Cevnautas, o SESI faz esse diagnóstico no Brasil todo oou só no Paraná? Tem publicações sobre isso? Vamos mostrar na nossa biblioteca? O SESI tem uma biblioteca básica sobre o assunto? Laercio

24/02/2012
Dispansul realiza diagnóstico da saúde de seus trabalhadores
Novo Tempo

Pressão arterial, peso, altura, hábitos alimentares, atividade física e histórico de doenças crônicas na família foram alguns dos itens avaliados nos trabalhadores da metalúrgica Dispansul, de Curitiba. A empresa, fabricante de eletrocalhas, perfilados e acessórios, com 92 funcionários, participou no final de fevereiro do Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida dos Trabalhadores, realizado pelo Sesi-PR, que faz uma avaliação das condições de saúde dos trabalhadores em relação às doenças crônicas e aplica questionários de 80 questões para identificar o estilo de vida (tabagismo, álcool, alimentação, atividade física, condições do sono, depressão, ansiedade). Realizado desde 2008, o diagnóstico já atendeu 1.200 empresas, beneficiando 200 mil trabalhadores de todo o Estado.

Esta foi a segunda vez que a Dispansul participou do trabalho. O primeiro foi em 2009. O resultado daquele primeiro levantamento incentivou a empresa a implantar ações para melhorar a vida dos funcionários.

?O diagnóstico é uma ferramenta importante, que transforma em números o que acontece dentro da empresa. O trabalho nos ajudou a conhecer melhor os funcionários e já notamos melhorias, como um maior comprometimento com o trabalho, menos faltas e uma melhor convivência?, afirma Márcio Manini Lopes, sócio da empresa.

Entre as ações realizadas pela Dispansul está o incentivo ao alongamento, através da ginástica laboral; a criação do Diálogo Semanal de Excelência, que reúne todos os trabalhadores, uma vez por semana, para discutir temas relacionados à alimentação saudável, atividades físicas, hipertensão e diabetes; e a participação da campanha de vacinação contra a gripe.

O operador de máquina CNC Antônio Devacir Vaz está na empresa há seis anos e participou dos dois diagnósticos. ?Notei muitas mudanças. Hoje temos ginástica laboral e posso acompanhar a evolução da minha saúde. Aprendi também a cuidar melhor da alimentação. Estou até procurando uma academia para fazer fora do horário de trabalho?, diz Vaz.

Segundo a gerente de Saúde e Segurança do Sesi, Carmen Weber, os problemas mais comuns encontrados nas empresas nos quatro anos de pesquisa foram obesidade, sobrepeso, hipertensão, diabetes, problemas de saúde mental e osteomusculares.

?A partir do resultado, o Sesi implanta ações integradas de saúde, educação, cultura e lazer de forma personalizada, de acordo com o tipo e as necessidades da empresa?, afirma Carmen. Para este ano, a meta é atender 90 mil trabalhadores.

FONTE: http://www.tosabendo.com/conteudo/noticia-ver.asp?id=223029

Comentários

Por Eduardo Augusto Carreiro
em 26 de Fevereiro de 2012 às 21:49.

Laercio, o SESI fez este diagnóstico no Brasil inteiro. Possui o extrato por estado e o resultado nacional consolidado. Vou verificar os arquivos e lhe envio. Um abraço Eduardo

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.