Esse assunto - Pesquisa em Ciências do Esporte - coloca-me à vontade para volver ao comentário de uma professora de História da Univ. Federal Fluminense (UFF) a respeito de uma criítica  ao livro que publiquei sobre a história do bairro em Niterói (RJ) em que nasci (Villa Pereira Carneiro, 2008;400 pág.). Entre os 15 comentários, escreveu ela no blog do R. S. Kahlmeyer-Mertens (http://literaturavivencia.blogspot.com.br/) em 29/7/2012: [...] "em Niterói, todo autor que sabe narrar uma história já se acha historiador. Sabemos que a coisa não é bem assim, É preciso que haja um movimento de qualificação desta gente e um pouco mais de senso crítico da parte de quem publica coisas. Com nem todo mundo tem bom senso, este espírito de regulação acaba se formando pela heretocrítica".[...]     

Enquanto isto, um anônimo colocou na mesma data: [...] "Este livro, pela carga de conteúdo, revela a seriedade e o afinco necessários para uma obra de valor histórico. Não por ser um trabalho científico, nem pela quandidade de sua informações, mas pela percepção da honestidade com que foi posto suor para se fazer essa obra que, de certo, não foi feita do dia para a noite".[...]

-----------------------------

Um outro destaque refere-se ao I Congresso Internacional de Neurociência e Educação, Rio, 2015. Recorremos ao organizador - Dr. Roberto Lent, UFRJ - para realizar palestra acerca da teoria mielínica aplicada ao ensino, especialmente esportivo. Em vão, "pois a grade já estava formada". Entretanto, as quase 200 professoras (eram maioria), ficaram decepcionadas com o que ouviram e deixaram de conhecer. E um dos lemas do douto cientista, conforme acompanhamos suas entrevistas, reforça a ideia de se "criar uma ponte entre cientistas e professores". Pelo visto, na ocasião, simples retórica e diálogos (ou falta deles) incompreensíveis.

------------------------------

Agora vejam o apelo de Eugenia Trigo, discípula de Manuel Sérgio e 

MANUEL SÉRGIO: ¿UN TESORO FILOSÓFICO DESPERDICIADO?

PENSAR E TRANSFORMAR: UM LEGADO DE MANUEL SÉRGIO  (por Eugenia Trigo)

 

Bate-papo e conversa "de café´' sobre Ciência... especialmente da Motricidade Humana 

"A minha escrita não está em conformidade com as normas de publicação científica". Vergonha!, ""

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 1 de Julho de 2016 às 09:10.

Dando continuidade ao tema, vejam alguns fatos que se somam a quem quer "mudar o mundo".

Valor do Brincar & Atividades Físicas para Crianças

 ENCONTRO COM PAIS E PEDAGOGAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA IMPORTÂNCIA

QUESTÕES NORTEADORAS

 -- COMO MUDAR A PERCEPÇÃO DE NOVOS DOCENTES SOBRE A EF?

-- METODOLOGIA USADA PELO PROFESSOR É FATOR DE MUDANÇA?

-- SERIA POSSÍVEL INTRODUZIR UM NOVO CURSO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA A        PARTIR DOS PCNs?

 

Temas buscados na imprensa... (site do UOL, em 1.7.2016) 

  1. Inserção da atividade física no dia a dia ajuda a ir bem na escola
  2. Esporte é coisa de homem? Sete fatos que vão te provar o contrário
  3. Associação de Jornalistas de Educação é lançada hoje (27.6)  em SP

 

Aos mais "curiosos" em se informar, daremos continuidade às especulações, desde que manifestem. 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.