1º Encontro Internacional de Gestão do Esporte e do Entretenimento
http://www.singep.org.br/seer/index.php?conference=cgesporte&schedconf=eigee-2012
Endereço
Uninove / Campus Memorial
Av. Adolpho Pinto, 109 - Barra Funda
Programa
8 de novembro de 2012, quinta-feira:
8h30 às 9h00 - Credenciamento.
9h às 9h15 - Abertura.
9h15 às 10h45 - Palestra de Abertura: Patrocínio Esportivo: Em busca do retorno sobre o investimento.
Prof. Guy Masterman - Sheffield Hallam University
10h45 às 11h00 - Coffe Break
11h00 às 12h30 - Conferência: Gestão de Patrocínio e Marketing Esportivo
Prof. Guy Masterman - Sheffield Hallam University
Sr. Fabio Kadow - Jornalista e publicitário, com especialização em comunicação digital e marketing esportivo
Sr. Marcos Blanco - Diretor Executivo da Traffic
12h30 às 14h - Almoço
14h às 15h00 - Palestra: Posicionamento, aumento de vendas e relacionamento: Estudo de caso do Vasco da Gama
Sr. Marcos Blanco - Diretor Executivo da Traffic
15h00 às 15h30 - Como capitalizar o investimento em atletas em produtos esportivos
Sra. Alexandra Manuela Casaca - ACasaca Consultoria
15h30 às 15h45 - Coffe Break
15h45 às 17h15 - Conferência: Crescimento do índice de audiência de novos esportes
Prof. Fernando A. Fleury - Universidade Nove de Julho
Sr. Robert Mills - Representante da ESPN
Sr. Andre Akkari - Jogador Profissional de Poker e Campeão Mundial 2011
09 de novembro de 2012, sexta-feira:
9h às 10h30 - Simpósios Temáticos com apresentação de trabalhos orais: Marketing Esportivo
Relação dos Trabalhos
10h30 às 10h45 - Coffee Break
10h45 às 12h15 - Simpósios Temáticos com apresentação de trabalhos orais: Governança no Esporte
Relação dos Trabalhos
12h15 às 13h45- Almoço
13h45 às 14h45 - Apresentação de pôsteres de alunos de graduação e pós-graduação (Coffee Break)
Relação dos Trabalhos
15h05 às 16h15 - 14h45 às 15h05 - Aprendizagem Experiencial (Experiential Learning: Taking an Integral Perspective)
Prof. Dr. Mark McDonald - Mark H. McCormack Sport Management Department, Isenberg School of Business, University of Massachusetts Amherst
15h05 às 16h15 - Mesa-Redonda: A Gestão do Esporte nas Universidades
Profa. Dra. Nefertiti A. Walker - Mark H. McCormack Sport Management Department, Isenberg School of Business, University of Massachusetts Amherst
Prof. Dr. Mark McDonald - Mark H. McCormack Sport Management Department, Isenberg School of Business, University of Massachusetts Amherst
Profa. Dra. Flávia da Cunha Bastos - Universidade de São Paulo
Profa. Dra. Patricia de Salles Vance - Universidade Nove de Julho
Palestrantes
Prof. Guy Masterman
Chefe do Departamento de Esporte na Universidade Sheffield Hallam. Antes disso, foi professor de Gestão do Esporte na New York University, e de Gestão de Eventos na Leeds Metropolitan University. Guy Masteman é professor visitante na UNINOVE, na Universidade de Shanghai, na Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim, lecionando disciplinas relacionadas à Gestão do Esporte. Sua pesquisa centra-se no planejamento estratégico de eventos esportivos, em legados de megaeventos, marketing esportivo e patrocínio esportivo. Foi membro da equipe de candidatura Sheffield como uma das sedes para a Copa do Mundo de Futebol de 2018. Também faz parte da MENSA (Member Academy of Marketing).
Profa. Dra. Nefertiti A. Walker
Professora assistente no Departamento Mark H. McCormack de Gestão do Esporte da Isenberg Business School da Universidade de Massachusetts. Possui Ph.D pela Universidade da Florida, M.B.A. e graduação pela Stetson University. Seus interesses de pesquisa incluem temas de comportamento organizacional em esportes, dinâmica de gênero em esporte e gestão de pessoas e a sub-representação de mulheres em um ambiente de trabalho dominado pelos homens. Profa. Walker faz parte da North American Society for Sport Management e da North American Society for the Sociology of Sport.
Prof. Dr. Mark McDonald
Professor associado do H. Mark McCormack Departamento de Gestão do Esporte da Universidade de Massachusetts. Em 2001, Mark foi homenageado com o Peter J. Frost Mentoring Award pelo seu desempenho como docente. O prêmio é concedido anualmente pela OBTS Teaching Society for Management Educators. Seu curso de Gestão de Eventos Esportivos é responsável pela organização anual do SoccerFest da Isenberg Business School, um torneio de futebol gerenciado por estudantes, que atraiu em 2010 4.000 espectadores e 1.100 participantes da região de Amherst/Massachusetts.
Profa. Dra. Flávia da Cunha Bastos - Universidade de São Paulo
Possui Licenciatura e Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - área Estado, Sociedade e Educação (2008). Professora Assistente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Associada Fundadora, ex-presidente e membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Gestão do Esporte ABRAGESP. Membro da Diretoria da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. Editora da Revista Intercontinental de Gestão Desportiva RIGD Lider do GEPAE-EEFEUSP (Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte) - CNPq.
Profa. Dra. Patricia de Salles Vance
Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pesquisadora Visitante da Isenberg School of Management, University of Massachusetts em Amherst/MA-EUA (2010-2012). Possui doutorado (2010) e mestrado (2000) em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989).
Prof. Ms. Fernando A. Fleury
Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e membro do Grupo de Pesquisa de Esporte da Universidade Nove de Julho (GENOVE). Consultor e Palestrante a respeito do uso do esporte e das novas mídias sociais como ferramentas de marketing. Atua como blogueiro dos canais ESPN Brasil falando sobre Gestão Esportiva.
Fabio Kadow
Bacharel em Comunicação Social, com pós-graduação em Comunicação Digital pela USP e especialização em Marketing Esportivo pelo Instituto Trevisan, Fabio tem quatorze anos de experiência profissional com atuação nas áreas de comunicação online e off-line, jornalismo, PR, publicidade e marketing esportivo. Já trabalhou nas revistas Vogue e CartaCapital, e atendeu clientes como Samsung, Starbucks, Nissan, Caixa Economica Federal e Lenovo nas agências Edelman e NovaS/B. Atualmente é o responsável pelo núcleo de gerenciamento de imagem de atletas e projetos na 9ine Sports & Entertainment.
Marcos Blanco
Diretor executivo de marketing do Vasco da Gama desde julho de 2009. Entrou com o VP de marketing Fábio Fernandes (Presidente da F/Nazca), para comandar o marketing da gestão do presidente Roberto Dinamite. Participou na reconstrução de imagem do clube com a torcida e o mercado, com cases de sucesso e aumento no faturamento na receita e visibilidade. Formado em administração de empresas pelo IBMEC-RJ, iniciou a carreira na TopSports e trabalhou em negócio próprio.
Robert Mills
Formado em Comunicação Social - Marketing e Publicidade na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Com experiência de 7 anos trabalhando no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, e 2 anos no sitePelé.Net (www.pele.net), é formado também no MBA Football Industries da Universidade de Liverpool. Após concluir o curso em 2003, ingressou na ESPN, onde atualmente é Gerente Sênior de Marketing, sendo responsável por toda a estratégia de comunicação e marca no Brasil.
André Akkari
Entre 2004 e 2005, criou o site SuperPoker, tornando-se uma das únicas fontes para os jogadores brasileiros na internet. No ano seguinte, organizou o Brazilian Series of Poker e disputou eventos em Las Vegas e Punta del Este. Em 2008, foi contratado pelo maior site de pôquer do mundo, o PokerStars, e foi votado como Personalidade do Ano na entrega do Prêmio Flop 2008. Atualmente é comentarista do canal de televisão ESPN. Em 2011, André Akkari venceu o evento #43 da World Series of Poker.
Alexandra Manuela Casaca
Sócia proprietária da empresa Acasaca Consultoria, bacharel em Engenharia Têxtil pela FEI ( Faculdade de Engenharia Industrial), com pós-graduação em Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e MBA em Varejo pela FIA/USP (Universidade de São Paulo). Alexandra possui vinte anos de experiência profissional no segmento esportivo com atuação nas áreas de Marketing, Gestão de Categorias e Gestão de Negócios. Trabalhou 15 anos na Nike na área de Produto (Vestuário e Acessórios) e em Marketing de Varejo, 2 anos na Speedo Brasil na área de Produto e Sourcing, e por último na Alpargatas como gestora da Unidade de Negócios Vestuário, Acessórios e Bolas das marcas Mizuno, Topper e Rainha. Hoje é consultora e sua empresa atua na área de Negócios e Marketing.