Sou Academico de Educaçao Fisica na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Venho percebendo o grande interesse nao somente de Jovens mas sim de pessoas de todas as idades no Voleibol, Sabemos que isso é devido ao grande desempenho da Seleçao Brasileira de Volei tanto masculina como Feminina e tambem por divulgaçao maior da midia que à alguns anos vem mostrando ao publico brasileiro que existem outros esportes alem de Futebol e Principalmente tambem por uma divulgaçao maior da SuperLiga de volei masculina e Femina. Hoje em dia vemos muitos jovens praticando volei jovens e crianças que vem trocando Futebol que é o esporte mais praticado em nosso pais pelo volei alem das minhas opinioes dadas, gostaria de saber a opiniao de voces sobre o que leva a pratica desse esporte estar crescendo tanto em nosso pais nao somente com jovens e crianças mas em adultos e idoso?

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 4 de Abril de 2012 às 07:34.

André,

História e Memória, veja em www.procrie.com.br/

Certamente ainda é jovem e tem muito a oferecer às novas gerações com todo o seu entusiasmo. Como um pouco mais experiente, sugiro que jamais dispense a História que, apesar de só contar fatos passados, com certeza vai nortear o seu futuro. Como suas experiências estão ainda no começo, volva seu olhar por instantes ao passado e verá que as memórias estarão bem presentes a nortear-lhes os passos.

Peço que visite, inclusive com seus colegas, o sítio http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/ e verá a ligação entre passado e futuro no âmbito do voleibol no Brasil. Além disso, ainda sobre a importância da História, em www.procrie.com.br/congressos,encontroseseminariosdeeducacaofisicaeesportes/, converso com o Professor e Mestre Alfredo Cesar Antunes, atualmente cursando doutorado na Unicamp, uma vez que elegeu essa proposta de reflexão como tema. Ele é egresso da UEPG.

Sabendo o que já se fez anteriormente, isto é, suas experiências ou sua história, o caminho estará balizado para conjecturas presentes. E mais, estará com o olhar focado na História e, dessa forma, prevendo e influindo no futuro. Parabéns por sua curiosidade, pois ela abrirá muitas formas de conhecimento para você.   

   

Por Andre Luiz Moreira
em 4 de Abril de 2012 às 13:02.

Obrigado pela atençao  Professor Roberto Affonso Pimentel Muito interessante sua historia e muito bom saber que posso contar com a sua ajuda. Realmente tenho muito interesse e quero assim como voce depois de formado fazer pos graduaçao em tecnica de Voleibol, Ainda estou no Primeiro ano de Ed.fisica mas tenho certeza que escolhi o curso certo por esses motivos. Ainda nao tive tempo de Ler todos os sites mas com certeza irei ler todos, mais uma vez te agradeço pela antençao. Obrigado.

Por Isabela Bastos
em 3 de Abril de 2013 às 02:24.

 

Vemos pessoas de todas as idades principalmente os adolescentes praticando tanto de forma recreativa e de lazer, quanto profissional o vôlei, que é um esporte que ajuda na coordenação motora, no equilíbrio e no reflexo. Para as crianças e adolescentes o voleibol ajuda muito no crescimento da estrutura óssea. Já para os adultos também é muito bom praticá-lo, pois além de ajudar a manter a forma física, definindo o corpo todo, com o intuito de lazer ajuda aliviar os problemas e stress do dia a dia. Todo mundo ta cansado de saber que a prática do esporte faz bem á saúde. Mas são poucas as pessoas que escolhem um esporte para praticar por causa dos benefícios específicos que este possa trazer. Existem fatores de maior peso na escolha de um esporte para se praticar, como por exemplo, a mídia, por isso o futebol não para de crescer e atualmente um dos que mais vem crescendo no Brasil é o voleibol.                                                   Tem-se falado e praticado muito o voleibol, que hoje é considerado o segundo esporte mais praticado no Brasil, e creio que este título vem das vitórias constantes da seleção brasileira feminina e masculina nas olimpíadas e mundiais, das transmissões dos jogos da Superliga estaduais e nacionais na TV, além dos grandes patrocínios que vem ajudando a aumentar a popularidade do vôlei de maneira considerável na última década.

Por mais que não exista fatores comprovados de quais são os motivos que estão levando as pessoas a praticar o voleibol, o importante é que não deixem de praticar.

Por Luiza Nascimento Matozinhos
em 25 de Novembro de 2014 às 12:11.

Como foi dito a mídia tem influenciado a prática do Voleibol, essa influência vem afetando tanto as crianças e jovens, assim como os adultos. Com a diferença que o voleibol para o jovens está voltado para o alto rendimento e o voleibol adaptado para os idosos, praticado de maneira correta ocasiona de certa maneira uma boa qualidade de vida à eles. O sucesso dessa prática está relacionado ao  profissional de educação física que deve fazer o trabalho de adaptação do esporte para os idosos, introduzindo de forma gradativa a intensidade e a forma da prática. Os idosos encaram como um desafio e encontram nessa prática um prazer, que incentiva eles à continuar praticando.  

Por Hornei Guadalupe
em 20 de Dezembro de 2015 às 18:08.


Foram várias transformações no conjunto de regras do voleibol,tendo a mídia como uma grande aliada.
O voleibol com a ajuda da televisão e os interesses de dirigentes,técnicos e até de jogadores passou de um esporte pouco conhecido,a um esporte conhecido e praticado por pessoas de todas as classes sociais,de todas as idades e de todas as regiões do Brasil.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 21 de Dezembro de 2015 às 08:39.

Professores,

Uma vez mais exprimo alguma experiência dos anos já vividos no voleibol, aos quais me empenho em consagrar-lhe o melhor dos ensinos. 

Na discussão acima sobre a difusão do voleibol no Brasil falou-se a respeito dos fatos mais visíveis aos olhos menos atentos. Explico: a mídia - leia-se a Tv - é de fato um instrumento de divulgação e propaganda espetacular. Contudo, devido aos seus interesses comerciais - a empresa tem que gerar lucro - muitas vezes torce e mascara o verdadeiro valor intrínseco do esporte. Especialmente agora quando tudo é BUSINESS. E isto é contagiante, haja vista inclusive alguns artigos postados no CEV sobre a corruptela que envolve as transmissões televisivas em todo o mundo. Isto - os interesse comerciais/financeiros - é repassado para todos, praticantes ou não.

Acrescente-se, especialmente no caso do voleibol, que não basta a Tv transmitir jogos para que crianças ou jovens possam aprender a jogar. Há que se pensar em QUEM irá ensiná-los, e COMO fazê-lo. Nesse caso, parece-me que estamos carentes há muito, pois dificilmente uma mãe consegue satisfazer esse desejo de seus filhos no Brasil. Nas escolas, ou mos raros clubes, a carência de profissionais bem formados (e competentes) é lastimavelmente escassa. Daí a mesma frustração que elas - as mamães - tiveram em seu tempo de criança é repassado para os filhos.

Nesse caso, o que faz a maioria dos jovens? Voltam-se para a nova tecnologia virtual: tablets, iphone, ipad e muitas outras que estão por vir.

Resta a indagação: Como reverter essa situação?   

Acompanhem-me no Procrie (www.procrie.com.br/) e vejam como formar um bom profssional de ensino. E o que ele poderá realizar pelas novas gerações. 

Um detalhe que chama a atenção de quem pouco viajou pelo país. Criamos em Niterói, na Praia de Icaraí, um Centro de Ensino do Voleibol, tanto para crianças como para adultos (duplas). Duratne 4-5 anos funcionou em duas vezes na semana (duplas eram diárias), chegando a abrigar até 400 crianças em um mesmo curso. Foi a alegria não só dos pequeninos, como principalmente dos responsáveis.

Niterói passou a ter duas coisas maravilhosas: a primeira, a vista do Rio de Janeiro; e a outra, o projeto com 400 crianças se divertindo nas areias, brincando e jogando mini voleibol. Fomos além, levamos para Copacabana (300 crianças) em dias alternados com Icaraí. Tanto lá, como cá, sucesso absoluto de público nas calçadas.

 

Por Marielly Gomes Silva
em 16 de Janeiro de 2016 às 23:42.

Acredito que por uma questão cultural sempre foi muito difícil para outros esportes competir com o futebol. É importante que as pessoas tenham contato com outras práticas esportivas. O Brasil tem um grande número de atletas em diversas áreas que não são valorizados, muitas vezes por falta de conhecimento de tal modalidade. Hoje temos uma maior divulgação do volei e o publico tem aceitado muito bem essa modalidade. As mudanças nas regras que ocorreram nesse tempo também contribuíram para essa aceitação, sendo um jogo de fácil entendimento e agradável de se assitir.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.