Prezados colegas,Acabo de concluir e enviar para o prelo uma História do Voleibol no Brasil no séc. XX, dividia em dois volumes (1.200 páginas aproximadamente), com alentada quantidade de fotos. 

1ª mensagem recebida

 

Apresentação (por Arlindo Lopes Corrêa)

“Nos últimos anos tenho acompanhado Roberto Pimentel em seu esforço hercúleo e persistente para escrever a História do Voleibol no Brasil. (...) Paixão! Essa é a palavra-chave... O trabalho enciclopédico de Roberto Pimentel e todo sacrifício pessoal que implicou só foram possíveis e se explicam por uma paixão profunda do autor pelo voleibol, esporte no qual foi exímio praticante, excelente técnico, professor dedicado e agora o seu mais completo memorialista. Roberto Pimentel, pioneiro do minivoleibol no Brasil, é de uma geração abnegada do voleibol nacional.

(...) Nada escapou ao enciclopedista do voleibol, como se deduzirá da leitura desta obra de referência, (...) Porque, coerente, Roberto fez seu trabalho como nossa geração praticou o esporte: com grande amor e com o exclusivo interesse de nos superarmos a nós mesmos, de ultrapassarmos nossas limitações físicas e psicológicas. Afinal, é essa posição filosófica diante da vida que confere uma insubstituível dimensão ética à atividade humana em sua passagem pelo mundo”

 

Uma obra memorialista

Diz-se que o brasileiro não tem memória. Isto é um fato. Daí poderem aquilatar o meu esforço de muitos e muitos anos de trabalho para juntar os pedaços de memória que dormitavam em caixas, pastas, envelopes de muitos lares. Presto uma homenagem  única a todos que nunca estiveram no foco das televisões ou revistas especializadas: seus nomes estão impressos para sempre, estão eternizados nesta obra (são mais de dois mil). A obra já está no prelo e as histórias estão contadas a partir de um primeiro volume com aproximadamente 600 páginas e um número alentado de fotos. Ali são narrados acontecimentos no Rio de Janeiro desde 1939.  Se você participou de alguma forma como atleta, técnico, ou na equipe de arbitragem (1946- 80) nos anos de 1960 a 1970, muito provavelmente verá ali o seu nome, e ainda, o resumo das Atas de Reunião de Diretoria da Federação Metropolitana de Voleibol (1944-1956), uma raridade encontrada nos porões do Maracanã. Você se sentirá como naqueles tempos, sorrindo, jogando, saltando. Saberá também sobre o nascimento do Vôlei de Praia, Jogos Universitários, Luso-Brasileiros,  da Primavera, Infantis, a chegada do Mini Voleibol ao Brasil, a evolução das Regras e muito mais coisas.

 

Seleções brasileiras (Vol. II)

Um segundo volume com pouco mais de 500 páginas estará complementando o trabalho. Nele, acompanho as seleções brasileiras desde sua primeira formação em 1951. Estará enriquecido com outros aspectos relativos às nossas representações em campeonatos internacionais e comentários pertinentes. Aguarde um pouco mais, pois já está pronta para ser enviada à gráfica. Imagino, então, que a partir daí  terão nas mãos uma obra de referência inédita.

 

Comente

Não tenho qualquer patrocínio, arco com todas as despesas e, por isso, a tiragem é restrita e preliminarmente direcionada aos principais artífices dessas histórias. Os comentários podem ser feitos diretamente ao autor no seu blog www.robertoapimentel.blogspot.com

Roberot Pimentel.

Parabéns Roberto! O voleibol brasileiro ficará eternamente endividado com você, que arca solitariamente com todo trabalho e todo o custo de sua obra hercúlea e benemérita.

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 15 de Dezembro de 2009 às 10:17.

Publicado no blog do Arlindo - www.arlindolopescorrea.blogspot.com -  mais uma interessante participação internacional do Lamartine:

A Universidade Gama Filho, juntamente com a Universidade do Esporte de Beijing e com o apoio do Comitê Olímpico Internacional, está lançando (em 17/12) o livro “Olympic Studies Reader”, coordenado pelos professores Lamartine Pereira da Costa e Ren Hai, contendo uma valiosa contribuição de 86 especialistas de cinco continentes ao campo dos Estudos Olímpicos. Lamartine trabalhou comigo no IPEA, onde elaborou o Primeiro Diagnóstico de Educação Física e Desportos no Brasil e depois no MOBRAL, sendo o responsável pela estruturação administrativa da instituição e sua capilaridade nacional. O MOBRAL, é bom lembrar, foi a primeira organização brasileira a ter presença em todos os Municípios brasileiros.

www.robertoapimentel.blogspot.com  

Por Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Março de 2011 às 21:38.

Uma obra enciclopédia e memorialista!

Finalmente, apaós longo tempo de maturação na editora, está para sair o 1º volume da "História do Voleibol no Brasil". Serão perto de 600 páginas, enriquecidas com aproximadamente 200 fotos. Remontamos aos idos de 1937, as primeiras referências de depoimentos. De 1939, a mais antiga foto. Aguardem.

Roberto Pimentel.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 26 de Maio de 2011 às 08:55.

iFnalmente, após longas demarches e custos exorbitantes, está pronto - no prelo - o 1º volume da História do Voleibol no Brasil vista da "minha praia". Enfrento agora a busca por patrocínio e estou otimista. Tão logo tenha notícias, darei conhecimento da tiragem. Enquanto isto, início novas demarches para a edição do 2º volume para entrada na editora.

Enquanto isto estarei dando conhecimento a todos e espero não decepcioná-los com a obra. Convido-os a visitar www.procrie.com.br (Voleibol na Rede e em Livro; Conexão e Empreendedorismo) e aompanharem também os detalhes dessa história: editar um livro no Brasil. Percebam como se pretende dar continuidade à História com o Procrie, que já atinge escala internacional, mercê da quallidade do conteúdo.

Aguardem um pouco mais!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 16 de Junho de 2011 às 10:30.

Estarei informando as demarches para a conquista de patrocínio para uma edição ampla do Livro I da História do Voleibol no Brasil. Peço a atenção de todos os interessados para a postagem no meu blog www.procrie.com.br/procrienanuvem 

Tem uma novidade que pode ser interessantes para agentes educacionais, pois deixo transparente meu trabalho em prol da difusão desportiva no País, sem perder de vista o aspecto primacial, a Educação do indivíduo. Visitem o Procrie - Prezi, cujo endereço é   http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.