Cevnautaas do Xadrez,
Alguém conhece iniciativas como essa de Campina Grande? Vamos divulgar e debater? Laercio
Professores de Educação Física de CG participam de formação de xadrez
02/04/2014 | 12h40min
Será a primeira formação de 2014 da Trilha Topper de Desenvolvimento
Os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande estão participando da primeira formação de 2014 da Trilha Topper de Desenvolvimento, com o tema “Xadrez como ferramenta pedagógica na escola”. A formação está sendo realizado no auditório da Escola Municipal Roberto Simonsen, no período de 01 a 4 de abril, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os professores foram divididos em duas turmas, a primeira nos dias 1 e 2 e a segunda nos dias 3 e 4.
O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países.
Como ferramenta educacional, o jogo desenvolve as seguintes habilidades nos seus participantes: Atenção e a concentração; O julgamento e o planejamento; A imaginação e a antecipação; A memória; A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole; O espírito de decisão e a coragem; A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; A criatividade; A inteligência; A organização metódica do estudo e do interesse pelas línguas estrangeiras.
FONTE: http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2014/04/02/83812-professores-de-educacao-fisica-de-cg-participam-de-formacao-de-xadrez
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 3 de Abril de 2014 às 09:41.
Grato Laércio uma vez mais!
Jogo de Xadrez como Ferramenta Pedagógica que inspira a Antecipação, Compreensão, Conhecimento, Memória Motora, Percepção, Processamento da Informação, entre tantas outras...
Professores e PROFESSORAS de Campina Grande estarão alavancando uma excelente ferramenta de ensino generalizado através do jogo de xadrez. Tomara que as professoras de classe se integrem e promovam este ensino. Para incrementar estudos a respeito tenho pequeno contributo desenvolvido no Procrie sob o título “Xadrez e Voleibol”.
Vejam a sinopse:
Por que não começar a ensinar o jogo de xadrez antes de qualquer desporto? O xadrez que impõe tudo aquilo que é essencial ao desenvolvimento do músculo do intelecto – “O rigor das definições, a precisão das leis e as abstrações disciplinadas” –, além do lúdico, que no caso é essencial. Não é à toa que em muitos países o xadrez é obrigatório nas escolas. Sabe-se que as crianças têm uma “quantidade de canais“ menor que a dos adultos. Consequentemente, a sua capacidade de prestar atenção aos acontecimentos, memorizá-los e reagir a eles é menor que a do indivíduo maduro. Talvez por isso que crianças pequenas deixam de resolver muitos problemas por não dispor da capacidade de processamento de informação necessária para fazê-lo. [...]
Minhas experiências, certamente enriquecidas pela prática do jogo de xadrez na infância, levaram-me a aprender a interpretar o jogo, muitas delas transformadas em conselhos que transmitia aos companheiros para que “memorizassem” a posição dos adversários na quadra a cada conclusão de jogadas. Assim, a rapidez com que somos capazes de codificar o que vemos, a organização do que vemos e a quantidade de informações que conseguimos memorizar estão todas relacionadas com a estrutura de nosso conhecimento, e são sintomáticas dessa estrutura. Em inúmeros lances de uma partida de voleibol ou de qualquer desporto, há momentos em que é imprescindível esta caracterização com o auxílio da memória, só possível por um perito. [...]
Parabéns e tomara que a medida inspire a milhares de outros indivíduos.
LEIA MAIS... http://www.procrie.com.br/2010/01/29/xadrez-e-voleibol-152
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