Cevnautas, a fila está andando. Vamos para as nossas orações. Laercio

De: Antonio Roberto Rocha Santos xx@hotmail.com
FSP. São Paulo, domingo, 08 de janeiro de 2012

Richard Nassif (1934-2012) Meio século dedicado ao voleibol
ESTÊVÃO BERTONI

A prática do vôlei começou em Jaú, onde nasceu, mas a militância de Richard Nassif no esporte, exercida por mais de 50 anos, foi na Grande SP.

Mudou-se para Santo André com a família por volta de 1950. O pai, um imigrante libanês, foi proprietário de um moinho de trigo na cidade.

Iniciou-se como jogador do Casa Branca, passou pelo Aramaçan e ajudou a criar o Randi, onde conheceu a mulher: Ehrengard Haide, filha de alemães, foi jogadora e teve Richard como treinador.

Formado em educação física, assim como a mulher, numa das primeiras turmas da Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André), passaria de atleta a técnico e depois a dirigente de clubes.

Trabalhou no Pirelli, Leite Nestlé, Colgate (que conquistou dois títulos sul-americanos de clubes), Cepacol e Uniban. Também montou times em Itu e Campos do Jordão e participou da seleção brasileira juvenil, conta a mulher.

Como técnico, Gordo, como era chamado, estava mais para pai, pela atenção que dedicava aos seus atletas. Manteve contato com eles até o final da vida -alguns eram seus vizinhos de prédio.

Era piadista e fazia graça mesmo doente, com o médico. Gostava de pescar e jogar baralho com os amigos.

Há mais de dez anos, passou por uma cirurgia cardíaca e se aposentou, mas continuava acompanhando os times. Em 2006, reuniu os atletas para festejar os 50 anos do voleibol de Santo André.

Morreu na segunda-feira (2), aos 77, de complicações de saúde. Teve dois filhos e dois netos. A missa do sétimo dia será amanhã, às 19h, na Matriz de Santo André.

Comentários

Por Georgios (Grego) S. Hatzidakis
em 11 de Janeiro de 2012 às 12:33.

Grande Richard. Trabalhei com ele durante 3 anos na equipe da UNIBAN. Em 3 anos fomos Vice e Campeões da SUPERLIGA FEMININA. Ele era um supervisor dedicado e criativo. Uma amigo fiel e trabalhador. Apaixonado pelo voleibol e pelas equipes que trabalhou. Fiquei muito triste com a noticia.

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.