Prezados professores, historiadores, sociólogos, atletas e interessados.

 

Já não somos um País sem memória... Pelo menos no Voleibol!

Estaremos no dia 3 de agosto em Brasília lançando o livro História do Voleibol no Brasil durante coquetel no CONBRACE, a partir das 19 horas. A obra é composta de 2 volumes que abrigam 1.047 páginas e pouco mais de 200 fotos, constituindo-se em um acervo extraordinário, inclusive para fins didáticos. Trata-se de um retrospecto no século XX, adjetivada como enciclopédica, memorialista e obra de referência, o que muito nos acariciou o ego pelo empenho das pesquisas, entrevistas, busca de acervos particulares quase sempre de indivíduos anônimos no esporte.

Superamos todas as dificuldades que se nos apresentaram e agora atingimos a recompensa maior em oferecer ao público a verdadeira história de um esporte em que o País ocupa o mais alto patamar mundial no ranking da Fivb. Infelizmente, só conseguimos percorrer o passado até o ano de 1939, mas pelo que até onde se sabe perdemos pouco, pois o voleibol  era demasiadamente incipiente. Efetivamente, as ocorrências episódicas têm início na década de 40.

Um pouco mais além, exibimos um retrato que permite a sociólogos e historiadores da Educação Física compor um quadro bem elucidativo de época remota no Rio de Janeiro. Assim, os leitores hão de perdoar o autor por seus desvios inevitáveis e colaborar para que sejam removidos em uma possível outra edição.

Com a ajuda do Laércio, estamos incluindo a obra na Biblioteca do CEV e assim, oportunizando aos interessados avaliarem o seu conteúdo. Não são tantos os exemplares e por isto serão oferecidos somente pela Internet pelo e-mail do autor.

Até lá!

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 14 de Julho de 2014 às 09:24.

Olá Diana,

Gostaria muito de ler o que escreveu sobre a História do Voleibol no Brasil. O vídeo é interessantíssimo como um documento "vivo" de parte dessa História. Recomendo a leitura da obra que escrevi, pois sua compreensão sobre o assunto certamente se ampliará levando-a a uma nova concepção sobre o valor da História para planejarmos o futuro.

Como dissemos, recuamos até 1939 e ali registramos para a posteridade os "verdadeiros" construtores do esporte no Brasil, até então anônimos e desconhecidos.

Vale a pena ler o livro. Caso não possa adquiri-lo, avise-me.  

Por Diana Sobreira
em 13 de Julho de 2014 às 23:42.

Há pouco tempo apresentei um trabalho sobre a História do Voleibol, ao se tratar de Brasil, utilizei esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=51vmsgG8MAw), trata da tragetória da modalidade na categoria masculina no país. Muito inteiressante por sinal. 

Por Diana Sobreira
em 13 de Julho de 2014 às 23:44.

Há pouco tempo apresentei um trabalho sobre a História do Voleibol, ao se tratar de Brasil, utilizei esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=51vmsgG8MAw), trata da trajetória da modalidade na categoria masculina no país. Muito interessante por sinal. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.