Pessoal, podemos conversar sobre a pedagogia do jogo também por aqui? Laercio

...novo debate na Comunidade ’Educação Física e Esporte’
Para responder, entre em http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/pedagogia-jogo-muitas-referencias-motriz-154/

Pedagogia do Jogo. Muitas Referências! Motriz 15;4

Pessoal, o artigo da Motriz, out/dez 2009, além da boa discussão traz 70 referências atualizadas sobre o tema. Laercio

Modelos de Ensino dos Jogos Desportivos: Investigação e Ilações Para a Prática

Por: Isabel Maria Ribeiro Mesquita

Motriz - v.15 - n.4 - 2009

O objectivo do presente estudo é o de elaborar uma revisão de três modelos de ensino dos jogos desportivos, os quais consubstanciam enfoques distintos embora complementares. O Modelo de Ensino do Jogo para a Compreensão ao ser pioneiro na mudança de paradigma conceptual, faz transitar a relevância do domínio das habilidades técnicas para o enfoque na compreensão do jogo e na tomada de decisão; o Modelo Desenvolvimental revê-se na assunção de que a estruturação eficaz do processo de instrução resulta do entrelaçamento da matéria de ensino com os princípios didácticos que a consubstanciam; o Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo acolhe as ideias dos modelos anteriores, contextualizando as mesmas numa modalidade desportiva, o Voleibol. O contributo destes modelos na génese de concepções renovadas de ensino do jogo constitui o tema central do presente artigo, pretendendo-se salientar as tendências da investigação bem como as ilações decorrentes para o domínio da prática

Endereço: http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/motriz/article/view/2562/2687

Visite: Educação Física e Esporte - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 14 de Janeiro de 2010 às 16:45.

Professor Laércio,

Sou-lhe grato pela proposta de bate-papo pedagógico, a principal motivação que me trouxe a este CEV. Especialmente agora com a "admissão" da Professora doutora Isabel Mesquita. Está de parabéns em trazê-la ao nosso convívio, especialmente para os amantes do voleibol.

Como pode observar ao longo do tempo venho me esforçando paa estabelecer diálogo na matéria, mas sem resultado. Tive até a satisfação de ver trasncrito boa parte de minhas intervenções em blogues maranhenses, o que me encheu de orgulho e esperanças. Mas o silêncio reinante me fez repensar minhas ações por aqui. Acrescidas, também, pela limitação de espaço para análises mais profundas e demoradas.

Assim, peço-lhe desculpas, e a todos da comunidade mas pretendo discutir o tema, inclusive dando testemunho de atividades práticas e perspectivas, no blogue que desenvolvi e estarei reformulando oportunamente: http://www.robertoapimentel.blogspot.com   E em futuro próximo, www.procrie.com.br   Mas, de qualquer forma, estarei sempre por aqui a admirá-lo neste seu trabalho único. Meus parabéns!

Roberto Pimentel.  

Por Roberto Affonso Pimentel
em 8 de Fevereiro de 2010 às 11:55.

Professor Laércio,

Não resisti e retorno. Li o trabalho liderado pela Profa. Doutora Isabel Mesquita e confesso que impressionou-me o academicismo reinante. Destaco uma passagem interessante:

(...) "Pese embora a relevância conceitual e didática destes modelos de ensino do jogo, a complexidade do processo de ensino/aprendizagem não se compadece de soluções universais e transversais a todos os contextos e níveis de prática. Não faz mais sentido comparar modelos que à partida se distinguem pelo tipo de resultados de aprendizagem que perseguem, de processos que promovem e de domínios que enfatizam. Do ponto de vista da investigação começa a emergir com consistência, a relevância de examinar com detalhe o funcionamento dos modelos, ecologicamente situados, no que se referencia aos seus efeitos e aos possíveis obstáculos que se levantam à aprendizagem, em detrimento da comparação da superioridade de uns sobre os outros. Compreender as fragilidades e a operância dos modelos de ensino do jogo, face às particularidades ditadas pelos constrangimentos situacionais, mostra ser, indubitavelmente, um dos rumos da investigação na atualidade".

 

No ano passado escrevi-lhe pedindo compartilhar experiências com seus doutorandos e mestrandos. Pediu-me que escolhesse o tema (seria a Formação no voleibol) e não retornou mais. Ainda bem!

 

Para nós brasileiros, recomendo os diálogos que realizei neste CEV, postados no meu blogue www.procrie.com.br/ Voleibol, iniciação e formação .Aliás, em se tratando de metodologia e pedagogia do esporte, o internauta poderá se beneficiar de outros temas.

De qualquer forma, valeu para conhecermos o que se realiza em termos investigativos na Universidade do Porto, uma referência portuguesa. Roberto Pimentel.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.