Tocadores, já escrevi pra muitos de Vcs no particular sobre como comecei as listas de discussão. Vou repetir para os novos cumpanheros (e convidar os pioneiros a corrigir & ampliar)

Tinha o Esquina das Listas na Unicamp, iniciativa pioneira do Marcos Euzébio . O Carlos Bolli já tinha uma lista de Biomecânica (acredito que tenha sido a pioneira no Brasil) em Santa Maria. Nesse época o Raul Wazlawick da UF de Santa Catarina pilotou um sistema incrível de comunicação entre os participantes de um congresso de Informática da Educação. Eficientíssimo! Usando um programa de correio eletrônico da época chamado Eldora

O Raul tinha a chave da comunicação via a (nova) internet! Eu morava em Campinas e resolvi fazer um bate e volta de ônibus pra Floripa (operação que repetiria mais de 150 vezes alguns anos depois, quando continuei morando em Floria eenquanto trabalhava na FMU em São Paulo. De dez a dezesseis horas de viagem, conforme o acidente ocorrido na noite da Regis Bittercourt ;-). Lembro de ter esperado um pouco e com sono no Depto de computação pra falar com o Raul, e a conversa durou menos de dez minutos. Saí com a impressão de que ele estava escondendo o jogo. Perguntei quais os principios e procedimentos pra ter êxito naquela operação incrível de comunicação via Internet que ele tinha feito no congresso. "Só bom senso" ele respondeu. Foi a resposta sábia e definitiva que tenho repetido nesses 14 anos aos Tocadores, certamente despertando a mesma suspeita.

Para movimentar as listas, além da leitura de revistas e acompanhamento dos congressos, eu buscava listas de discussão estrangeiras. Acompanho as pioneiras SPORTPSY (Tocada até hoje pelo Prof Michael Sachs,que ampliou o serviço que gosta, de garimpar e distribuir a informação do Science Daily- que reproduzimos no CEV) e SPORTMGT (Também ativa e tocada pelo Prof Terry Haggerty que tive a sorte de encontrar - ele corrigiu os eslaides escrito originalmente em inglês macarrão-puro sobre o CEV e depois posamos como fundadores do grupo COSISP que criou a Associação Internacional de Informática em Esporte - na Universidade de Viena, em 1999.

Ixi, escrevi muito. Tudo isso era só pora dizer que é importante cada Tocador acompanhar as listas de discussão e serviços de alerta estrangeiros e brazucas na área da sua comunidade, e tricotar com os participantes essas informações.

Dizque manter contato com os vetores de tecnogia das áreas também pode ser uma Atividade Biotônico (se não fizer bem, mal também não faz). Laercio

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.