Pessoal, tenho um trabalho de conclusão de curso da minha pós, e estou atrás de artigos, livros, enfim, para conclui-lo, o tema é especialização precoce no voleibol, o que vocês poderem me indicar, eu agradeço!

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 8 de Abril de 2013 às 09:59.

Stephany,

Creio que tenho algo muito a calhar para o seu trabalho. Antes mesmo de informar a fonte, peço que me notifique o endereço aonde estará hospedada sua conclusão de curso.

Faça uma visita ao blogue www.procrie.com.br/ e ali encontrará alguns artigos que falam "como" dever ser a iniciação e formação. no linque NOVO SUMÁRIO poderá descortinar mais de quatro centenas de artigos e em CATEGORIAS, clique em Metodologia e Pedagogia.

Caso queira ter uma visão de um planejamento pedagógico, voltado para a Educação do Movimento em Escolas, contemple no linque PROCRIENOPREZI o meu "Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol", Ou se preferir, http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/

Especificamente, recomendo www.procrie.com.br/teoriavspratica/, um artigo que retrata o trabalho acadêmico do Mestre João Crisótomo "Volei vs. Volei". Se mais precisar, recomendo, entre outros:

  • O Código do Talento, Daniel Coyle, Agir Editora;
  • A educação pelo movimento - A psicocinética na idade escolar, Jean Le Boulch, Artes Médicas;
  • Rumo a uma ciência do movimento humano, Jean Le Boulch, Artes Médicas;
  • O conhecimento físico na educação pré-escolar - Implicações da teoria de Piaget, Constance Kamii e Rheta Devries, Artes Médicas;
  • Psicologia pedagógica, L. S. Vigotiski, Martins Fontes;
  • Como as crianças pensam e aprendem, David Wood, Martins Fontes;
  • Vencendo a competição, Terry Orlick, Círculo do Livro;
  • Jogos cooperativos, Fábio Otuzi Brotto, Edição Re-Novada (procoop@iron.com.br/;
  • El niño frente aol mundo, Pierre Vayer, Editorial Científico-Médica.

Dê-me notícias e boas leituras!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 8 de Abril de 2013 às 15:59.

Stephany,

Por sua causa (boa causa) andei relendo muita coisa. Escolhi a sentença de Le Boulch que me inspira há algum tempo na missão de que estou possuído nesses últimos três anos no Procrie, isto é, "Aprender a Ensinar":

"O que importa é o trabalho de tatear efetuado pelo indivíduo, muito mais do que a resultante desse trabalho - aquisição ou aprimoramento de habilidades motoras. Portanto, é um grave erro pedagógico querer acelerar os processos de aprendizagem por meio de uma ação intempestiva e invasora. O papel do educador é o de suscitar, favorecer as tentativas, os erros e o ajustamento... , e não o de substituir o mecanismo particularmente educativo desse processo adaptativo por suas técnicas. Tocamos aqui no cerne do problema: a parte que cabe ao mestre. É preciso propor mas não impor, porém é preciso propor ao indivíduo no momento oportuno, no momento em que ela estiver sensibilizada, pronta par receber, aí está a parte do mestre, parte delicada sem dúvida".

Pelo que vi em reportagem recente, os chineses há muito encarceram suas crianças em treinamentos diários de extremo vigor, um adestramento inadmissível em nosso mundo. Com certeza, os famosos fundos políticos já vivenciados por alemães orientais, russos, cubanos. Tomara que não chegue ao Brasil. Para tanto, conto com o aprimoramento pedagógico de nossos colegas.  

Por Stephany Jorge
em 9 de Abril de 2013 às 21:43.

Roberto, muito obrigada pela ajuda, irei ler os artigos e enrtrar no site, e assim que estiver concluida, te envio o link!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 10 de Abril de 2013 às 07:16.

Stephany,

Sinto-me recompensado por poder prestar-lhe auxílio por mais mínimo que possa ser. Acrescento que qualquer dúvida poderemos buscar soluções juntos no Procrie.

Talvez um detalhe da atualidade possa ser abordado. Ele está ventilado também neste CEV e hoje alguém comentou sobre a regulamentação da Lei Pelé, especificamente no que toca a verbas destinadas ao esporte escolar. O que acontecerá em seguida nas escolas do País? De que precisamos mais, uma boa formação de professores ou dinheiro para construção de ginásios, equipamentos etc.? De que forma serão afetadas as crianças nos seus primeiros anos escolares?   


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