Pessoal,

Pedi ao nosso coordenador Charles um apanhado das suas andanças nacionais e internacionais na luta pela disseminação do Xadrez. Um trabalho que nos honra. Ele mandou por mensagem e me autorizou a publicar. Laercio

de    Charles Moura Netto <cmnetto@gmail.com>
para    Laercio Elias Pereira <laerciocev@gmail.com>
data    20 de outubro de 2009 09:19
assunto    Ações de bastidores - Xadrez Brasileiro
...
As discussões acerca das diretrizes para o fomento das ações para promoção do xadrez no Brasil e pelo Brasil estão a mil. Está andando o Grupo de Trabalho interministerial composto pelo Ministério do Esporte e  do Ministério da Educação em conjunto com Confederação Brasileira de Xadrez para discutir, planejar e propor as diretrizes para implementação do xadrez em ambiente escolar e todo o impacto que esta modalidade esportiva pode promover. Em paralelo a essas ações nacionais ocorreu, do dia 11 a 18  de outubro, em Thessaloniki na Grécia, o 80º congresso da Federação internacional de xadrez e, dentro as várias reuniões das comissões, três tiveram interesse especial para o Brasil:

- Comissão Mundial de Xadrez nas Escolas - O Brasil passa a ter um cadeira permanente na comissão (Charles Moura Netto), juntamente com USA, França, Turquia, Alemanha, Russia, Inglaterra, Polonia, Australia, Grécia, Venezuela, Arábia Saudita e Filipinas.

- Comissão Mundial de desenvolvimento do xadrez - O Brasil passa a ser o tutor oficial para desenvolviemento do xadrez nos paises de lingua portuguesa (desbancando Portugal)

- Assembléia geral - foi aprovado a criação da comissão mundial de xadrez social sofre a tutelado Brasil (Grande mestre internacional Darcy Lima) e a aprovação do Brasil para sediar o campeonato Mundial de xadrez para atletas em idade escolar de 08 a 18 anos  em 2011 no RJ, inédito na Hemisfério sul.

http://picasaweb.google.com.br/cmnetto/ReuniaoDaComissaoDeXadrezNasEscolasGrecia
http://picasaweb.google.com.br/cmnetto/Thessaloniki02
http://picasaweb.google.com.br/cmnetto/ViagemGrecia02

abraços

--
Profº Charles Moura Netto - Cref-01 /2293 (27) 99757619
Mestrando em Engenharia Ambiental
Coordenador do Laboratório de xadrez Pedagógico - FARESE http://xadrezfarese.blogspot.com/
Vice Presidente Financeiro da Confederação Brasileiro de Xadrez - CBX  www.cbx.org.br

Comentários

Por José Luis
em 1 de Fevereiro de 2010 às 08:54.

Bom dia, Professor Charles Moura Netto, estou escrevendo para pedir-lhe cordialmente a sua valiosa cooperação e assistência sobre a sua experiência sobre xadrez nas prisões brasileiras especificamente em Spiritu Santo, no nordeste do Brasil, também em materiais de biblioteca que podem ser fornecidos Como o xadrez nas prisões a nível nacional ou internacional.

As informações fornecidas serão usadas para o meu reflexo no trabalho formado pela Universidad Iberoamericana do Esporte em Cojedes - Venezuela requisito indispensável para o curso de Licenciatura. Desculpe o meu Português não é muito bom, mas espero que em contato com você, professor Uvencio Blanco de Venezuela recomendou que eu escrevo para você por causa de sua experiência valiosa.

Muito obrigado e espero sua resposta

Atenciosamente,

José Luis Marcano

Telemóvel: +584145948902
Telefone +5802584331231
email: marcano24@hotmail.com / marcano24@gmail.com


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.