Por muito tempo o xadrez foi exclusividade de uma elite brasileira, que pensou que poderia segmentar essa prática esportiva. Muito se tem dito e pensando do xadrez, e de forma errônea (que se desenvolveria exclusivamente a inteligência e/ou seria uma atividade para pessoas inteligentes), na realidade o xadrez proporciona o desenvolvimento de habilidades socioeducativas que interessam ao ambiente escolar (melhora da autoestima, autonomia, tomada de decisão, concentração, raciocinio abstrato  e lógico, etc...).

Poucas foram as iniciativas do setor pública que avançaram na inclusão do xadrez na educação publica no Brasil, fato este diferente do setor privado da educação que soube rapidamente absolver essa tendência mundial e explorar os bônus desta pratica (http://tinyurl.com/yea5662).

O estado do Espírito Santo é um dos poucos estados que criaram um proposta pedagógica de inserção do xadrez em ambiente escolar estadual. http://www.educacao.es.gov.br/

Fica uma pergunta no ar "Por que o xadrez não é inseridos nas escolas"?

Comentários

Por Daniel Andrade Meireles
em 16 de Novembro de 2011 às 03:47.

O xadrez ainda é muito pouco difundido no ambiente escolar, por muitos  desconhecerem as regras e/ou os benefícios que a prática pode trazer para seus alunos. A prática estimula a atividade intelectual e estabiliza a personalidade de crianças, há um melhoramento de raciocinio lógico dentre e fora dos “tabuleiros” e a capacidade de cálculo de seus alunos, em comparação aos que não jogavam no mesmo ambiente como aponta um estudo realizado na ex-Alemanha Oriental.

Com isso, vimos que é papel fundamental dos profissionais de Educação Física aplica os jogos de tabuleiro e os meios estão dentro do eixo temático. Ou seja, compreende dentro dos contéudos curriculares da área. Essa iniciativa deve e está sendo tomada pelos professores? Ou as escolas negam a prática? Vimos que este assunto ainda deve ser mais apronfudando e estudado através de uma pesquisa de campo afim de verificar as verdadeiras causas do "insucesso" e da não prática.

Por Rogerio Chaves Bezerra
em 17 de Novembro de 2011 às 00:25.

O porquê do Xadrez não ser inserido nas escolas (Públicas)? Objetivos e benefícios não faltam, na minha prática de inserção do xadrez como conteúdo da Educação Física na Escola Pública (município de Teresina- PI), cheguei a um ponto de responder uma sindicância (processo de inverstigação interna) promovida pela secretaria de educação do município, um dos pontos em questão era o do por que o xadrez não estava dando certo na escola, o mais interessante é que estava sendo questionado por uma pessoa que desconhecia que o xadrez não faz parte da proposta curricular do município, não sabia que o xadrez é jogado em tabuleiro e que os tabuleiros utilizados não eram da escola e sim meus, o problema surgiu por que não levava os alunos a participar das competições promovidas pela secretaria, consegui provar que os objetivos propostos foram alcançados e nestes objetivos não estavam inseridos os jogos escolares, portanto, conclui que além dessa situação de total ignorância de alguns gerentes ou gestores, estes passam a desenvolver na Instituição Pública tudo aquilo que pode ser definido e principalmente financiado pelo MEC e tudo aquilo que pode promover institucionalmente seus representantes ou pares, por esse motivo: o xadrez, o badminton, o kareté, o judô, atletistimo, a capoeira e outros esportes que precisam de espaço e implementos específicos, deixam de serem estimulados e orientados por professores de educação física e passam a serem alvos de programas como: "Mais Educação e Escola Aberta", hoje vale mais a promoção do que a educação!

Por Wanuza Martins da Silva
em 2 de Janeiro de 2012 às 12:16.

Com certeza o xadrez melhora o raciocínio lógico e a capacidade de cálculo dos nossos alunos. Ao cadastrar o Colégio no Programa Mais Educação, onde estou como diretora escolhemos a oficina de xadrez visando a melhoria e o aprendizado dos alunos. Tivemos sorte em conseguir uma monitora que cursa Educação Física e conhece as regras. Conclusão: A oficina que tem mais alunos, eles gostam muito do xadrez, participam e tem dado um ótimo resultado.



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