Prezados colegas,

Após muitos anos de pesquisas, embates, entrevistas e alguns entreveros, acabo de editar a obra tão esperada pela maioria dos ex-atletas de voleibol no Brasil: a verdadeira história que ainda não foi contada. Como bem sabemos, o brasileiro tem memória curta e a mídia se encarrega do assunto quando lhe é favorável. Ocorre que obstinadamente, após mais de 20 anos, venho oferecer uma boa parte do que pude apurar para contar-lhes. A outra parte - 150 páginas - refere-se ao voleibol em Nyctheroy (1944-1968), que sairá posteriormente em nova publicação, talvez acrescida da História da Peteca na Praia de Icaraí. 

IMPERDÍVEL!  Certamente você nunca viu algo similar: uma história anterior a 1984 que precisava ser contada.

Uma obra enciclopédica, memorialista e de referência.

Afinal, está saindo do prelo a História do Voleibol no Brasil no séc. XX. São narrativas contadas a partir de 1939, divididas em dois volumes e 1.047 pág., reunindo cerca de 200 fotos de acervos particulares, índice onomástico e mais de três mil nomes. No primeiro volume, um retrato do esporte na cidade do Rio de Janeiro como nunca visto: a evolução das Regras desde o seu nascimento, as primitivas Atas da Liga, o ineditismo e fatos curiosos sobre a Arbitragem, as primeiras bolas, pisos, uniformes e muito mais. Em anexo, uma radiografia da FVERJ e variados temas pertinentes. No volume II, acompanharão a trajetória das seleções brasileiras a partir de 1951 e os respectivos envolvimentos em competições internacionais, além do conhecimento das Federações filiadas à Fivb.

Se você participou de alguma forma dessa história como atleta, técnico ou nas equipes de arbitragem, muito provavelmente verá ali o seu nome, de seus pais e até avós. E, ainda que não esteja nominado, certamente sentirá uma pontinha de orgulho em ter participado dessa história. Afinal, VOCÊ contribuiu em muito para ela.

Boas leituras.

Nota: pedidos diretamente ao autor (e-mail).

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 26 de Novembro de 2012 às 09:30.

Certa feita fui convidado a assistir um debate na UFRJ sobre a Educação Física e dos Desportos no Rio de Janeiro, conduzido por um mestrando, tendo dois eméritos mestres da UFF e da UERJ a nos brindar com seus ensinamentos. Todavia, decepcionei-me a ponto de não assistir à segunda parte (após o almoço), dado que ambos trocaram historietas sobre o futebol e absolutamente nada disseram sobre o tema. Uma lástima. E o pior, foram aplaudidos por talvez uma dúzia dos presentes.

Já escrevi diretamente (e-mail) para o responsável pela comunidade de História deste CEV, sem resposta. Não entendo porque não divulgam algo que tanto necessitam para instruir seus alunos e dar conhecimento à sociedade a quem devem servir, no caso aqueles que estão lotados nas universidades. Se pesquisadores, mais uma razão.

Estou interessado na divulgação dessa História do Voleibol no Brasil principalmente no meio universitário e tratarei de oferecer a obra às respectivas bibliotecas. Tomara que alguém leia e critique. Se preferirem, estarei disposto a debater, informar e aprofundar-me para aprender  como "fazer história" e retransmiti-la às futuras gerações. Para tanto, disponibilizo meu e-mail, o Procrie (www.procrie.com.br), além de um projeto educacional com raízes pedagógicas que poderão contemplar no sítio educacional Prezi (http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/)


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.