixa etaria vcertamente vão se lembrar de um politico brasilieiro que não ficava em silencio ante os casos da epoca o que lhe rendeu até mesmo um atentato na Rua Toneleiros no Rio de Janeiro.  CARLOS LACERDA...estão faltando alguns clones dele para por ordem nesta inversão de valores  !!!

Por Lino Castellani Filho
em 25 de Janeiro de 2013 às 12:28.

Bem Eduardo... Não foi ele que o texto de Janio de Freitas me fez lembrar... Não pensei em  "cerebridades" e sim em pessoas comuns... Como nós, professores universitários, cada vez  formando mais pessoas acríticas e centradas no próprio umbigo do que críticas, politizadas e defensoras de projetos societários comprometidos com a emancipação humana... 

Toquemos em frente...

Abraço

Lino

Por Eduardo de Castro Mello
em 25 de Janeiro de 2013 às 15:53.

O que eu quiz  dizer é lideres como ele estão em falta em nosso Pais  !!!!  pessoas comuns não atuam sem um lider. Toda revolução tem pelo menos um ...bom é a minha opinião e seria muito bom ler aqui a opinião de todos de nossa comunidade.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.