Um minuto para salvar uma vida
Apresentação do DVD educativo «Estás preparado para agir?» na UC
2009-07-23
Por Marlene Moura

Em Portugal, morrem anualmente 15 mil pessoas por paragem cardio-respiratória (PCR) e mais de metade já chega ao hospital sem vida. Foi esta preocupação que deu origem a um projecto de I&D com o objectivo de diferenciar a comunicação na área da emergência médica – apresentado formalmente, ontem de manhã, no Centro de Simulação Biomédica dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), com a presença do secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

«Estás preparado para agir?» é o nome do DVD educativo que explica o que é um PCR, o que é a cadeia de sobrevivência e como agir para socorrer uma vítima. O produto de comunicação sobre «Cadeia de Sobrevivência» e «Suporte Básico de Vida» foi desenvolvido em parceria entre a empresa Take The Wind e o Centro de Simulação Biomédica dos HUC, tem a duração de 18 minutos e é legendado em português.

Estamos preparados para salvar uma vida? A resposta, segundo o médico anesteologista do Centro de Simulação Biomédica (CSB), José Martins Nunes, é: “Não, muitas vezes não estamos. Por isso, este primeiro projecto é, também ele, apenas um dos muitos e variados elos da cadeia”.

Na «Cadeia de Sobrevivência», o cidadão comum pode ajudar uma vítima, se estiver devidamente preparado para reconhecer a situação. Desencadear o alerta 112 e executar procedimentos simples de suporte básico de vida, de seguida, é uma forma de ganhar tempo até a ajuda especializada chegar. O projecto digital explica exactamente como reconhecer que deixa de haver movimentos respiratórios e como fazer a manobra de ressuscitação, mas estes são apenas o primeiro e segundo elos.

O DVD “não é para profissionais, porque estes já estão aptos para ajudar em caso de PCR”, assinalou Martins Nunes ao «Ciência Hoje». O produto de comunicação apenas ensina os passos básicos, pois a vítima não pode esperar e a taxa de sucesso no socorro diminui dez por cento por cada minuto que passa.

Elos mais avançados

O terceiro elo ganha força quando o paciente retoma o ritmo cardíaco com o desfibrilhador automático externo e por fim, procede-se a cuidados pós-ressuscitação para assegurar a recuperação da sua qualidade de vida. O projecto foi criado para sensibilizar a sociedade para saber agir já que uma PCR pode acontecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar e qualquer idade.

Os conteúdos foram validados por entidades competentes; no entanto, estas alertam que deverão ser complementados com acções de formação, para patamares mais altos da cadeia de sobrevivência – elos posteriores e assistência em actividades diferenciadas.

O CSB constitui-se como um hospital virtual que forma e treina profissionais de saúde e para isso está bem apetrechado com sete simuladores, três salas de operações e tem diferentes áreas – traumatologia, cirurgia, anestesia, entre outras. Todo o treino é feito em simulação especialmente para situações de risco, "já que estas são raras e os especialistas precisam de estar preparados para casos críticos", concluiu Martins Nunes.

O anesteologista ainda deixou saber que a instituição está disposta a elaborar um programa, que poderá começar no arranque do próximo ano lectivo, com a devida parceria do Ministério da Saúde e da Educação, em escolas públicas e privadas de todo o País. O projecto-piloto visa 15.001 estudantes portugueses, envolvendo 600 turmas da região centro e, eventualmente, outras interessadas, com acções formativas nas escolas e um grande evento para o Dia Mundial de Saúde, a 7 de Abril de 2010, que juntasse estudantes, pais e professores.

No final do ano 2010, está prevista a reunião magna do Conselho Europeu de Ressuscitação, no Porto, que avaliará o trabalho efectuado e discutirá as novas guidelines sobre Suporte Básico e Avançado de Vida.

ATENÇÃO: tem o vídeo em:

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=33507&op=all

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.