Cevnautas,

A OSCIP Vita Care, a despeito do nome esquisito, faz atendimento gratuito ou com descontoa para atletas. Também faz pesquisa:

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

Prestar assistência a atletas que não têm condições de receber atendimento especializado.

Atuar na prevenção de lesões específicas de cada modalidade esportiva.

Contribuir com o desenvolvimento do esporte nacional.

Buscar o aprimoramento científico através da geração de conhecimento e da criação de modelos de ensino e de pesquisa.

HISTÓRICO

A idéia de criar uma organização sem fins lucrativos que prestasse assistência ao atleta de alta performance surgiu a partir da dificuldade que um dos seus fundadores teve quando representava o Judô do Brasil nos Jogos Olímpicos e Pan-americanos. Ao tentar encontrar profissionais especializados no tratamento de atletas e que pudessem operar os seus ombros a um custo baixo ou gratuitamente, só conseguiu ser operado no Hospital das Clínicas da FMUSP. Essa realidade associada à vontade de exercer o papel que cabe ao médico, descrito no juramento de Hipócrates de assistir, mesmo sem remuneração, o atleta sem recursos para o tratamento, despertou em um grupo de 10 médicos ortopedistas o desejo de criar o Vita Care em 2002. Nesse mesmo ano a equipe de ortopedistas realizou 4 cirurgias e 200 atendimentos gratuitos a atletas de alta performance. Em 2003 o Vita Care foi constituído formalmente e ao grupo de médicos juntaram-se a fisioterapeutas e parceiros que forneceram exames e materiais cirúrgicos gratuitos e hospitais que disponibilizaram centros cirúrgicos a baixo custo.
No ano seguinte ao das Olimpíadas de Atenas 2004 dos 245 atletas da delegação brasileira 25 foram atendidos pela equipe do Vita Care, que passou a dedicar dois períodos da semana para atendimento voluntário a atletas.

Em 2006, foram realizadas novas parcerias com empresas de ponta da área da saúde, e um número maior de hospitais e laboratórios clínicos se uniu ao propósito. Neste mesmo ano o Vita Care iniciou dois novos projetos: a Construção do Laboratório de Biomecânica e a Elaboração de Cursos de Pós-graduação e de Especialização.

Em 2007 foi fechada uma parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz que doa 8 salas cirúrgicas por mês para as cirurgias dos atletas Dos 277 atletas das Olimpíadas de Pequim-2008, 43 são pacientes do Vita Care.

http://www.vita.org.br/mestri.php?item=vitacare

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.