Quando a gente xinga a mãe de alguém, isso provoca briga, debates. A gente tem que inventar algo que corresponda a xingar a mãe para o pessoal reagir e interagir mais nas comunidades.

Comentários

Por Rafael Moreno Castellani
em 8 de Setembro de 2009 às 16:16.

Oi Suzana, João e demais colegas!

Acho que o melhor aproveitamento das comunidades é uma questão de adaptação! As listas ja sao utilizadas por muitas pessoas por ha muito tempo. Já esse sistema de comunidades acredito ser uma inovação que o tempo nos dirá se é uma melhor opcao ou nao.

O Alexandre já nos mostrou dados que o numero de acessos tem crescido bastante e parece que estamos caminhando para suprir as necessidaes da comunidade científica e do CEV. Tomara!!! rs

Abracos,

Rafael

Por Suzana de Souza Gutierrez
em 5 de Setembro de 2009 às 22:20.

Oi João

Penso que se achássemos o tal xingamento, o pessoal até leria, porém, muitos não saberiam como responder. ((alguns clicariam "responder" no email de aviso e pensariam estar interagindo))

O novo formato da comunidade, embora use o formato de redes sociais como as que se estabelecem noi Orkut ou Facebbok é "mais um lugar onde fazer cadastro e logar".

Eu tentei acompanhar por RSS e por email, mas a exigência de fazer o login aqui para ler as mensagens na íntegra (e para responder) acabam por me afastar do debate. O email, a lista de discussão, facilita esta interação.

Se eu fosse escolher um formato para as comunidades do CEV, manteria a lista de discussão, baseada no que conheço dos colegas professores. E usaria um serviço como o Google Groups que é fácil de operar, usa o mesmo cadastro do Orkut Blogger, pode ser público e distribuir as mensagens por RSS. Além disso, permite a criação de páginas, hospedagem de arquivos, etc, sendo de fácil manutenção e com possibilidades de interação com outros serviços (blogs, google reader, google docs, twitter, identi.ca, flickr,...).

Penso que facilitaria sobremaneira a administração, mantendo o vínculo com o site da CEV e agregando as páginas e blogs de professores dos diversos grupos.

O atual formato vai demandar muito tempo para que o pessoal se adapte, mas temo que sempre terá menor participação pelas razões que citei no início.

abraço!

Suzana Gutierrez

http://www.gutierrez.pro.br/

Por João Batista Freire
em 8 de Setembro de 2009 às 10:00.

Não sei Suzana, pois no tempo das listas, nas minhas, nem xingando a mãe. Qualquer hora vou anunciar que morri em uma comunidade qualquer, só para ver a reação.

Por Suzana de Souza Gutierrez
em 8 de Setembro de 2009 às 12:12.

Veja da seguinte forma.

Eu só vi esta tua mensagem porque ela me chegou por email. Se eu não tivesse configurado para receber por email, eu só veria a mensagem quando lembrasse de entrar aqui. Lendo a mensagem por email, seria fácil te responder por lá: eu clicaria em responder, escreveria o texto e clicaria em enviar. (apenas 2 cliques)

Porém, tive que entrar aqui (um clique), tive de preencher o meu login e senha (2 clique), tive de localizar o tópico (3 cliques), a tua mensagem (4 cliques), digitar a resposta e enviar (5 cliques).  (isso contando que eu entre direto na comunidade)

No final do dia, se eu participar de vários grupos e receber várias mensagens, complica a participação.

E isso tudo não elimina o uso do email. 

Sobre a precariedade da participação: é assim em todos os grupos. Não sei se alguém já fez alguma estatística, mas creio que não mais que 1 por cento participa. (nos grupos com mais de 1000 participantes deve ser menos ainda)

Outro fator: optou-se por construir um suporte de rede social especial para o CEV. Se usássemos o NING, Orkut ou Facebook (já existentes e públicos) facilitaria, pois as pessoas já estão lá em outras comunidades e grupos. O povo da educação Física, especialmente os que tem 30 anos ou menos entra diariamente no Orkut, por ex. Eu que tenho muito mais que 30 entro diariamente no orkut porque meus alunos o fazem e temos comunidades lá.

O pessoal 30+ da educação física quando muito lê seus emails de vez em quando [observação sem apoio em pesquisa :) ]

abraços!

Suzana

http://www.gutierrez.pro.br/

Por Alexandre Moreno Castellani
em 11 de Setembro de 2009 às 12:31.

Oi Suzana,

Sabe qual a maior vantagem desse sistema em relação a todos os outros já citados?
A minha capacidade (enquanto gestor) de reagir a criticas e atender algumas sugestões. Isso vale ouro e é por isso que fomos para esse caminho.

O CEV cresceu 57% no último mês.
Quarta-feira passada bateu o record de visitas. Mais de 5 mil em um único dia. Tivemos mais de 100 mil nos últimos 30 dias.

Hoje, aproveitando minhas férias na Globo, estou fazendo uma segunda versão para essas Comunidades.
Algumas novidades:

  • Melhor organização dos debates;
  • Permitir a publicação do mesmo debate em "n" Comunidades;
  • Mais Ferramentas para vocês, tocadores;
  • Comunidades Fechadas (a Tocadores é a única);
  • Alertas mensais;
  • Estatísticas;
  • Melhor integração com a Biblioteca (que por sua vez, também vai ter melhorias);
  • Integração com Eventos (que por sua vez, também vai ter melhorias);
  • Criação de uma área de Concursos;

Nada disso seria possível em sistemas terceiros.
Optamos por uma experiência integrada. E sinceramente, estamos tendo sucesso.

Abs

PS: Essa é uma Comunidade Fechada. Por isso, a necessidade de login e senha. Para as Comunidades Abertas, o acesso é muito mais democrático que qualquer outro modelo. E até mesmo essa suposta "dificuldade" de acesso pode e vai ser contornada. Um dia, por exemplo, chegaremos no OpenID (para quem não conhece, a grosso modo, uma "identidade única" na internet, que permite o compartilhamento de login em diversos sites).

Por Alexandre Moreno Castellani
em 11 de Setembro de 2009 às 12:51.

Outra coisa: Não tenho dados para justificar a dificuldade ou a facilidade que "muitos" teriam para responder o tal "xingamento". Meu feeling é que o processo pode ser melhorado.

O que posso dizer, sem medo de errar, é que quando existia essa suposta facilidade (quando tinhamos as Listas), isso pouco acontecia. A critica que fiz e originou esse dabete poderia ser feita no tempo das listas. Poucas mensagens estimulam o debate!

Hoje é fácil chegar a essa conclusão. Antes, dava trabalho... mas a conclusão era a mesma.

As Listas eram mais uma forma de distribuição. Laércio via uma coisa legal, mandava para 200 listas. E morria ali.

De certa forma, isso continua acontecendo aqui.

Abs

Por Alexandre Moreno Castellani
em 11 de Setembro de 2009 às 13:34.

João,

Não sei se xingar a mãe é uma opção mas... acho que vale o teste de encerrar cada novo debate com uma "provocação". Uma pergunta. Ou uma opinião.

Outra coisa que estou estudando é mudar um pouco a forma de distribuição das mensagens por e-mail.

Hoje, só vai para o assinante os novos debates e mensagens daqueles que ele optou por receber.

Penso na possibilidade de mandar tudo, dando a opção do assinante indicar o que ele não quer receber (por debate, tema ou tudo).

Por João Batista Freire
em 11 de Setembro de 2009 às 15:56.

Alexandre e colegas: posso falar de minha experiência como administrador de lista e agora tocador. Talvez minha experiência não valha para os outros, mas agora, com as comunidades, sou menos omisso, sinto-me mais responsável pela comunidade que pelas listas. Outra coisa é que os participantes das comunidades são mais próximos de mim que no tempo das listas.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.