CURRÍCULO ESPORTIVO INTERDISCIPLINAR
Apresentação
Roberto Pimentel tem uma longa lista de serviços prestados ao esporte, em especial ao voleibol, ao qual se dedicou, com grande sucesso, inicialmente como atleta de alto nível técnico e posteriormente como professor e treinador. Após trabalho longo e árduo foi além, tornando-se o mais abrangente historiador do esporte da rede no Brasil.
A seguir abraçou com ardor a causa da Educação e explora suas íntimas relações com o esporte, dando contribuição valiosa à melhoria da qualidade do ensino. Seu site/blog internacionalizou sua influência, atravessando fronteiras e beneficiando um grande número de aficionados, professores e técnicos de voleibol.
Agora, um passo adiante, brinda-nos com seu Manual elaborado para aqueles que se dedicam às atividades docentes, nele apresentando ideias inovadoras, caminhos criativos e colocando à disposição dos leitores o resultado de sua vasta investigação sobre os temas abordados. Roberto Pimentel é um benemérito do voleibol e merece o agradecimento e a admiração de todos os desportistas.
- por Arlindo Lopes Corrêa[1]
O Grande Salto: a Metodologia Mielínica
Nada é tão eficaz quanto, mais do que apenas repetir palavras, ensinar a pensar, a juntar ideias, a construir conceitos. Enfim, a sermos CRIATIVOS.
— Como a neurociência pode contribuir para a educação física e esportiva?
— Como despertar e manter a criatividade em crianças?
— Como desenvolver Competências e a Autorregulação?
— Como atenuar a violência e absenteísmo no ensino médio?
De que se trata?
Esse contributo – Manual de Engenharia Pedagógica –, é resultado de vasta investigação nos campos da metodologia e psicologia pedagógica, acrescida de uma visão criativa de modelo de práxis, um híbrido cultural, misto de ciência neural, TICs, filosofia, ética. Todo trabalho voltado para a figura primacial – o professor – e aqueles que anseiam pela construção de um currículo educacional abrangendo educação física e esporte no ensino básico e médio.
Por que é importante?
A missão é aproximarmo-nos dos melhores sistemas de ensino praticados no mundo, algo que devemos às novas gerações. O sucesso de um sistema, com currículos desejáveis e profundos, pode tirar o país do analfabetismo endêmico e nos guindar ao êxito em menos de uma década. Ademais, não cremos existir uma educação unicamente voltada para o físico, como nos esportes competitivos, mas trabalhada simultaneamente em vários aspectos do humano.
Como fazer... para alunos do séc. XXI
Trata-se de um contributo à disciplina Educação Física, em seu viés Esportes. Buscamos diálogo com as demais disciplinas, a exemplo de cientistas do cérebro, cujo desafio é levar o conhecimento produzido nos laboratórios para a sala de aula, construindo uma ponte de informações entre professores e estudiosos. Mais ainda, uma formação profissional continuada de docentes, utilizando ferramentas modernas como técnicas de design instrucional e TICs a serviço de ideias criativas e inovadoras.
Conclusão
O ser humano não nasce pronto, mas é continuamente construído pela descoberta dos segredos do mundo e pela invenção do novo. Propõe-se o uso de uma plataforma pedagógica para desenvolver habilidades especiais aplicáveis à vida de cada indivíduo, considerando que para atingir bons resultados em qualquer atividade não precisa nascer com um dom. Cabe às escolas, mais do que conservar, desbravar currículo norteador que leve o aluno da infância à idade adulta sem perda de sua CRIATIVIDADE.
-----------------------------
[1] Arlindo Lopes Corrêa é engenheiro, pós-graduado em economia, com vasto currículo nacional e internacional. Estudos para Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Secretário Executivo da Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL, e depois Presidente, de 1974 a 1981; Membro do Conselho Federal de Educação; Diretor do Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa da Fundação ROQUETTE PINTO; Consultor para Educação e Recursos Humanos (OEA); Membro em inúmeras participações para a UNESCO em diversos países.
----------------------------------------------
SUGESTÃO PARA LEITURAS... www.procrie.com.br/
Engenharia Pedagógica no Esporte Escolar Legado olímpico – parte 1... Antecedentes e Diagnóstico
Como Melhorar a Educação Esportiva no Brasil?
Legado olímpico – parte 2 ... Educação Física e Esporte nas Escolas
Leia mais… https://prezi.com/yce6_ts1r8uc/cultura-educacao-esporte-lazer-do-desenvolvimento-a-maturidade/
Metodologia Mielínica, o Grande Salto
Legado olímpico – parte 3... Despertando Competências
Do Zero ao Topo do Ranking
“Aquilo que é senso comum não é prática comum”, Stephem Covey
Treinador, Técnico, Professor… Quem é Você?
Curso Prático: Métodos & Pedagogia no Vôlei
Da série… Aprendendo a Ensinar – Importância do Bom Ensino – Ensinar ou Treinar? – Como Surgem os Talentos? Seria por Acaso? – Originalidade e Liberdade – Experiência em Trabalhos Ativos – Soluções Criativas – Pensar e Empreender
Esporte na Escola, Ponte entre Cientistas e Professores
Uma proposta curricular
Cultura, Educação & Esporte, Lazer – Do Desenvolvimento à Maturidade
Cultura, Educação, Engenharia Pedagógica, Ensino Fundamental, Esporte, Formação Profissional Continuada, Lazer
Culture, Education & Sport, Leisure – From Development to Maturity
Elementary School - Sport, Continuing Professional Education, Leisure, Pedagogical Engineering
Futuro dos Ministérios, Esporte e Educação
Proposta Para Candidatos à Presidência da República
Professor, Principal Artífice de Transformação
Da série… O Que um Técnico Pode Ensinar a um Professor
Leigo Ensinando Vôlei a Milhares de Crianças – parte I
Da série… O Que um Professor Pode Ensinar a um Técnico
Procrie no Mundo: Brasil, Portugal, EUA, Angola, Índia…
Futuro do Procrie… Para Onde Vamos?
Altas e Baixinhas, os Altos e Baixos da Seleção
No século XX, dizia-se que voleibol era “para gente grande”. É “jogo para mulheres”!
O Que um Professor Pode Ensinar a um Técnico?
Parece que sabemos todos o que fazer. O problema é colocar em prática - Identificando e Buscando Soluções (parte II)
Aprendendo com as Derrotas: Métodos de Ensino
Parece que sabemos todos o que fazer. O problema é colocar em prática - Identificando e Buscando Soluções (parte I)
Ensino a Distância: Métodos de Formação Continuada
Boa Formação Continuada e Ensino a Distância
Projeto Modelo para Formação de Base em Escolas
PROCRIE – Centro de Referência em Iniciação Esportiva - O que é inteligência?
Ensino da Educação Física nas Universidades
É preciso arriscar muito mais - Não pergunte o que a universidade pode fazer por você, mas o que você pode fazer pela universidade.
Resumo de Nossas Atividades e Contribuições
Contributo para Ensino Esportivo em Escolas - Sumário de artigos postados
Contributo para Ensino Esportivo em Escolas
Revolucionando método de ensino - Aprender Brincando e Jogando
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.