A Comissão de Educação da Assembléia Legislativa (Ales) recebeu, nesta segunda-feira (6), o professor de Educação Física e coordenador do projeto “Xadrez Pedagógico”, Charles Moura Netto, para falar sobre a iniciativa implantada há dois anos na cidade de Santa Maria de Jetibá.

 

Professor Charles Moura Netto

 

A Comissão quer enviar a proposta ao governador Paulo Hartung (PMDB) e ao secretário estadual de Educação, Haroldo Corrêa, para que o Espírito Santo seja o primeiro Estado da Federação a implementar um projeto que inclua o xadrez como disciplina da grade curricular básica das escolas públicas. 

 

A deputada Luzia Toledo (PTB) avalizou a proposta. “Fiquei entusiasmada porque no torneio de xadrez realizado no município os alunos estavam com um comportamento fantástico, uma disciplina exemplar. Isso mexeu comigo e acho que podemos ter um torneio dessa modalidade no âmbito do Estado. Adotei a iniciativa do professor Charles”, contou.

 

Deputada Luzia Toledo (PTB)

 

 

Para o palestrante, a modalidade esportiva é pouco aprofundada no Brasil, mas uma série de pesquisas, a primeira datada de 1891 e publicada por Alfred Binet, comprova que o xadrez é um instrumento de ensino lógico, lúdico, de manifestação artística que estimula o pensamento coeso e crítico.

 

Palestra

 

 

 

“A condição de estar colocando para os alunos problemas que estimulam o senso crítico é muito importante para o desenvolvimento da inteligência, concentração e imaginação. Acredito que o xadrez é a arte de pensar. Você estimula a criança desde cedo a ter senso crítico, a pensar nos seus atos e nas conseqüências”, explica o professor.

 

 

 

 

Fonte :  http://www.al.es.gov.br/trabalho.cfm?ParId_noticia=20382

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.